Coimbra, 16 de março de
1960
PEDAGOGIA1
Brinca
enquanto souberes!
Tudo
o que é bom e belo
Se
desaprende…
A
vida compra e vende
A
perdição.
Alheado
e feliz,
Brinca
no mundo da imaginação,
Que
nenhum outro mundo contradiz!
Brinca
instintivamente
Como
um bicho!
Fura
os olhos do tempo,
E
à volta do seu pasmo alvar2
De
cabra-cega tonta,
A
saltar e a correr,
Desafronta3
O
adulto que hás de ser!
Miguel Torga, Antologia
Poética (6.ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001.
__________
1
Pedagogia - teoria da arte, filosofia ou ciência da educação, com vista à
definição dos seus fins e dos meios capazes de os realizar;
2
alvar – pateta;
3
Desafronta – liberta, deixa respirar livremente.
I - Para
responderes a cada item, seleciona a opção mais adequada ao conteúdo do texto.
1. «Brinca enquanto
souberes!» (v.1) significa que a criança
a) brinca quando quer.
b) cedo deixará a
brincadeira.
c) brinca quando tem
autorização.
d) nem sempre sabe
brincar.
2. O ato de desaprender tem
como responsável
a) a vida que compra e
vende a perdição.
b) o desaparecimento do
bom e do belo.
c) a brincadeira quando se
é adulto.
d) o menino que feriu os
olhos do tempo.
3. O sujeito poético incita a
criança a furar os olhos do tempo (v. 11) porque
a) o tempo não o deixa
brincar.
b) não vale a pena ser
adulto.
c) o tempo logo o fará
adulto.
d) ela é responsável e
infeliz.
4. «instintivamente» (v. 9)
tem como sinónimo
a) conscientemente.
b) espontaneamente.
c) ininterruptamente.
d) premeditadamente.
Chave de respostas: 1. b; 2. a; 3. c; 4.b
(Fonte: Olimpíadas da Língua Portuguesa 3.º ciclo 1.ª Fase 2021. Portugal, Direção-Geral da Educação, https://www.dge.mec.pt/olimpiadas-da-lingua-portuguesa)
***
II – Elabora um
comentário do poema “Pedagogia”, de Miguel Torga, tendo em conta os
seguintes itens:
- destinatário;
- ensinamentos/conselhos;
- atitude do sujeito poético
perante a vida;
- valor semântico dos lexemas
"bicho" e "instinto";
- naturalismo das imagens;
- características de Torga.
Tópicos de correção do
comentário de texto:
Destinatário:
- gente jovem ("Desafronta /
o adulto que hás de ser!')
Ensinamentos / conselhos:
- "brinca";
- "imagina";
- aproveita ao máximo o tempo;
- nunca deixes de sonhar, de
lutar pelos teus sonhos.
Atitude do eu poético perante a vida:
- à medida que se vai ficando
mais velho,
· ganham-se maldade e vícios ("Tudo
o que é bom e belo / se desaprende"),
· perde-se a pureza, a
ingenuidade ("A vida compra e vende / A perdição"),
· as pessoas tomam-se mais frias,
calculistas e interesseiras ("Brinca no mundo da imaginação / Que nenhum
outro mundo contradiz"),
· os adultos prendem-se a regras
opressivas ("Brinca instintivamente / Como um bicho!');
- por isso, há que correr contra
o tempo e manter-se sempre jovem.
Valor semântico dos lexemas "bicho" e
"instinto":
- liberdade, naturalidade;
- oposição à razão, às regras.
Naturalismo das imagens:
-imagens perfeitas para se entender a mensagem
do eu lírico;
- simplicidade discursiva própria
para crianças.
Características de Torga:
- desespero humanista;
- preocupação social;
- o concreto.
Poderá também gostar de:
- “A poética torguiana”,
Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da
poesia de Miguel Torga, por José Carreiro. In Folha de Poesia,
09-08-2013
- “A Criação do Mundo (1937-1981),
Miguel Torga”, José Carreiro. In Lusofonia - Plataforma de
apoio ao estudo da língua portuguesa no mundo, 2021 (3.ª ed.).
CARREIRO,
José. “Pedagogia: Brinca enquanto souberes!, Miguel Torga”. Portugal, Folha
de Poesia, 27-09-2022. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2022/09/pedagogia-brinca-enquanto-souberes.html
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