segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Comigo desaprendes os gestos de outras vidas, Jorge Gomes Miranda

Nova Identidade, Jorge Gomes Miranda

 

PARIS

 

No café, enquanto falava tocava-me

fugazmente o braço.

Ia imaginando

como seria se ela percorresse com um dedo

a minha face,

os meus lábios inseguros

a segurarem as palavras,

um pouco da vida.

 

Afastei-lhe os cabelos da face,

de um modo suave,

como se dissesse: «Comigo desaprendes

os gestos de outras vidas.

Não queiras continuar

sozinha por mais tempo.»

 

Jorge Gomes Miranda, Nova Identidade,

Lisboa, edição Tinta da China, julho 2021. ISBN: 978-989-671-616-5

 


Jorge Gomes Miranda (1965)

 


NUM ÚNICO VOLUME, CINCO LIVROS DE JORGE GOMES MIRANDA QUE SÓ EXISTIAM EM EDIÇÃO DE AUTOR

Jorge Gomes Miranda estava, como se diz de forma equívoca, «desaparecido» há década e meia? Fazer não é o mesmo que aparecer, como documentam os doze livrinhos em edição fora do mercado que o autor entretanto publicou. Este volume reedita cinco dessas coletâneas de circulação restrita: O Muro das Jubilações, regresso aos «dias aladinescos» da infância e juventude, com as aulas, as raparigas, as piscinas, os livros, os lugares, mas também com o registo da delapidação da paisagem e do desaparecimento de espécies; Nova Identidade, investigação urbana, policial e amorosa onde o culpado, como escreveu Auden, é sempre o tempo; A Herança, inventário terno e magoado de objetos e ausências; Por Baldios, a Garça e A História de Uma Enxurrada, fábulas com espectros, reencontros, desamparos. Autobiográficos, narrativos e comunicativos, sem descurarem a forma, estes poemas reivindicam bens que continuam um bem, ainda que apenas na memória, e esconjuram males que vêm com a idade ou com a sociedade do espetáculo. Confissões uns, invenções outros, monólogos dramáticos, imprecações, têm em comum uma ética que consiste na interrogação exigente daquilo que fica e daquilo que passa: «E pergunto: as coisas ainda existem?»

 

Pedro Mexia, https://tintadachina.pt/produto/nova-identidade/, julho 2021

 



CARREIRO, José. “Comigo desaprendes os gestos de outras vidas, Jorge Gomes Miranda”. Portugal, Folha de Poesia, 17-01-2022. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2022/01/comigo-desaprendes-os-gestos-de-outras.html



Sem comentários: