Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Pedagogia: Brinca enquanto souberes!, Miguel Torga

 





Coimbra, 16 de março de 1960

 

PEDAGOGIA1

 

Brinca enquanto souberes!

Tudo o que é bom e belo

Se desaprende…

A vida compra e vende

A perdição.

Alheado e feliz,

Brinca no mundo da imaginação,

Que nenhum outro mundo contradiz!

 

Brinca instintivamente

Como um bicho!

Fura os olhos do tempo,

E à volta do seu pasmo alvar2

De cabra-cega tonta,

A saltar e a correr,

Desafronta3

O adulto que hás de ser!

 

Miguel Torga, Antologia Poética (6.ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001.

 

__________

1 Pedagogia - teoria da arte, filosofia ou ciência da educação, com vista à definição dos seus fins e dos meios capazes de os realizar;

2 alvar – pateta;

3 Desafronta – liberta, deixa respirar livremente.

 

 

I - Para responderes a cada item, seleciona a opção mais adequada ao conteúdo do texto.

 

1. «Brinca enquanto souberes!» (v.1) significa que a criança

a) brinca quando quer.

b) cedo deixará a brincadeira.

c) brinca quando tem autorização.

d) nem sempre sabe brincar.

 

2. O ato de desaprender tem como responsável

a) a vida que compra e vende a perdição.

b) o desaparecimento do bom e do belo.

c) a brincadeira quando se é adulto.

d) o menino que feriu os olhos do tempo.

 

3. O sujeito poético incita a criança a furar os olhos do tempo (v. 11) porque

a) o tempo não o deixa brincar.

b) não vale a pena ser adulto.

c) o tempo logo o fará adulto.

d) ela é responsável e infeliz.

 

4. «instintivamente» (v. 9) tem como sinónimo

a) conscientemente.

b) espontaneamente.

c) ininterruptamente.

d) premeditadamente.

  

Chave de respostas: 1. b; 2. a; 3. c; 4.b

 

(Fonte: Olimpíadas da Língua Portuguesa 3.º ciclo 1.ª Fase 2021. Portugal, Direção-Geral da Educação, https://www.dge.mec.pt/olimpiadas-da-lingua-portuguesa)

 

***

 

II – Elabora um comentário do poema “Pedagogia”, de Miguel Torga, tendo em conta os seguintes itens:

- destinatário;

- ensinamentos/conselhos;

- atitude do sujeito poético perante a vida;

- valor semântico dos lexemas "bicho" e "instinto";

- naturalismo das imagens;

- características de Torga.

 

Tópicos de correção do comentário de texto:

Destinatário:

- gente jovem ("Desafronta / o adulto que hás de ser!')

 

Ensinamentos / conselhos:

- "brinca";

- "imagina";

- aproveita ao máximo o tempo;

- nunca deixes de sonhar, de lutar pelos teus sonhos.

 

Atitude do eu poético perante a vida:

- à medida que se vai ficando mais velho,

· ganham-se maldade e vícios ("Tudo o que é bom e belo / se desaprende"),

· perde-se a pureza, a ingenuidade ("A vida compra e vende / A perdição"),

· as pessoas tomam-se mais frias, calculistas e interesseiras ("Brinca no mundo da imaginação / Que nenhum outro mundo contradiz"),

· os adultos prendem-se a regras opressivas ("Brinca instintivamente / Como um bicho!');

- por isso, há que correr contra o tempo e manter-se sempre jovem.

 

Valor semântico dos lexemas "bicho" e "instinto":

- liberdade, naturalidade;

- oposição à razão, às regras.

 

Naturalismo das imagens:

 -imagens perfeitas para se entender a mensagem do eu lírico;

- simplicidade discursiva própria para crianças.

 

Características de Torga:

- desespero humanista;

- preocupação social;

- o concreto.

 

Poderá também gostar de:

 

  • A poética torguiana”, Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da poesia de Miguel Torga, por José Carreiro. In Folha de Poesia, 09-08-2013

 

 

 


CARREIRO, José. “Pedagogia: Brinca enquanto souberes!, Miguel Torga”. Portugal, Folha de Poesia, 27-09-2022. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2022/09/pedagogia-brinca-enquanto-souberes.html


Sem comentários:

Enviar um comentário