quarta-feira, 25 de maio de 2016

O homem-mãe





Linhas de leitura:
- Pronuncia repetidamente em voz alta a frase seguinte: ‑ Ó mãe!
- Lê agora o título do poema de Mário Cesariny de Vasconcelos e explica as associações que se estabelecem entre as duas palavras que o compõem.
Apesar de serem palavras graficamente diferentes, a sua pronúncia aproxima-as.
- Observa o poema e verifica se essas palavras são recuperadas.
                As palavras são recuperadas na sua totalidade, ou aparecem divididas em sílabas e sons.
- Apresenta várias formas de ler este poema.
                A primeira estrofe pode ler-se horizontalmente, da esquerda para a direita. Já a segunda estrofe permite, por vezes, uma leitura horizontal e vertical (de baixo para cima e de cima para baixo).
- Que efeitos são conseguidos com a mudança do uso de letras minúsculas para letras maiúsculas?
                As letras maiúsculas sugerem a leitura do poema em voz mais alta do que no caso das minúsculas.
- Identifica as sensações que tens que associar para entenderes este texto.
                Visuais e auditivas.

Proposta de escrita recreativa, expressiva e lúdica:
Escreve um poema que ative um ou vários sentidos. Pode ser um poema:
- visual: por exemplo, jogos de palavras, experiências em vídeo, poemas tridimensionais;
- auditivo: por exemplo, jogos de sonoridades registadas em suporte áudio;
- comestível: por exemplo, poema feito de biscoitos.
Nota: sugere-se a visualização de exemplos de poesia experimental, particularmente a poesia animada por computador.

(P8 Português – 8.º Ano, Ana Santiago e Sofia Paixão, Texto Editora, 2012)
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