sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Fui eu, madre, lavar meus cabelos, João Soares Coelho


 

Fui eu, madre, lavar meus cabelos
a la fonte e paguei-m’eu delos
        e de mi, louçana.

Fui eu, madre, lavar mias garcetas
a la fonte e paguei-m’eu delas
        e de mi, louçana.

A la fonte [e] paguei-m’eu deles;
aló achei, madr’, o senhor deles
        e de mi, louçana.

[E], ante que m’eu d’ali partisse,
fui pagada do que m’el[e] disse
        e de mi, louçana.

 

João Soares Coelho, in Cantigas Medievais Galego-Portuguesas, vol. 1, edição coordenada por Graça Videira Lopes, Lisboa, BNP/IEM/CESEM, 2016, p. 614.

 

 

NOTAS

paguei-m’eu delos (verso 2) – agradei-me deles.

louçana (verso 3) – formosa.

garcetas (verso 4) – tranças.

aló (verso 8) – ali.

ante (verso 10) – antes.

fui pagada (verso 11) – fiquei agradada.

 

1. Complete o texto seguinte, selecionando, para cada alternativa, a opção adequada.

A composição poética apresentada é uma CANTIGA DE AMOR / CANTIGA DE AMIGO / CANTIGA DE ESCÁRNIO, como se verifica, entre outros aspetos, pelo facto de a enunciação poder ser atribuída a UMA DONZELA / UM TROVADOR / DUAS FIGURAS EM DIÁLOGO.

No que respeita à estrutura do poema, observa-se que a SEGUNDA ESTROFE / TERCEIRA ESTROFE / QUARTA ESTROFE se encontra desvinculada do esquema paralelístico e que o segundo verso da primeira estrofe é retomado no primeiro verso da SEGUNDA ESTROFE / TERCEIRA ESTROFE / QUARTA ESTROFE (leixa-prem).

 

2. Indique a figura a quem o sujeito poético se dirige e qual o papel que desempenha nesta cantiga.

 

3. Explique de que modo as duas primeiras estrofes contribuem para a caracterização do sujeito poético, com base em dois aspetos relevantes.

 

4. Na terceira estrofe, é referida uma figura masculina: «o senhor deles» (verso 8).

Explicite a importância desta figura para o desenvolvimento temático do poema.

 

 

Chave de correção:

1. A composição poética apresentada é uma CANTIGA DE AMIGO, como se verifica, entre outros aspetos, pelo facto de a enunciação poder ser atribuída a UMA DONZELA.

No que respeita à estrutura do poema, observa-se que a QUARTA ESTROFE se encontra desvinculada do esquema paralelístico e que o segundo verso da primeira estrofe é retomado no primeiro verso da TERCEIRA ESTROFE (leixa-prem).

 

2. Na resposta, devem ser desenvolvidos os dois tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes.

A figura a quem o sujeito poético se dirige e o papel que desempenha nesta cantiga podem ser indicados do modo seguinte:

- o sujeito poético (a donzela) tem como destinatário a mãe («madre»);

- o papel desempenhado por essa figura é o de confidente (da donzela).

 

3. Na resposta, devem ser desenvolvidos dois dos tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes.

As duas primeiras estrofes contribuem para a caracterização do sujeito poético do modo seguinte:

- ao lavar os «cabelos» (v. 1) e as «garcetas» (v. 4) na fonte, a donzela mostra-se satisfeita com a sua beleza;

- a autocaracterização da donzela como «louçana», no refrão, revela a sua vaidade;

- a expressão «e de mi», no refrão, sugere que o elogio («louçana») não se refere apenas aos cabelos (podendo resultar do facto de a donzela ver o próprio reflexo nas águas da fonte).

 

4. Na resposta, devem ser desenvolvidos os dois tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes.

A importância da figura masculina para o desenvolvimento temático do poema é a seguinte:

a referência ao «senhor deles» (v. 8) remete explicitamente para o contexto amoroso da cantiga, associado ao tópico do encontro entre a donzela e o amigo (num cenário natural);

as palavras do amigo reforçam o sentimento de felicidade expresso pela donzela.

 

Fonte: Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (Prova 734) - Ensino Secundário (11.º Ano de Escolaridade - Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho | Decreto-Lei n.º 62/2023, de 25 de julho). Portugal, IAVE, 2025 (2.ª Fase)

 


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