TEXTO-FENDA
Atividade de escrita recreativa, expressiva e lúdica que consiste em modificar um texto cortado verticalmente em duas metades, completando uma delas.
Atividade de escrita recreativa, expressiva e lúdica que consiste em modificar um texto cortado verticalmente em duas metades, completando uma delas.
Os exemplos
que se seguem foram construídos por dois alunos do 8º Ano da Escola Básica2,3 Tadim (Braga, 2005), a partir do poema “Arritmia” de Miguel Torga:
Arritmia
A vida é lenta
quando a morte tem pressa.
Faço ao corpo a
promessa
De que vai acabar
em breve o sofrimento
Que o tortura.
Mas, da sua
clausura,
O coração,
Na cega obsessão
Com que nasceu,
Diz que não, diz
que não,
A baralhar o tempo
em cada pulsação
Como um relógio que
endoideceu.
Miguel
Torga, Diário XVI
|
Arritmia
A vida é lenta quando me entristeço.
Faço ao corpo a promessa do melhor.
De que vai acabar este gosto
Que o tortura.
Mas, da sua clausura da vida
O coração,
Na cega obsessão
Com que nasceu,
Diz que não, diz que não morreu
A baralhar o tempo
Como um relógio que endoideceu.
Carlos Egídio Martins
|
Coração em Arritmia
A vida é uma
flecha quando a
morte tem pressa.
Faz-me uma promessa
Fazendo acabar em breve o sofrimento
Porque o meu
coração lhe dá alento.
Fecha-me em clausura,
E guarda-me nesta
altura
Quando as lágrimas
são
O meu,
Sofrimento que diz que não,
Quando o tempo em cada
pulsação
Fica um relógio que endoideceu.
Ana Rita Silva
|
Partindo do tema "A Amizade", completa o
seguinte poema de Alexandre O'Neill:
Amigo
Mal
nos conh ___________________________________________
Inaugurámos
a __________________________________________
"Amigo"
é um __________________________________________
De
boca em b ___________________________________________
Um
olhar bem __________________________________________
Uma
casa, m ___________________________________________
Um
coração p ___________________________________________
Na
nossa mã ____________________________________________
"Amigo"
(reco __________________________________________
Escrupulosos
___________________________________________
"Amigo"
é o c __________________________________________
"Amigo"
é o e __________________________________________
Não
o erro pe ___________________________________________
É
a verdade p ___________________________________________
"Amigo"
é a s ___________________________________________
"Amigo"
é um __________________________________________
Um
trabalho s ___________________________________________
Um
espaço út ___________________________________________
"Amigo"
vai s __________________________________________
|
(Para)Textos
‑ Português ‑ 7.º Ano. Ana
Miguel de Paiva, Gabriela Barroso de Almeida, Noémia Jorge, Sónia Gonçalves
Junqueira. Porto Editora, 2011, p. 210
O seguinte excerto de um
poema de Manuel da Fonseca foi cortado ao meio, completa-o da forma mais expressiva
possível:
O
Vagabundo do Mar
Sou barco ______________________________________________
sou vagabundo __________________________________________
Não tenho ______________________________________________
nem hora _______________________________________________
é tudo _________________________________________________
tudo conforme __________________________________________
Muitas vezes ___________________________________________
largar o rumo___________________________________________
da praia ________________________________________________
Foi o vento
_____________________________________________
foi o mar _______________________________________________
e não há ________________________________________________
ou foi _________________________________________________
de vagabundo ___________________________________________
Sei ___________________________________________________
|
Personagens pirata Tivo e arara Cria |
Procede de igual modo com o poema do cabo-verdiano Jorge
Barbosa:
Regres
______________________
Navio
ond _____________________________________________
deitado
so _____________________________________________
Aonde
vai ______________________________________________
levado
pe ______________________________________________
Que
rumo ______________________________________________
navio
do _______________________________________________
Aquele
pa ______________________________________________
onde
a vi _______________________________________________
é
uma gra ______________________________________________
e um
gran ______________________________________________
Leva-me
c _____________________________________________
Navio
_________________________________________________
Mas torna ______________________________________________
|
A
pedagogia do texto poético no 2° e 3° ciclos do Ensino Secundário - Um exemplo
da prática pedagógica na Escola Secundária do Palmarejo, Nelo Canuto
Monteiro de Pina. Praia (Cabo Verde), Instituto Superior de Educação, 2008