Natália Correia, por João de Sousa |
A exposição itinerante Natália Correia: A Feiticeira Cotovia, organizada pela Direção Regional da Cultura e seus Serviços Externos, no ano em que se assinalou o nonagésimo aniversário do nascimento e vigésimo aniversário da morte de Natália Correia (Ponta Delgada, 1923 – Lisboa, 1993), é constituída por quatro grandes temas que visam colocar em evidência o polimorfismo da criação literária nataliana, cuja audácia lhe valeu a proscrição de várias obras pela Censura, em vigor no contexto do regime do Estado Novo (1933-1974).
Consagrada a esta figura incontornável das áreas cultural e política nacionais da segunda metade do século vinte, a presente exposição dá ênfase à ação cívica no empenhamento em várias causas humanitárias, entre as quais, a defesa da liberdade, a denúncia dos regimes autoritários, a causa feminina, a defesa do património nacional e da paz universal.
A exposição reúne um conjunto de quadros pintados por Natália Correia e objetos pessoais, entre vários outros documentos inéditos, onde o destaque incide nos relatórios dos censores às obras proscritas durante o Estado Novo. É igualmente de realçar a integração do vídeo da estreia nacional, em 2005, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, da peça inédita Auto do Solstício do Inverno, encenada pelo Teatro Experimental de Cascais, sob a direção do encenador Carlos Avilez.
Coordenação de Sílvia Massa.
http://www.culturacores.azores.gov.pt/agendaNovo/default.aspx?id=3257
http://www.culturacores.azores.gov.pt/agendaNovo/default.aspx?id=4548
http://www.culturacores.azores.gov.pt/agendaNovo/default.aspx?id=4548
Exposição "Natália Correia a feiticeira cotovia" |
Esta mostra, organizada pelo Governo dos Açores no âmbito das comemorações regionais do 90.º aniversário de nascimento e 20.º da morte da grande escritora açoriana, foi inaugurada na Academia da Juventude, na Praia da Vitória, a 13 de setembro de 2013, dia do aniversário de Natália Correia.
PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:
► “Um retrato de Natália Correia”, Ana Maria Pacheco do Nascimento. Angra do
Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura, Atlântida
- Revista de Cultura, vol. LVIII, 2013.
► Reportagem da RTP Açores sobre a exposição "Natália Correia: a feiticeira cotovia". URL: http://videos.sapo.pt/QBUNhzlZCwCVV7nGa2PK, 2013-09-16.
► Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise
literária de textos de Natália Correia, por José Carreiro. In: Lusofonia
– plataforma de apoio ao estudo da língua portuguesa no mundo. Disponível
em: https://sites.google.com/site/ciberlusofonia/europa-galiza-e-portugal-continental-e-ilhas/Lit-Acoriana/Natalia_Correia,
2021 (3.ª
edição).
Sem comentários:
Enviar um comentário