terça-feira, 10 de setembro de 2013

A METAMORFOSE, 24.04.1974 / 24.08.1974 (João Abel Manta)



“A Metamorfose, 24-04-1974 / 24-08-1974”, por João Abel Manta in Diário de Notícias, agosto de 1974.
            
                
Passados apenas quatro meses da Revolução dos Cravos, João Abel Manta publica no Diário de Notícias este cartoon revelador da sua perspetiva esclarecida e crítica relativamente ao momento conturbado que se vivia no pós-25 de Abril.
Com base nos conhecimentos históricos adquiridos sobre o processo de desmantelamento das estruturas de suporte do Estado Novo (ditadura), responda às seguintes questões respeitantes ao cartoon A metamorfose de João Abel Manta.
1. O que representam (função, profissão) os homens desenhados neste cartoon tendo em consideração o que estão a fazer e o modo como estão vestidos?
2. Explique o significado de alguns símbolos presentes neste cartoon:
  • padrão,
  • carimbos,
  • escultura de mulher,
  • os cravos,
  • o símbolo do colar do homem da direita,
  • as personalidades representadas nos cartazes das paredes.
3. O cartoonista João Abel Manta representou o homem do plano esquerdo com linhas retas e o da direita com linhas curvas. O que significa o uso desta estratégia gráfica?
4. Existem outros elementos que foram colocados em oposição. Quais foram? Qual foi a intenção do cartoonista?
5. Mudaram os adereços mas a pose do escriturário é a mesma. Comente esta afirmação.
6. Quais terão sido as reações das pessoas ao ver este cartoon? Considera que essas reações variaram conforme a opção política / grupo social do leitor? Ou por outras razões? Justifique a sua opinião.
7. Contextualize o cartoon e o seu autor à luz do que se conhece sobre a época em questão.
                
(Adaptado de «Do riso ao siso»: a leitura e a interpretação de cartazes e cartoons políticos na aula de História”, Maria do Céu de Melo, Bárbara Sarah Coelho, Christophe Santos, História, imagem e narrativasn.º 10, abril/2010 - ISSN 1808-9895)
               


25 DE ABRIL: A ILUSTRAÇÃO 38 ANOS DEPOIS DE JOÃO ABEL MANTA
            
Se há alguém que deixou a sua marca indelével na ilustração portuguesa dos tumultuosos anos de 1974 e 1975 foi João Abel Manta. O seu álbum “Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar”, lançado em 1978, ficou como a melhor caricatura de um regime político caquético e autista. Trinta e oito anos depois, o P3 pediu à Ó! Galeria que desafiasse alguns dos seus jovens ilustradores, alguns deles ainda nem sequer nascidos nesse dia de Abril, a olharem para os trabalhos icónicos de Abel Manta e a reinterpretarem-nos. Trinta anos depois, a ilustração nunca esteve tão desperta em Portugal. Os trabalhos de Rosa Feijão, Leonor Zamith, Tamara AlvesHélia Aluai e Sílvia Rodrigues são um tributo ao artista plástico. Ilustração sempre, fascismo nunca mais.
             


PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER:
           
 APoesia útil e literatura de resistência” (A literatura como arma contra a ditadura e a guerra colonial portuguesas), José Carreiro

      

[Post original: http://comunidade.sol.pt/blogs/josecarreiro/archive/2013/09/10/joao.abel.manta.aspx]                

Sem comentários: