quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A História da Literatura Brasileira em Versos

 


Para a elaboração da síntese, o professor Ivaldo Nóbrega, em 1988, utilizou a sextilha como forma poética, modalidade composta de seis versos heptassílabos, rimando os versos pares entre si, sendo bastante usada pelos poetas populares, tanto na cantoria oral quanto nos folhetos de cordel.

São cento e quarenta e nove sextilhas, nas quais poderá encontrar informações valiosas, que o ajudarão a conhecer as manifestações literárias brasileiras.

 


 

 

 

 

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Ao aluno que estuda

E se dedica à leitura

Que se preocupa e pesquisa

Os aspectos da cultura,

Trago em versos um resumo

De nossa literatura.

 

Vou mergulhar nas raízes,

Sendo claro e objectivo,

Enfocando aqueles textos

De carácter narrativo

Trazendo alguns subsídios

Do Período Informativo

 

Não foi obra do acaso

Que aqui chegou Cabral,

Mas fruto de uma política

De expansão comercial

Feita por alguns países

Como Espanha e Portugal

 

A vinte e dois de Abril

Do ano mil e quinhentos

O Brasil foi descoberto

Por portugueses sedentos

Tudo isso está escrito

Nas páginas de documentos

 

Só trinta anos depois,

Quando o rei era D. João,

A coroa portuguesa

Fez a colonização

Iniciando um período

De total exploração

 

Justamente nesse tempo

Os jesuítas chegaram

Logo que pisaram em terra

A fé cristã divulgaram

Todos eles se uniram

E aos índios catequizaram

 

Viajantes estrangeiros

Por aqui também passaram

No contacto com a terra

Logo que se entusiasmaram

E, como fonte de lucro,

Todos para ela olharam

 

Eles viram nossa terra

Como fonte de riqueza

Observaram a paisagem

Exaltaram a natureza

E descreveram o índio

Com cuidado e subtileza

 

A primeira experiência

Passada para o papel

Foi a “Carta” de Caminha

Escrita a D. Manuel,

Um relato minucioso,

Um documento fiel

 

A “Carta do Achamento”

É um bom documentário,

Que registra a circunstância

Como se fosse um diário

Mesmo sendo um documento,

Possui valor literário

 

Caminha como escrivão

Da esquadra de Cabral

Registrou tudo o que viu

De maneira especial

Cumprindo uma missão dada

Pelo rei de Portugal

 

Relata ele na “Carta”

Tudo do descobrimento

Fala do índio, da terra,

Dos costumes, do momento;

Lendo a “Carta” a gente nota

Todo o seu deslumbramento

 

Ao lado dos viajantes

Os jesuítas aparecem

Os textos que escreveram

Têm o valor que merecem

A fama daqueles padres

Os leitores reconhecem

 

Numa prosa pedagógica

A moral analisaram

A fé católica aos índios

Todos eles divulgaram

Muitos à educação

Toda a vida dedicaram

 

O padre Manuel da Nóbrega,

Jesuíta de valor

O padre José de Anchieta,

Do teatro o precursor,

Poeta religioso,

E, da língua, pesquisador

 

Vou deixar os viajantes

Com os textos de informação

Os jesuítas com a prosa

Cheia de orientação

Para falar do Barroco,

Com cuidado e precisão

 

Já no século XVI

Ocorrem transformações,

Pois encerra-se o ciclo

Das Grandes Navegações

E as ideias da Reforma

Provocam perturbações

 

A Igreja Católica

Lá no Concílio de Trento

Pra combater a Reforma

Organiza um movimento,

Chamado Contra-Reforma

Enquanto ainda era tempo

 

A Igreja se organiza

E vai de cidade em cidade

Defendendo os seus princípios

Com força e vitalidade

Pra fazer voltar um clima

De religiosidade

 

O homem daquele tempo

Perdeu a tranquilidade

Vivendo entre o espírito

E a materialidade

Mas a visão teocêntrica

Oprimiu sua vontade

 

Todo o dilema se centra

Numa forte oposição

Vida eterna, vida terrena;

No pecado e no perdão

E o espírito barroco

Vivia nessa tensão

 

Todo o Barroco se funda

No chamado dualismo

Na oposição, no contraste,

Tendendo ao fusionismo,

Tentando conciliar

Os extremos do maneirismo

 

Barrocos são Manuel

Botelho de Oliveira,

Nosso Gregório de Matos,

O padre António Vieira,

Quase eu ia me esquecendo

De citar Bento Teixeira

 

Em 1601

Publicou Bento Teixeira

A obra “Prosopopeia”

Numa oitava verdadeira

Iniciando o Barroco

Na Cultura brasileira

 

Já o Gregório de Matos

Foi exímio versejador,

Das regras da poesia

Era um bom conhecedor,

Um poeta de talento,

Repentista de valor

 

Sua produção poética

Analisar nos convém

Fez versos religiosos

E amorosos também,

Mas da poesia satírica

A sua fama advém

 

Como “Boca do Inferno”

Seu apelido ficou

Nas décimas e nos sonetos

Muita gente criticou

Nem mesmo a classe política

De sua veia escapou

 

O padre António Vieira

Sua arte demonstrou

Em linguagem conceptista

Muitos sermões nos deixou

Depois que pregou na corte

A sua fama aumentou

 

Vou deixar o padre Vieira

Revisando os seus sermões

Gregório fazendo versos

E as improvisações

Para de um novo estilo

Fornecer informações

 

O novo estilo poético

Denominado Arcadismo

Reage contra o Barroco

Combatendo o verbalismo

Uma arte vinculada

Ao chamado Iluminismo

 

Os poetas do Arcadismo

Buscam a espontaneidade,

Valorizam a razão,

Pregam a simplicidade,

E, por cima, ainda imitam

Os clássicos da antiguidade

 

Como recurso poético

Trazem a Mitologia

E um desfile de deuses

No cenário da poesia

Buscando a vida campestre

Como Virgílio fazia

 

No Brasil o Arcadismo

Está relacionado

À exploração do ouro

Produto valorizado

E à Inconfidência Mineira

Facto histórico do passado

 

Os árcades formam aqui

A famosa plêiade mineira

Um grupo forte, composto

Por poetas de primeira

Todos eles representantes

Da poesia brasileira

 

Cláudio Manuel da Costa,

Poeta de transição

Tomás António Gonzaga,

Árcade com precisão

Épicos, Basílio da Gama

E Santa Rita Durão

 

Com o livro “Obras Poéticas”

Tem-se o marco inicial

Do Arcadismo brasileiro

Na Era Colonial

Cláudio Manuel da Costa,

Seu autor especial

 

Tomás António Gonzaga

“Cartas Chilenas” escreveu,

Onde Critilo aparece

Escrevendo a Doroteu,

Mas sua fama adveio

Com “Marília de Dirceu”

 

Basílio da Gama narra

Com acções e mais acções

Na sua obra “Uraguai”

A tomada das “Missões”

Por tropas luso-espanholas,

Tentando imitar Camões

 

E Santa Rita Durão

Resolveu o seu problema

Escreveu “Caramuru”

Seu conhecido poema,

Onde aparecem Diogo,

Paraguaçú e Moema

 

Dei minhas explicações

A respeito do Arcadismo

Movimento conhecido

Como Neoclassicismo

Vou deixar tudo e entrar

Directo no Romantismo

 

Na época do Romantismo

Há transformação geral

Ascensão da burguesia,

Vitória do capital,

Liberalismo político,

Filosófico e social

 

Na Europa, nobreza e clero

Nada puderam fazer,

Uma vez que a burguesia

Começou logo a crescer

Com a Revolução Francesa

Ela chegou ao poder

 

O Brasil também passou

Por fortes transformações

As mudanças provocaram

As novas situações

E, a dinâmica do tempo,

Impôs modificações

 

Em 1808

Ao Brasil chegou D. João

Fugido de Portugal,

Temendo a Napoleão

Que, com o seu forte exército,

Comandava a invasão

 

Com a transferência da Corte

Tudo se desenvolveu

Escola Superior

De repente apareceu,

Foram criados teatros,

O comércio floresceu

 

A Colónia depois disso

Foi ficando diferente

O povo lendo jornal

Foi ficando consciente

E o país em 22

Já estava independente

 

O país desenvolveu-se

De maneira especial

Tanto na área política

Quanto na comercial

Houve até evolução

No aspecto cultural

 

Com a Independência Política

Veio a transformação

O Brasil dinamizou-se

Como uma jovem nação

E sentiu necessidade

De uma auto-afirmação

 

O Romantismo se centra

No individualismo,

No culto à natureza

E no sentimentalismo,

Na busca do ideal

E no subjectivismo

 

O romântico busca o passado,

Foge da realidade

Idealiza o seu mundo

Conforme a sua vontade

Sem ter nenhum compromisso

Com a busca da verdade

 

Com os “Suspiros poéticos

E Saudades” publicado

No ano de 36

Algo foi modificado,

Pois o espírito romântico

No Brasil foi divulgado

 

Esse livro de poesias

Teve e tem o seu valor

Gonçalves de Magalhães

O nome do seu autor

Não foi um grande poeta,

Mas um teorizador

 

Falando em termos poéticos

Houve produtividade

Na poesia apareceram

Três gerações de verdade

Cada uma apresentando

Sua especificidade

 

A primeira geração

Foi mais nacionalista

Exaltou a natureza,

Sendo, às vezes, saudosista

E, por enfocar o índio,

Foi chamada indianista

 

A religiosidade

Também foi uma constante

Uma saudade da Pátria,

Pra quem estava distante

E teve em Gonçalves Dias

Seu maior representante

 

Gonçalves Dias nasceu

Nas terras do Maranhão

Foi um poeta famoso

Da primeira geração

Escreveu, entre outras coisas,

“Sextilhas de Frei Antão”

 

A segunda geração

Foi mais subjectivista

Chamada de “Mal do Século”

E de Individualista

Produziu uma poesia

De carácter pessimista

 

Álvares de Azevedo

Foi poeta, sonhador

Em “L ira dos Vinte Anos”

Mostrou todo o seu valor

A sua temática abrange

A morte, a vida, o amor

 

Casimiro de Abreu

Revelou-se juvenil

A sua poesia é

De inspiração infantil

Seus versos mostram os encantos

Da paisagem do Brasil

 

Junqueira Freire aparece

Entre os vates principais

Com “Inspirações do Claustro”

Extravasou os seus ais

Numa poesia nascida

De sentimentos reais

 

Fagundes Varela foi

Poeta extraordinário

Escreveu “Vozes da América”

Vendo que era necessário

Ele notabilizou-se

Com o “Cântico do Calvário”

 

A terceira geração

Tem um tom especial

Foi chamada condoreira,

E também de social

Sua poesia já busca

Se aproximar do real

 

Ela tem em Castro Alves

Seu maior representante

Um poeta realista,

Comovente e actuante,

Que coloca a poesia

A serviço do semelhante

 

Esse poeta baiano

Lá em “Navio Negreiro”

Mostrou da escravidão

Para nós todo o roteiro

Mostrando o tráfico de negros

Para o solo brasileiro

 

Explicando as gerações

Creio que cheguei ao fim

Agora vem o romance

Chamado de folhetim,

Publicação amorosa

Com começo, meio e fim

 

Citarei uns romancistas

Com as obras principais

Macedo com “A Moreninha”,

“O Moço Loiro” e outras mais

Histórias açucaradas,

Relatos sentimentais

 

Com José de Alencar

Nossa ficção cresceu

A prosa dinamizou-se,

Logo se desenvolveu

Vou citar alguns romances

Que o cearense escreveu

 

“Senhora”, “Lucíola”, “Diva”

Dos urbanos dei as pistas,

“O Gaúcho”, “O Sertanejo”,

São obras regionalistas,

“Iracema”, “Ubirajara”,

São obras indianistas

 

Já Bernardo Guimarães

Escreveu “O Seminarista”

Franklin Távora, “O Cabeleira”,

Na linha regionalista,

E Taunay, com “Inocência”,

Na vertente sertanista

 

Do Romantismo eu citei

Os seus principais artistas

Quero deixar as análises

Por conta dos analistas,

Porque é chegada a hora

Das tendências realistas

 

Na prosa elas são duas

A primeira o Realismo

Dela surge uma corrente

De nome Naturalismo

E na poesia aparece

Só o Parnasianismo

 

No período realista

Há também transformação

Momento em que se processa

Toda uma evolução,

Época em que a burguesia

Começa a sua expansão

 

Predomina na Europa

Todo um cientificismo

Augusto Comte aparece

Com o seu Positivismo

E novos doutrinadores

Tratam do Socialismo

 

E Charles Darwin apresenta

Sua nova teoria

Lamark alicerça as bases

Da nova Biologia

Evolui a Medicina

E também a Psicologia

 

É uma época marcada

Por forte transformação

As cidades vão crescendo,

Aumenta a população

É um momento marcado

Por grande contradição

 

Apesar da evolução

O momento é conturbado

A burguesia entra em luta

Com o operariado

Na briga entre o capital

E o trabalho suado

 

Como reflexo da Europa,

O Brasil modificou-se

A Campanha Abolicionista

Logo intensificou-se

E, depois de liberto o negro,

O quadro aqui transformou-se

 

No Brasil o Realismo

Tem um marco inicial

O ano de 81

É um ano especial

Com as “Memórias de Brás Cubas”,

O romance inaugural

 

Uma obra inovadora?

Podemos dizer que sim,

Pois ela vai de encontro

Ao romance de folhetim

Quebrando aquela estrutura

Com começo, meio e fim

 

O escritor realista

Foge à subjectividade

E, diante do que narra,

Mantém a neutralidade

E, quando escreve, procura

A objectividade

 

O escritor realista

Procede bem diferente

É fiel ao real,

É um crítico permanente

Deixa os factos do passado

Pelos factos do presente

 

No Brasil, o novo estilo

Tem grande representante

Nosso Machado de Assis,

Um escritor actuante

Um ensaísta de força,

Um romancista brilhante

 

E com as “Memórias Póstumas”

Realista se tornou

Ao escrever “Dom Casmurro”

Sua fama aumentou

Citei apenas dois livros

Que Machado nos deixou

 

Raul Pompeia foi outro

Que por aqui floresceu

No ano de 88

O seu nome apareceu

Quando da publicação

Do Romance “O Ateneu”

 

O ano de 8l

Deve ser sempre lembrado,

Pois o estilo naturalista

No Brasil é iniciado

Quando o romance “O Mulato”

Aparece publicado

 

É importante saber

Que esse Naturalismo

Assume aqueles princípios

Traçados no Realismo

Sua especificidade

E todo o cientificismo

 

Aluísio Azevedo

O estilo representou

Alguns livros Importantes

Ele mesmo nos deixou,

Mas foi mesmo com “O Cortiço”

Que ele se revelou

 

Gastei algumas sextilhas

Na prosa do Realismo

Mostrei em poucas estrofes

Traços do Naturalismo

Peço ao leitor que descanse

Pra entrar no Parnasianismo

 

Uma tendência poética

Que, de forma extravagante,

Assume uma postura

De carácter alienante

E fez do culto da forma

Uma obsessão constante

 

No poema parnasiano

Tudo é bem calculado

O ritmo é um elemento

Defendido e respeitado

E o verso só aparece

Se for bem metrificado

 

O poeta parnasiano

Do mundo real fugia

Deixava aqueles problemas

Passados no dia-a-dia

Pra ir buscar seus assuntos

Na velha Mitologia

 

Seguindo regras poéticas

E obedecendo a tais planos

Desprezando o conteúdo

Os vates parnasianos

Versejaram até o fim

Os temas greco-romanos

 

Bilac, Raimundo Correia,

Seguiram a regra inteira

Outro que buscou a forma

Foi Alberto de Oliveira

Três nomes bem conhecidos

Na poesia brasileira

 

Agora que terminei

Todo o Parnasianismo

Peço ao leitor que se acalme,

Pois aí vem outro “ismo”,

Um movimento poético

Chamado de Simbolismo

 

O Simbolismo reflecte

Um momento complicado

Já que as soluções científicas

Nada tinham alterado

E o homem se encontrava

Totalmente angustiado

 

Esse estilo poético

Chamado de Simbolismo

Repudia com firmeza

Aspectos do Realismo

E, acima de tudo isso,

Rejeita o materialismo

 

A Europa e o Brasil

Passam por transformações

A situação provoca

Inúmeras agitações,

Falta de perspectivas,

Angústias e frustrações

 

O poeta simbolista

Foge do mundo real,

Mas despreza a poesia

De ordem sentimental

Que o romântico fazia

Com um toque especial

 

Há uma nova postura

Na poesia do artista

Indo em busca da alma

O poeta simbolista

Deixa o mundo real,

Torna-se subjectivista

 

E nesse estilo poético

Tudo, tudo é sugestão

E a palavra transcende

Sua significação

Chega até a apelar

A nossa percepção

 

Daí as sinestesias

E as aliterações

Que aparecem nos textos

E enriquecem as produções

Figuras interessantes

Que revelam sugestões

 

Outra característica

Que tem sua validade

E, sem sombra de dúvida,

Toda a musicalidade

Que nos versos aparece

Com toda a vitalidade

 

No Simbolismo brasileiro

Há nomes especiais

Cruz e Sousa, bom poeta,

Está entre os maiorais

Alphonsus de Guimaraens

São estes os principais

 

Terminada a explicação

Acerca do Simbolismo,

Vou enfocar um período

Chamado Pré-Modernismo

Depois de tudo explicado,

Eu parto pró Modernismo

 

É um Período marcado

Por certa transformação,

Época de prosperidade,

Mas também de agitação,

Um período cultural

No qual houve evolução

 

O Período Cultural

Chamado Pré-Modernismo

Apresenta inovação

E um certo dinamismo,

Rompendo com o passado

E com o academismo

 

Nesse Período aparece

Um grupo renovador

Que revela um Brasil

Pobre, sujo e sofredor,

No qual vivem o sertanejo

E o caboclo do interior

 

A nossa realidade

É vista com realismo

Os autores denunciam

Com um certo criticismo,

Negando o Brasil literário

Herdado do Romantismo

 

A nossa prosa revela

As novas situações

Como a Guerra de Canudos

Enfocada n’ “Os Sertões”,

Obra de Euclides da Cunha

Cheia de inovações

 

Graça Aranha, Lima Barreto

São outros renovadores,

Duas figuras famosas,

Dois autênticos prosadores,

Que apresentam em suas obras

Aspectos inovadores

 

Na poesia aparece

Um poeta, um artista

Sua poesia apresenta

Expressão cientificista

O nosso Augusto dos Anjos,

Um grande pré-modernista

 

Agora que terminei

O Período Cultural

Vou entrar no Modernismo

Movimento especial

Enfocando o que ele tem

De bom e essencial

 

1912

É bom para o Modernismo

Oswald volta da Europa

Importando o Futurismo,

Um Manifesto que rompe

Contra todo o passadismo

 

Conheceu ele em Paris

Um poeta afamado,

Cujo nome era Paul Fort,

Bastante comemorado

Conhecido por fazer

Verso desmetrificado

 

Oswald compôs um poema

Buscando renovação,

Sob influência francesa

Lutou contra a tradição,

Pois o público perguntava

Pela metrificação

 

No ano de 17

Aparecem bons artistas

Anita Malfatti expõe

Telas expressionistas

Rompendo com os aspectos

Chamados academistas

 

Sua exposição negava

As antigas soluções

Mostrando que era hora

Das grandes renovações

E chegou até a provocar

Variadas reacções

 

Um artigo de jornal

Provoca perturbação,

Quando Monteiro Lobato

Num artigo sem razão

Critica a grande pintora

E a sua exposição

 

O artigo de Lobato

Foi, sem dúvida, reacção,

Mas muito mais importante

Foi a grande exposição

Que arregimentou forças

Para uma renovação

 

A final, em 22,

Acontece o grande evento

Semana de Arte Moderna

O marco do Movimento

Modernista que, depois,

Teve desenvolvimento

 

A Semana, que foi fruto

De longa maturação,

Foi assim uma atitude

De grande provocação

Enfrentando a todo instante

Toda a estagnação

 

Foi um gesto colectivo

Contra todo o passadismo

Uma batalha constante

Contra o academismo

Um evento importante

Para todo o Modernismo

 

A Semana, com efeito,

Foi interdisciplinar

Poesia, música e dança

Puderam participar

Na expressão dos artistas

Tudo começa a mudar

 

E de 22 a 30

Acontece evolução,

Pois nessa primeira fase

De total destruição

Começa a acontecer

Uma experimentação

 

É destruída a linguagem

Que é tradicional

O escritor valoriza

O nível coloquial

Escreve sem se prender

À estrutura formal

 

O artista tem liberdade

Na escolha do seu tema

Na poesia o verso livre

Aparece sem problema

Há total assimetria

Quando se fala em poema

 

A prosa se apresenta

De maneira diferente

O romance é o oposto

Daquele de antigamente

Os seus capítulos são curtos

E a temática, do presente

 

Nessa fase aparecem

Escritores de primeira

Que buscam dinamizar

A cultura brasileira

Mário e Oswald de Andrade,

Menotti e Manuel Bandeira

 

De 30 a 45

A fase é de construção

O artista deixa de lado

O aspecto da agressão

E passa a se dedicar

De vez à sua expressão

 

Nesse momento se vive

Uma outra situação,

Pois o colapso da Bolsa

Trouxe muita confusão

Provocando desemprego,

Miséria e inflação

 

No Brasil, esse momento

Tem significação

Em 30, a 3 de Outubro,

Estoura a Revolução

Com o fim da República Velha,

Desenvolveu-se a nação

 

A poesia amadurece

Com força e vitalidade

Murilo, Jorge de Lima,

Dois poetas de verdade,

Vinicius, nossa Cecília,

Carlos Drummond de Andrade

 

Os poetas dessa fase

Compõem com liberdade

Questionam com vigor

A nossa realidade

A poesia é mais madura

E mais política, é verdade

 

Há uma nova postura

Revelada nos poemas

Os poetas, conscientes,

Vão ampliando os seus temas,

Reflectindo sobre a arte

E também sobre os problemas

 

Já a prosa nos revela

Um aspecto modernista

E aí que aparece

O romance neo-realista

Dentro de uma tendência

Chamada regionalista

 

No Nordeste aparecem

Escritores geniais

Todos eles elaboram

Os romances sociais

Obras que são baseadas

Naqueles factos reais

 

O ano de 28

Para a prosa brasileira

É uma data importante

Altamente mensageira

É quando José Américo

Publica “A Bagaceira”

 

Posteriormente surgem

Os romances verdadeiros

“São Bernardo”, Graciliano;

José Américo, “Coiteiros”;

Raquel de Queiroz, “O Quinze”;

E José Lins, “Cangaceiros”

 

Os autores nordestinos

Buscam o facto real

Mostram um Brasil diferente,

Faminto, sujo, rural,

Onde há seca, miséria

E injustiça social

 

Jorge Amado é outro nome

Que tem valor literário

Escritor participante,

Político e panfletário,

Com “Cacau” buscou fazer

Um romance proletário

 

E lá no Sul aparece

Um escritor de talento

O nosso Érico Veríssimo

Que com o passar do tempo.

Escreveu, “Musica ao Longe”

“Clarissa”, “O Tempo e o Vento”

 

No ano 45

Encerra-se o dinamismo

Das duas primeiras fases

Que agiram com brilhantismo

E a partir dessa data

Começa o Pós-Modernismo

 

Surge uma poesia feita

Por intelectuais

Dispostos a retornarem

Às fontes tradicionais

Colocando em primeiro plano

Os elementos formais

 

Toda essa geração nega

A liberdade formal,

A sátira, a ironia,

De maneira especial

Dela salvou-se apenas

O poeta João Cabral

 

João Cabral de Melo Neto

Vate que se descortina

“Engenheiro da palavra”,

Uma força nordestina

Autor de “Pedra do Sono”

E “Morte e Vida Severina”

 

Sua poesia revela

Três grandes preocupações

O Nordeste, sua gente,

Suas ricas tradições;

As paisagens da Espanha;

A arte, suas acções

 

Um aspecto importante

É a prosa pós-modernista

Guimarães Rosa aparece

Na linha regionalista,

Clarice Lispector e Lygia

Fagundes na intimista

 

O realismo fantástico

Com pontos interessantes,

Tem em J. J. Veiga

Um dos bons representantes

Ele que é o autor de

“A hora dos ruminantes”

 

De nossa literatura

Aspectos pude mostrar

Se o aluno pretende

O assunto estudar,

Monte uma bibliografia

E comece a pesquisar

 

 

Ivaldo Nóbrega, A História da Literatura Brasileira em versos, João Pessoa-PB, Unigraf, 1988.


***


APRESENTAÇÃO

 

A dificuldade que o aluno de 2.º grau sente em aprender literatura através da extensa prosa dos livros didáticos foi o principal motivo que me levou a versejar a história de nossa literatura Trata-se de uma síntese da história da literatura brasileira, destinada ao aluno de 2.º grau, para que ele possa conhecer a origem e o desenvolvimento de nossa literatura através de um método mais fácil. É um trabalho didático, que trata de um assunto erudito de maneira popular, desenvolvido numa linguagem simples, adequada à realidade linguística do aluno.

Para a elaboração da síntese, utilizei a sextilha como forma poética, modalidade composta de seis versos heptassílabos, rimando os versos pares entre si, sendo bastante usada pelos poetas populares, tanto na cantoria oral quanto nos folhetos de cordel. Quanto ao assunto propriamente dito, segui a periodização literária proposta pela maioria dos estudiosos do assunto, partindo do Período Informativo para o Pós-Modernismo, relacionando a produção com o contexto histórico-cultural, caracterizando cada estilo e citando os principais autores com suas respectivas obras.

São cento e quarenta e nove sextilhas, nas quais o aluno encontrará informações valiosas, que o ajudarão a conhecer melhor as nossas manifestações literárias.

Que fique bem claro, finalmente, que este trabalho não tem como objetivo substituir o livro didático, mas servir de suporte ao aluno, para que ele, na cadência dos versos populares, desperte o gosto pela leitura e pela pesquisa de nossa literatura.

O aluno que pretenda uma informação mais ampla sobre o assunto versejado, deverá procurá-la na bibliografia especializada. 

João Pessoa — 1988 

Ivaldo Nóbrega




CARREIRO, José. “A História da Literatura Brasileira em Versos”. Portugal, Folha de Poesia, 09-09-2020. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2020/09/historia-da-literatura-brasileira-em.html



sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Roger Wolfe


 

NADA DISTO TEM A MÍNIMA IMPORTÂNCIA

 

É novembro e sinto-me como o proverbial

canário de uma mina

de carvão.

 

As folhas das árvores

são lentamente corroídas pela chuva

ácida, pelo monóxido.

 

O ar da tarde pesa

e sopesa a minha cabeça

como uma longa

e viscosa ressaca.

 

Nada disto tem

a mínima

importância.

 

Acendo um cigarro e peço

ao barman outra

San Miguel.

 

A noite

promete ser

muito longa.

 

 

A VERDADE, FINALMENTE

 

Todo o dia

a querer escrever este poema

e agora não recordo

o que supostamente

devia dizer.

Os bons escritores - nunca é demais

repeti-lo - são aqueles

que sabem sempre, exatamente,

quando não devem escrever.

Mas esse

evidentemente

não é o meu caso.

 

 

AMOR, LOUCO

 

                                                      Traz-me

novas ofertas e presentes todos os dias,

cuidados, lembranças, ninharias

que com grande esmero conservo

no baú do coração.

É tudo tão temo

e patético ao mesmo tempo.

 

Como impedir-lhe

estas pequenas alegrias, estes caprichos?

Como dizer-lhe que na verdade não preciso

deles, que não lhes darei uso

jamais?

 

                             Que nem ela é um Rei Mago

nem eu sou Jesus Cristo

nem estamos em Belém?

 

 


DEMOCRACIA

 

Outra maldita tarde

de domingo, uma dessas

tardes que um dia escolherei

para me pendurar

do último prego flamejante

da minha angústia.

Pela rua

famílias com crianças,

pais e mães

de faces rosadas, satisfeitos

pelo recém-cumprido

dever eleitoral;

gente debruçada sobre rádios

que vomitam números, percentagens

em bases de dados.

Cordeiros a caminho do matadouro

dando a escolher a arma

ao magarefe.

 

 

AS DUAS RAMEIRAS

 

Todas as mulheres de que não me aproveitei

visitam os meus melhores sonhos,

os meus piores pesadelos.

Levanto-me de pau feito

todas as manhãs.

Tomo ginseng e vitaminas

A, B, C, D e E.

Depois fumo um cigarro

e sento-me ao computador

a teclar poemas como este

à espera das duas rameiras mais infames

da terra: a Fama e a Morte.

Só me resta a esperança

de que não venham, as puras, as duas

de mão dada.

 

 

DESCULPAS DE MAU PAGADOR

 

O aborrecimento

pode matar

um homem

e para esse problema

existem diversas soluções:

dinheiro

mulheres

álcool

drogas

arte...;

nenhuma

delas

ao meu alcance,

como se pode comprovar.

Por isso

precisamente

estou aqui.

Qual é a

tua desculpa?

 

 

A POESIA

 

A poesia de uma mãe que grita da varanda

chamando os filhos para a mesa.

A poesia de um rádio que toca do outro lado

de uma janela entreaberta.

A poesia de um mendigo curvado à frente de um chapéu

no passeio, à espera de esmola.

A poesia de um charco quase seco entre as pedras.

A poesia de uma mulher que se levanta da cama

e procura às apalpadelas o sutiã na penumbra.

A poesia de um cão que se espreguiça

bocejando numa esteira.

A poesia de um televisor silenciado

enquanto se ouve música e os corpos se afastam.

A poesia de uma rua a meio da tarde

em cujo extremo há uma fresta de luz que se projeta

sobre o mar, atravessada pelos tombos de um bêbado.

A poesia de uma voz ao telefone.

A poesia de um autocarro que sobe a avenida

cheio de gente ensimesmada.

A poesia de um velho e desdentado vagabundo

emborcando um pacote de vinho na escadaria de uma igreja.

A poesia de uma mancha de óleo na calçada.

A poesia de um gordo que se agacha

com um cigarro entre os lábios

para atar os sapatos ao fundo do balcão.

A poesia de uma velha que retoca a maquilhagem

ao espelho.

A poesia de umas mãos que quase não são as minhas

sondando (seduzindo?) o teclado…

 

Toda esta poesia que nunca cabe num poema.

 

 

O AMOR, SUPONHO

 

Tenho pensado escrever

um poema de amor

dedicado à minha mulher

mas a verdade é que não sei

porquê, ponho-me

incrivelmente triste e os poemas

de amor nunca foram coisa que me corresse

muito bem - ou quem sabe se nunca

os tentei muito a sério -;

suponho que o amor

deve ser

como esses raríssimos instantes

de felicidade:

se por um momento

os tens

eu diria

que não convém

perderes tempo

com poemas.

 

 

ARTIGO NÃO SUJEITO À LEGISLAÇÃO EM VIGOR

 

Os poemas?

Alguns funcionam,

outros não.

Se o que queres

é uma garantia,

então compra um televisor.

 

 

POEMA ENCONTRADO NO CESTO DE PAPÉIS

 

Conheço todos os argumentos.

Conheço todos os contra-argumentos.

Conheço a futilidade da vida.

Conheço a fome, a sede, a ânsia.

A alegria.

O amor? Também.

O desamor. A sorte e o azar.

Tropeço todos os dias na mesma pedra.

Tropeço todos os dias na mesma pedra.

Tropeço todos os dias na mesma pedra.

E no fim já nem sabemos

se havia alguma pedra ou se tropeçamos

por hábito, por amor à arte,

porque não sabemos fazer mais nada.

Porque o homem é um animal que tropeça.

Porque não sabemos fazer mais nada.

 

Roger Wolfe, Fazer o Trabalho Sujo.

Seleção, tradução e prólogo de Luís Pedroso. Língua Morta, 2020

 

Roger Wolfe nasceu em Westerham, Inglaterra, em 1962, mas vive em Espanha desde a infância, tendo residido em várias cidades – atualmente, em Madrid. É um poeta que enquadram no estilo do Realismo Sujo, embora tal designação possa ser um pouco redutora. A sua poesia utiliza uma linguagem direta, toma-nos de assalto, alternando entre descargas de revolta, a observação das falhas e fragilidades humanas e momentos de contemplação. Alternando entre a raiva e, até, momentos de ternura. Encontramos nela por vezes um humor ácido que frequentemente se volta contra o próprio poeta. Estreou-se em 1986 com Diecisiete poemas, contando já doze livros inéditos de poesia, mas também ensaio e prosa, num percurso que é dos mais importantes contemporâneos da poesia espanhola.

 

Luís Pedroso

https://escamandro.wordpress.com/2020/02/04/roger-wolfe-1962-por-luis-pedroso/

 


CARREIRO, José. “Roger Wolfe”. Portugal, Folha de Poesia, 28-08-2020. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2020/08/roger-wolfe.html


quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Pedro Mexia - entrevista P2, verão 2020

 


Pedro Mexia: “Ouço professores catedráticos dizerem coisas que antes ouvia dizer a abades minhotos”

A biografia é extensa: poeta, cronista, editor, dramaturgo, crítico literário, tradutor, comentador, assessor do Presidente da República. Aos 47 anos Pedro Mexia assume uma dispersão de interesses que o impede de querer ser especialista em alguma coisa. Um generalista incomodado com o recrudescer do moralismo na arte e nos comportamentos.

  

Um dia normal numa Lisboa quase deserta num mês de Agosto de um ano que não é como os outros. Parece a deserção de um “recolher obrigatório”. A imagem é dada pelo entrevistado. Está de pé, máscara no rosto, no minúsculo jardim Camilo Castelo Branco, esquina as Av. Duque de Loulé com a Rua Rodrigues Sampaio. É preciso encontrar um lugar para uma conversa sem um guião definido. A vida, os interesses, o último livro, as crónicas, as impressões sobre o momento actual. Pedro Mexia caminha agora com um saco de jornais e livros, como quase sempre que anda pela cidade, na rua que dava para as traseiras da antiga sede do Diário de Notícias, o jornal onde publicou os primeiros textos. 

Nasceu numa Lisboa diferente, em 1972, estudou Direito, nunca exerceu. Seria a escrita, marcada pela diversidade de interesses, da literatura ao cinema, mas também sobre a música, as artes plásticas, a cultura e todas as ligações artísticas, ou o comentário político a fazer dele um dos nomes mais lidos e interventivos da sua geração. Chamaram-lhe intelectual. Ele não se revê na palavra. “Sou uma pessoa que lê muitos livros”, diz. O resto faz parte de um auto-retrato pouco ficcionado, mas cheio de coisas falsas, como todos os auto-retratos.

No prefácio de Imagens Imaginadas (Tinta da China, 2019) Rui Chafes apresenta-o como um flâneur, sobretudo na cidade de Lisboa. Revê-se na definição? 
Já vi mais. Mas há muitos textos em que o motivo era alguém — eu — a andar pela cidade e a apanhar fragmentos, conversas, histórias, personagens. Uma parte importante do que escrevi enquadra-se nessa tipologia, criada pelo Baudelaire, do sujeito a passear pela cidade. Talvez não seja o registo mais proeminente do que escrevo agora.

O que mudou?
A cidade tornou-se mais turística. Tenho uma opinião positiva de Lisboa do ponto de vista da gestão autárquica, mas o facto de o turismo ser uma monocultura tem consequências na vida de uma cidade. Estamos a sentir isso. A cidade até pode estar mais arranjada, recuperada, mas as marcas de uma cidade antiga, com cafés, livrarias, lojas históricas, tendem a desaparecer ou a ser uma espécie de recordação quase longínqua. Uma das características de uma cidade como Lisboa é não só aquilo que frequentamos, mas o que faz parte da paisagem, e há uma espécie de homogeneização que torna menos interessante andar pela cidade. Por outro lado, à medida que a minha biblioteca cresceu, tornei-me mais livresco. Passo ainda mais tempo a ler. Boa parte dos textos dos últimos anos são muito livrescos.

Como viu a cidade deserta? Andou por aí?
Andei. Tenho de fazer uma distinção entre o olhar puramente estético e o olhar humano. É uma Lisboa como nunca tínhamos visto e há nisso um fascínio estético. Mas não é possível esquecer o contexto. Não é a Lisboa deserta num Agosto normal em que as pessoas estão de férias É uma desertificação de recolher obrigatório que conhecemos de imagens de tempos de guerra. Não podemos deixar que a estética nos tolde o olhar sobre o que está a acontecer. Nalguns momentos, ao ver algumas imagens, senti que a minha ligação à cidade se reforçou. Se havia zanga, houve uma espécie de reconciliação, no sentido em que isto é mesmo a minha casa.

Anda menos pela cidade, a escrita é cada vez mais uma reacção à leitura?
Sim. Sempre li muito; não sei se leio mais, mas leio mais coisas. Ainda estou a descobrir autores, o que é óptimo. Não ficar com os autores que se gosta desde a adolescência.

Começou a escrever publicamente há uns anos...
No DN Jovem, em 1990, mas profissionalmente, em 1998.

E rapidamente o apresentaram como uma espécie de intelectual da sua geração. O que é que isso significou?
Não faço a mínima ideia. Ainda hoje não tenho nenhuma relação com essa palavra. Não fico contente por a usarem; também não a sinto como insultuosa, embora haja pessoas que a possam usar nos dois sentidos. Mas não me reconheço nela, não procuro ser isso. É uma palavra que aparece muitas vezes, mas acho que significa aquilo que antigamente se chamava literato. Sou uma pessoa que lê muitos livros e que passa boa parte da sua vida a ler. Se isso é um intelectual, há milhões de intelectuais.

Não terá também a ver com uma dispersão de interesses?
Sim, sim. Esta semana, no programa que faço na rádio com a Inês Meneses [PBX], estava a falar do livro do Isaiah Berlin, O Ouriço e a Raposa, um ensaio a partir de um fragmento de um poema de Arquíloco, segundo o qual a raposa sabe muitas coisas e o ouriço sabe uma coisa muito importante. Nessa dicotomia, sou claramente uma raposa. Prefiro saber alguma coisa de muitas coisas do que ser um especialista numa coisa. Nunca quis ser um especialista em nada. Conheço pessoas que sabem tudo sobre poesia portuguesa do século XVI e nunca viram um filme do John Ford. Isso, para mim, não faz sentido.

Porquê?
O que me interessa na cultura são as ligações; é o facto de as artes estarem em diálogo umas com as outras. Uma pessoa que vai ver um filme do Godard e não sabe nada de pintura ou de literatura perde dois terços das referências. Gosto de ter uma visão o mais possível alargada. O defeito da visão alargada é que, por natureza, não pode ser profunda. Não é possível conhecer muita coisa profundamente. Há pessoas muito cultas que o último filme de que falam é O Padrinho ou coisa do género. Nunca vão ao cinema. Isto não é um juízo sobre elas, é uma opção minha de tentar ser o mais possível generalista com os riscos de não profundidade.

Nunca há esforço para abarcar essa generalidade?
Há coisas que me esforço por ler. No campo da política ou das ideias ou da filosofia houve muitas coisas que me esforcei para ler porque achei que era importante, e outras, desisti.

Quais? Quem?
Tantos filósofos... O Husserl, tentei ler e não consegui; o Lacan é um desafio gigantesco, até por causa da prosa; mas de vez em quando vou ler porque acho que é importante e acontece ficar fascinado. Como o Freud que é um escritor maravilhoso, mesmo que se ache que o que diz não faz sentido, ou é ultrapassado. Aí ganha-se mais do que simplesmente ter o conhecimento teórico. Tento ler sobre muitos assuntos, muitas vezes por razões informativas. Esta semana comecei a ler um autor de quem tinha lido um livro há muitos anos, o Ernest Gellner; vi uma referência, comprei um livro dele de que gostei muito e comecei a comprar livros, ainda por cima estão baratíssimos em segunda mão.

Costuma fazer essa perseguição a um autor quando gosta?
Sim, sim, e a Amazon, para isso, é terrível. As livrarias online. Durante anos consegui manter-me longe das drogas duras que são os alfarrabistas, mas agora comecei verdadeiramente. Tinha medo porque sabia que era fatal.

O seu último livro é sobre pintores, pintura, fotografia, e sempre com grande ênfase no auto-retrato.
Gosto muito de auto-retratos. São exercícios curiosos. As pessoas mais introspectivas são, potencialmente, quem sabe mais sobre si mesmas e, no entanto, os auto-retratos são falsos. É um paradoxo muito engraçado. Num auto-retrato do Bonard ele aparece como pugilista. Há pequenos detalhes que nos fazem ter a noção de que o auto-retrato, como a criação literária e artística em geral, sabe mais do que o próprio artista, incluindo sobre si próprio. Há qualquer coisa que se manifesta no acto criativo que não estava previamente decidida. No Imagens Imaginadas, ao contrário do livro de textos sobre cinema e dos textos sobre literatura, nem de perto nem de longe se pretendem textos críticos.


Logo-caricatura, in "Governo Sombra", SIC, 2020


Nesse livro elabora uma espécie de auto-retrato, no texto “Photomaton”: “Cabelo em recuo, testa alta, feições assimétricas, olhos azuis, vincados e cansados, palidez, cara rotunda, barba mal semeada, boca indecisa, aspecto ausente. Eis a minha memória imediata.” Isso leva-me à construção da sua imagem. A sua escrita refere esse persona e ela aparece nas entrevistas. Uma persona que construiu e deixa construir, autodepreciativa, pessimista, nostálgica, velha.
[Risos] Eu sei.

Não alimenta isso?
Muitas coisas que as pessoas tendem a perguntar nas entrevistas são ou repescadas de entrevistas anteriores ou são Polaroids de uma coisa que já não é verdade. Há pessoas que dizem assim: “Os seus poemas sobre poesia centram-se na cidade de Lisboa.” Isso é verdade num livro, mas não é verdade em geral. Não são verdades genéricas e generalizadas. A certa altura cria-se um efeito bola de neve. As pessoas presumem sempre uma espécie de grau de ficcionalidade que não existe. Não há nenhuma ficcionalidade no que escrevo. 

Porque não escreve ficção? Disse que é por não tem imaginação. 
Não tenho imaginação. Só seria capaz de escrever uma ficção completamente decalcada de pessoas e factos e isso parece-me eticamente discutível. Se se for o Saul Bellow uma pessoa pode-se safar com isso, mas de Saul Bellow... Acho que até gostaria de fazer isso, mas não, nunca farei. 

Voltando à imagem, criou uma persona bizarra? Alguém que não é como quase ninguém da sua geração e apesar disso teve sucesso.
É capaz de ser verdade, uma espécie de bizarria. Não tenho as mesmas opiniões da maioria das pessoas da minha geração. Mas isso é um facto e não tem valor a não ser estatístico. Não é por ter opiniões diferentes nem uma mundividência diferente que me torno interessante. A escrita não é um retrato fiel daquilo que a pessoa é. Geralmente é até um retrato melhorado.

Sente falta do registo diarístico dos blogues?
Sinto muita falta. Não o faço porque isso tem de ser feito com constância. Num diário publicado não se pode fazer um post por mês, não faz sentido. Tenho demasiadas coisas. Até ver não voltarei a ter um blogue.

Disse: “Tenho demasiadas coisas.” É outra vez a dispersão. Escreve, é editor, é assessor do presidente da República, tem um programa de rádio, um programa de televisão que lhe deu um reconhecimento público que nenhuma outra actividade foi capaz.
A televisão não se pode comparar com nada. A visibilidade tem aspectos positivos e negativos. O aspecto mais negativo é isso canibalizar tudo o resto; parece ser a única coisa que faço. Mas costumo dar o exemplo: se o Vitorino Nemésio, que era o Vitorino Nemésio, se queixava disso, daí para baixo também nos podemos queixar do mesmo. E era uma televisão de outro tempo, um senhor a conversar.

Isso leva-me a um texto sobre a sua infância nos anos 70 a que atribui uma imagem: uma espécie de longa tarde de sábado a ver séries de televisão.
Sim, com alcatifas e iogurteiras. Quando os anos 70 acabaram eu tinha oito anos, e os anos 70 na minha memória são um bocadinho como os adultos do Charlie Brown, uma coisa a fazer ronhonhonhó. Não estão a dizer nada, mas existem, fazem uns ruídos. Tenho uma visão assim um bocadinho aborrecida desses primeiros anos de vida e dessa época. Não é um retrato sociológico da década de 70, onde estavam a acontecer coisas importantes. As coisas marcantes para mim aconteceram em final dos anos 80 e meados dos anos 90, os anos da faculdade. 

Se tivesse uma imagem para esses anos, qual seria?
Aí já tenho a noção do mundo. Nos anos 90 era maior de idade e lembro-me de muitas coisas. Lembro-me da política... Noutro dia comecei a fazer uma lista dos meus álbuns favoritos de pop-rock e apercebi-me de que eram todos de 91, 92, 93... Há coisas maravilhosas anteriores a isso, mas esses, além de serem muito bons, correspondem a uma fase muito importante: ouvi-os quando saíram. Não sou capaz de dar uma imagem de nada imaginário porque tenho demasiadas imagens reais.

Na sua biografia aparece sobretudo como poeta e cronista. Durante algum tempo disse que gostava de ser sobretudo um poeta...
De tudo o que escrevo, o que é mais importante para mim — ou foi — é a poesia. Não é necessariamente, entre o que faço, o que é mais interessante. Se formos ver pelo reconhecimento, não é o que tem mais reconhecimento. Durante uns tempos foram os blogues, porque calhou estar numa das primeiras vagas e isso marcou muito, mas os blogues hoje já são uma recordação

Compara os blogues aos broadsheet. 
Não me lembrava disso, mas é uma coisa já um bocadinho arcaica. Quanto às crónicas, sei que tenho leitores e um feedback de pessoas muito diferentes.

Tem registos também diferentes.
Sim, e há vários registos de crónica que não quero fazer ou que não sei fazer. 

Por exemplo?
Não sei fazer crónicas ficcionais. Há pessoas que escrevem crónicas que, na verdade, são contos. Não sei fazer isso. E fiz crónicas muito ostensivamente autobiográficas. Agora não faço nem tenho muita vontade de fazer.

Porquê?
Porque acho que não interessa a ninguém; que ninguém tem nada com isso, e porque num jornal não é interessante. O protocolo de leitura num jornal não é esse. Mas às vezes faço umas experiências, fiz umas crónicas com colagens de textos, mas não é muito fácil. Houve uma altura em que escrevia algumas crónicas que podiam ser consideradas humorísticas, hoje raramente faço a não ser que o tema seja flagrantemente humorístico.

Gosta desse registo humorístico?
Escrevo sobretudo, com ironia, mas não escrevo humor. Isso é notório no Governo Sombra. Não tenho uma relação apaixonada com a política e o meu tom tende a ser irónico, mas não é humorístico; a gente não se ri. A ironia, nalguns casos, funciona como uma forma de distanciação. Há muitas pessoas que acham que a ironia não tem lugar na política porque acham a política a coisa mais importante do mundo. Não vejo problema em usar a ironia em qualquer tema político. Nós não ironizamos sobre coisas de que gostamos muito, ou pelo menos é-nos mais difícil. Para mim a política é fácil porque a política não é nem será a minha vida. Sinto-me suficientemente distante para ter uma relação mais de toca e foge.

Não ambiciona o poder?
Não. Mas depende o que quer dizer poder. Haver pessoas que vão a uma livraria procurar um livro sobre o qual escrevi é uma influência que me agrada muito e que é mensurável. Tive dois convites [para cargos políticos] que aconteceram em dois momentos, que aceitei e gostei de exercer. Mas é acidental. Não é o essencial da minha vida.

Faz crítica literária há muitos anos. Mudou para pior?
Mudou para pior no sentido em que é menos importante, há menos e menos espaço. Não sei se as pessoas que a fazem são piores, mas o ecossistema mudou e a crítica não tem uma influência decisiva. Noutros momentos, os grandes sucessos e os grandes insucessos não sei se se deveram à crítica. Mas havia um discurso crítico generalizado nos jornais que hoje não há. O mais significativo é quando a crítica reduz significativamente o número de livros sobre os quais escreve e o espaço que tem. A quantidade não é qualidade, mas abaixo de um certo número de caracteres é impossível fazer um discurso crítico.

Lembro-me do Bookcionário do Fernando Assis Pacheco como exemplo de que se pode escrever de forma interessante e crítica sobre livros com muito pouco espaço, mas é um desafio muito grande. Não tenho dúvidas de que é uma área em recuo. Porque a legitimação já não é uma evidência: o que as pessoas tendem a dizer é: “O que é que me interessa a opinião desta pessoa?” Percebo, não concordo, porque há razões para uma pessoa ser melhor do que outra. Porque os jornais e revistas generalistas já não fazem parte do quotidiano das pessoas. Mas se isso é problemático na critica literária, o que dizer da crítica de cinema; é totalmente deslegitimizada pela Internet. As pessoas hoje em dia não conseguem achar que há uma pessoa que viu mais filmes e que os viu melhor, e que sabe mais. Que há uma dimensão objectiva segundo a qual podemos dizer que um escritor ou um cineasta é melhor do que outro. Depois isso fica aberto a discussão e a revisitações periódicas.

Mas podemos dizer com bastante certeza que Fellini é melhor que Sorrentino? Acho que sim e explicar porquê. Um especialista é uma pessoa localizada, com os seus gostos, as suas circunstâncias, nalguns casos a sua ideologia. Quando leio alguém regularmente, sei isso e dou o devido desconto. Não faz sentido não ler uma pessoa sobre política e dizer que não vou ligar ao que diz porque não concordo com ela. Não concordar é normal. Lerei se for uma pessoa que acho que tem características de observação, de estilo, de argúcia, que me fazem querer ler. 

Está a pensar em alguém?
Não, mas aconteceu-me agora ler As Crónicas do [Nuno] Brederode Santos. Neste sentido parece ter uma contra-indicação: era um partisan político, escrevia do ponto de vista do Partido Socialista e, no entanto, as crónicas são maravilhosas. Mesmo que não se partilhe o posicionamento ou as ideias. Ele suplanta o que podia ser uma limitação, ao ponto de certos textos serem quase mais literatura do que política. Por exemplo, quando ele tem aquela obsessão pelo Cavaco e ele se torna uma espécie de personagem do Rabelais ou coisa do género.

A propósito da fruição da arte, refere em Imagens Imaginadas o fotógrafo e caricaturista Nadar e de uma espécie de poética muito dele feita de luz e empatia. É uma boa síntese do que obra de arte é capaz de lhe suscitar?
Empatia, certamente. Na relação com os objectos artísticos não estou a imaginar qual a alternativa. Significa relacionarmo-nos de alguma maneira com aquilo; aquilo dizer-nos alguma coisa. Se leio um texto e não me diz nada, pode ser uma obra-prima, mas há obras-primas pelas quais não tenho empatia. Várias!

Por exemplo?
Walt Whitman. Não tenho qualquer empatia pelo Whitman. É um dos maiores poetas americanos e um dos maiores poetas, ponto. Mas todo aquele entusiasmo me é estranho... Ou o teatro do Brecht. Não se trata de pôr em causa nem Whitman nem o Brecht. Noutros casos a minha empatia é from the word go...

Outro exemplo?
O Tchékov. Tudo o que Tchékov diz me é familiar, me interessa, e ele tem uma obra gigante. Isto não é um critério absoluto. Não significa que Tchékov seja melhor que Brecht ou que Eliot é melhor que Whitman. Às vezes são afinidades de gosto, de tom, de ideias. É um valor na adesão pessoal. Num autor como o [Harold] Pinter tudo me interessa. É duvidoso que seja um critério crítico, mas é um critério humano: há uma relação entre aquilo e a nossa vida. Sou muito céptico em achar que há uma proximidade muito grande entre a literatura e a vida. Isso pode levar a patologias graves, mas há alguma. Não são puros exercícios. Se daí nasce luz? Pode nascer nevoeiro, mais do que luz. 

Tem escrito sobre a relação entre estética e moral. No último texto do livro fala do belo e do bom e do belo muitas vezes tomado como bom, no que isso pode ter de pernicioso: a bondade do belo. É um tema actual.
Para mim é muito clara — e fiquei-me no Kant — a autonomia da obra de arte, da obra estética. Uma obra de arte deve ser julgada por valores artísticos, independentemente das ideias expressas ou implícitas, ou da biografia do autor. Há uma contestação à Elizabeth Bishop como homenageada da FLIP, em Paraty, ela que foi uma das mais extraordinárias poetas americanas, e viveu no Brasil, e cuja companheira era brasileira, tudo porque numa carta ela exprimiu simpatia pela ditadura militar. Estamos já a vários níveis da obra. Não é um poema. É uma carta pessoal. Como não faz sentido julgar os filmes do Polanski pelo que ele certamente fez e os filmes do Woody Allen pelo que ele hipoteticamente terá feito. Percebo a angústia que isso gera em algumas pessoas. Isso era pacífico há umas décadas, até se elogiava essa dimensão; o Genet, dava um certo picante que tivesse uma vida à margem da lei. Isso para mim é pacífico, sendo hoje muito controverso.

O que não é pacífico é a ligação, na nossa vida, entre o belo e o bom. Sendo essa ligação falsa, temos que ter um bocadinho a ilusão de que o belo e o bom podem ser a mesma coisa. Empiricamente não me parece. Fui um crente nessa ideia durante muito tempo, hoje não acredito, mas é importante acreditar nisso, pelo menos durante um tempo, ou até certo ponto; saber que não é assim, mas fazer como se fosse, com algumas precauções. É uma ideia demasiado boa para a atirar fora.

A religião, a religiosidade são temas recorrentes no que escreve, a fé não. Porquê?
A fé não é argumentável. Não falo nisso não por ser uma espécie de reduto inviolável, mas porque não é muito passível, pelo menos para mim, de produzir um discurso. A religião é muito argumentável. Tem a ver com comportamentos humanos, com práticas, com decisões. Pode-se falar de religião como de política. A fé baseia-se em imponderáveis. Gosto muito da ideia do Pascal “é uma hipótese”. Mas o papel das religiões nas sociedades interessa-me bastante. Muitas reacções que estamos a viver em relação a obras de arte e a comportamentos são impulsos religiosos desviados.

Ouço professores catedráticos dizer coisas que antes ouvia dizer a abades minhotos: “Não, isso não pode ser porque isto é imoral.” Conheço os abades minhotos e conheço as pessoas que têm objecções morais a livros e a filmes. É a clássica censura religiosa sobre os comportamentos. Vemos, na universidade, um hiper-investimento na moralização, sobretudo na universidade americana. A mais letal das investidas é a investigação da biografia para fazer um juízo sobre a obra. Isso não vai deixar pedra sobre pedra. Não é preciso fazer investigações. Sabemos o suficiente sobre Chaplin e Picasso para os tirar das galerias e das cinematecas se o que estiver em causa não for a sua obra.

Esta semana retiraram o nome de Flannery O'Connor de um dos edifícios de uma universidade dos Estados Unidos porque saiu um texto na New Yorker sobre o racismo na Flannery O'Connor, em cartas. Uma pessoa que leia a ficção da Flannery O'Conner e que abstraia dali uma mensagem racista é maluca da cabeça. As exactas coisas que eram horríveis no passado passaram a ser aceitáveis: as mesmas perseguições, as mesmas listas negras. É muito inquietante.

 

Isabel Lucas (Texto) e Nuno Ferreira Santos (Fotografia), Público, 2020-08-11

 


terça-feira, 18 de agosto de 2020

Súplica, Miguel Torga

 


SÚPLICA

 

Agora que o silêncio é um mar sem ondas,

E que nele posso navegar sem rumo,

Não respondas

Às urgentes perguntas

Que te fiz.

Deixa-me ser feliz

Assim,

Já tão longe de ti como de mim.

Perde-se a vida a desejá-la tanto.

Só soubemos sofrer, enquanto

O nosso amor

Durou.

Mas o tempo passou,

Há calmaria...

Não perturbes a paz que me foi dada.

Ouvir de novo a tua voz seria

Matar a sede com água salgada.

 

Miguel Torga

 

Questionário sobre o poema “Súplica”, de Miguel Torga:

1. A quem se dirige o sujeito poético?

2. Que efeitos produziu o tempo no sujeito poético?

3. O que pretende o sujeito lírico transmitir ao dizer que «Agora que o silêncio é um mar sem ondas»?

3.1. De que forma é que essa ideia é desenvolvida nos três últimos versos?

4. Nos dois últimos versos, é percetível a razão desta súplica. Qual a verdadeira razão para ele desejar que a amada não se aproxime?

5. O último verso da primeira estrofe apresenta uma comparação. Indique a função expressiva desse recurso estilístico.

 

Resolução:

1. O sujeito poético dirige-se a alguém que já amou muito, mas cujo sentimento foi agora apaziguado («…enquanto/ O nosso amor/ Durou»).

2. O tempo permitiu o afastamento dos dois, bem como o atenuar da paixão («Mas o tempo passou, /Há calmaria…») Porém, ele sabe que se ela se aproximar a paixão será ainda maior («Matar a sede com água salgada»).

3. Ele pretende dizer que no momento presente as emoções não magoam, pois, a paixão está tranquila. Porém, esta situação deixa-o sem rumo, sem vida. 3.1. Como o sujeito poético consegue encontrar e equilíbrio afastando-se da paixão que fazia sofrer (“só soubemos sofrer”), ele suplica à amada para não se aproximar de novo, pois essa aproximação ainda seria mais dolorosa.

4. No último verso vemos que a aproximação seria ainda mais dolorosa, pois traria um desejo ainda maior (“sede”), o qual seria sanado com o sofrimento (“água salgada”), ou seja, ainda mais com desejo e paixão.

5. O facto de o sujeito poético se afastar do amor, da paixão por ela, faz com que se afastasse também dele próprio, deixando-se ir “sem rumo”, à deriva pela vida.

 

Fonte: Sebenta Português 12.º ano - Poetas Contemporâneos II, Liliana Vieira Conde © 2016. Disponível em: https://lilianavieira1.wixsite.com/sebentaportugues12/materiais-10-11-12-anos-portugues-e




CARREIRO, José. “Súplica, Miguel Torga”. Portugal, Folha de Poesia, 18-08-2020. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2020/08/suplica-miguel-torga.html



terça-feira, 11 de agosto de 2020

Bach: Variações Goldberg

 


BACH: VARIAÇÕES GOLDBERG

 

A música é só música, eu sei. Não há

outros termos em que falar dela a não ser que

ela mesma seja menos que si mesma. Mas

o caso é que falar de música em tais termos

é como descrever um quadro em cores e formas e volumes, sem

mostrá-lo ou sem sequer havê-lo visto uma única vez.

Vejamo-lo, bem si, calados, vendo. E se a música

for música, ouçamo-la e mais nada. No entanto,

nenhum silêncio recolhido nos persiste além

de alguns minutos. E não dura na memória com

silêncio. Ou se dura, esse silêncio cala

a própria música que adora. Porque a música

não é silêncio mas silêncio que

anuncia ou prenuncia o som e o ritmo.

Se os sons, porém, não são de devaneio,

e sim a inteligência que no abstracto busca

ad infinitum combinações possíveis bem que ilimitadas;

se tudo se organiza como a variada imagem

de uma ideia despojada de sentido;

se tudo soa como a própria liberdade dos acasos lógicos

que os grupos, e os grandes números, e as proporções

conhecem necessários; se tudo repercute como

em cânones cada vez mais complexos que não desenvol-

vem um raciocínio mas o transformam de um si mesmo em si;

se tudo se acumula menos como som que como pedras

esculpidas em volutas brancas e douradas cujos

recantos de sombra são um trompe-l’œil

para que elas mais sejam em paredes curvas ;

se uma alegria é força de viver e de inventar e de

bater nas teclas em cascatas de ordem;

e se tudo existiu na música para que tal triunfo

e dele descende tudo o que de arquitectura

possa existir em notas sem sentido – COMO

não proclamar que essa grandeza imensa

não se comove com íntimos segredos (mesmo implica

que não haja segredo em nada que se faça

a não ser o espanto de fazer-se aquilo),

é como que uma cúpula de som dentro da qual

possamos ter consciência de que o homem é, por vezes,

maior do que si mesmo. E que nada no mundo,

ainda que volte ao tema inicial, repete

o que foi proposto como tema para

se transformar no tempo que contém. Quando, no fim,

aquele tema torna não é para encerrar

num círculo fechado uma odisseia em teclas,

mas para colocar-nos ante a lucidez

de que não há regresso após tanta invenção.

Nem a música, nem nós, somos os mesmos já.

Não porque o tempo passe ou porque a cúpula se erga,

para sempre, entre nós e nós próprios. Não. Mas sim porque

o virtual de um pensamento, se tornou ali

uma evidência: se tornou concreto.

Um concreto de coisas exteriores – e o espanto é esse –

igual ao que de abstracto têm as interiores que o sejam.

Será que alguma vez, senão aqui,

aconteceu tamanha suspensão da realidade a ponto

de real e virtual serem idênticos, e de nós

não sermos mais o quem ouve, mas quem é? A ponto de

nós termos sido música somente.

 

Jorge de Sena, 9 de janeiro de 1966.

Virginia Naughton,  Goldberg Variations
Goldberg Variations, Virginia Naughton



CARREIRO, José. “Bach: Variações Goldberg”. Portugal, Folha de Poesia, 11-08-2020. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2020/08/bach-variacoes-goldberg.html