Fui
eu, madre, lavar meus cabelos
a la fonte e paguei-m’eu delos
e de mi, louçana.
Fui eu, madre, lavar mias garcetas
a la fonte e paguei-m’eu delas
e de mi, louçana.
A la fonte [e] paguei-m’eu deles;
aló achei, madr’, o senhor deles
e de mi, louçana.
[E], ante que m’eu d’ali partisse,
fui pagada do que m’el[e] disse
e de mi, louçana.
João Soares
Coelho, in Cantigas Medievais Galego-Portuguesas, vol. 1, edição
coordenada por Graça Videira Lopes, Lisboa, BNP/IEM/CESEM, 2016, p. 614.
NOTAS
paguei-m’eu delos (verso 2) –
agradei-me deles.
louçana (verso 3) –
formosa.
garcetas (verso 4) –
tranças.
aló (verso 8) – ali.
ante (verso 10) –
antes.
fui pagada (verso 11) –
fiquei agradada.
1. Complete o texto seguinte,
selecionando, para cada alternativa, a opção adequada.
A composição poética
apresentada é uma CANTIGA DE AMOR / CANTIGA DE AMIGO / CANTIGA DE ESCÁRNIO,
como se verifica, entre outros aspetos, pelo facto de a enunciação poder ser
atribuída a UMA DONZELA / UM TROVADOR / DUAS FIGURAS EM DIÁLOGO.
No que respeita à
estrutura do poema, observa-se que a SEGUNDA ESTROFE / TERCEIRA
ESTROFE / QUARTA ESTROFE se encontra desvinculada do esquema
paralelístico e que o segundo verso da primeira estrofe é retomado no primeiro
verso da SEGUNDA ESTROFE / TERCEIRA ESTROFE / QUARTA ESTROFE
(leixa-prem).
2. Indique a figura a quem o
sujeito poético se dirige e qual o papel que desempenha nesta cantiga.
3. Explique de que modo as
duas primeiras estrofes contribuem para a caracterização do sujeito poético,
com base em dois aspetos relevantes.
4.
Na
terceira estrofe, é referida uma figura masculina: «o senhor deles» (verso 8).
Explicite
a importância desta figura para o desenvolvimento temático do poema.
Chave
de correção:
1. A composição
poética apresentada é uma CANTIGA DE AMIGO, como se
verifica, entre outros aspetos, pelo facto de a enunciação poder ser atribuída
a UMA DONZELA.
No que respeita à
estrutura do poema, observa-se que a QUARTA ESTROFE se encontra
desvinculada do esquema paralelístico e que o segundo verso da primeira estrofe
é retomado no primeiro verso da TERCEIRA ESTROFE (leixa-prem).
2. Na
resposta, devem ser desenvolvidos os dois tópicos seguintes, ou outros
igualmente relevantes.
A figura a
quem o sujeito poético se dirige e o papel que desempenha nesta cantiga podem
ser indicados do modo seguinte:
- o sujeito poético (a donzela) tem como destinatário a mãe
(«madre»);
- o papel desempenhado por essa figura é o de confidente (da
donzela).
3. Na resposta, devem ser desenvolvidos dois dos tópicos seguintes, ou
outros igualmente relevantes.
As
duas primeiras estrofes contribuem para a caracterização do sujeito poético do
modo seguinte:
- ao lavar os
«cabelos» (v. 1) e as «garcetas» (v. 4) na fonte, a donzela mostra-se
satisfeita com a sua beleza;
- a
autocaracterização da donzela como «louçana», no refrão, revela a sua vaidade;
- a expressão «e de
mi», no refrão, sugere que o elogio («louçana») não se refere apenas aos
cabelos (podendo resultar do facto de a donzela ver o próprio reflexo nas águas
da fonte).
4. Na resposta, devem ser desenvolvidos os dois tópicos seguintes, ou
outros igualmente relevantes.
A
importância da figura masculina para o desenvolvimento temático do poema é a
seguinte:
a referência ao
«senhor deles» (v. 8) remete explicitamente para o contexto amoroso da cantiga,
associado ao tópico do encontro entre a donzela e o amigo (num cenário
natural);
as palavras do amigo
reforçam o sentimento de felicidade expresso pela donzela.
Fonte: Exame Final Nacional de
Literatura Portuguesa (Prova 734) - Ensino Secundário (11.º Ano de Escolaridade
- Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho | Decreto-Lei n.º 62/2023, de 25 de
julho). Portugal, IAVE, 2025 (2.ª Fase)
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