segunda-feira, 24 de junho de 2024

É tão bom uma amizade assim, Sérgio Godinho

 


               É TÃO BOM

 

Vale a pena ver

 

castelos no mar alto

 

Vale a pena dar o salto

 

p’ra dentro do barco

5

rumo à maravilha

 

e pé ante pé desembarcar na ilha

 

Pássaros com cores que nunca vi

 

que o arco-íris queria para si

 

eu vi o que quis ver afinal

 

 

10

É tão bom uma amizade assim

 

Ai, faz tão bem saber com quem contar

 

Eu quero ir ver quem me quer assim

 

É bom para mim e é bom p’ra quem tão bem me quer

 

 

 

Vale a pena ver

15

o mundo aqui do alto

 

vale a pena dar o salto

 

Daqui vê-se tudo

 

às mil maravilhas

 

na terra as montanhas e no mar as ilhas

20

Queremos ir à lua mas voltar

 

convém dar a curva

 

sem se derrapar

 

na avenida do luar

 

 

 

É tão bom uma amizade assim

25

Ai, faz tão bem saber com quem contar

 

Eu quero ir ver quem me quer assim

 

É bom para mim e é bom p’ra quem tão bem me quer

“É tão bom”, letra de Sérgio Godinho, do álbum Sérgio Godinho canta com os amigos do Gaspar, 1988

 

De acordo com a leitura da letra da canção “É tão bom”, de Sérgio Godinho, classifica cada afirmação que se segue como verdadeira ou falsa. Procede à correção das afirmações falsas.

1. A primeira estrofe usa comparações como "castelos no mar alto" e "dar o salto p’ra dentro do barco".

2. A expressão “dar o salto p’ra dentro do barco” sugere a hesitação e a procura de segurança no interior da embarcação.

3. A expressão "castelos no mar alto" simboliza algo grandioso e distante, representando a coragem e o desejo de explorar e se aventurar no desconhecido.

4. O refrão da canção celebra a importância das amizades e o apoio mútuo.

5. A ilha mencionada na letra da canção representa um lugar de maravilhas e novas experiências.

6. A expressão "eu vi o que quis ver afinal" (verso 9) sugere uma sensação de deceção com as descobertas feitas.

7. A terceira estrofe (versos 14 a 23) sugere que é importante tomar cuidado ao buscar novas experiências para evitar problemas.

8. A menção à lua e à “avenida do luar” (verso 23) adiciona um toque de realismo à música.

 

Respostas:

1. Falso. A primeira estrofe usa metáforas como "castelos no mar alto" e "dar o salto p’ra dentro do barco".

2. Falso. A expressão “dar o salto p’ra dentro do barco” simboliza a coragem de embarcar em novas jornadas e explorar o desconhecido. Ela não sugere hesitação, mas sim disposição para se aventurar.

3. Verdadeiro.

4. Verdadeiro.

5. Verdadeiro.

6. Falso. A expressão "eu vi o que quis ver afinal" sugere uma satisfação pessoal com as descobertas feitas, e não uma sensação de deceção. O sujeito poético encontrou o que procurava e está satisfeito com as suas descobertas.

7. Verdadeiro

8. Falso. As menções à lua e à "avenida do luar" adicionam um toque de fantasia e sonho à música, e não realismo. Elas servem para enriquecer a letra com uma qualidade poética e imaginativa, reforçando os temas de exploração e maravilha de maneira encantada e idealizada. A música utiliza esses elementos para criar um ambiente que é mais sobre aspiração e encantamento do que sobre a realidade prática e quotidiana.

 

Sem comentários: