segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Retrato ardente, Eugénio de Andrade




RETRATO ARDENTE

 

Entre os teus lábios

é que a loucura acode,

desce à garganta,

invade a água.

 

No teu peito

é que o pólen do fogo

se junta à nascente,

alastra na sombra.

 

Nos teus flancos

é que a fonte começa

a ser rio de abelhas,

rumor de tigre.

 

Da cintura aos joelhos

é que a areia queima,

o sol é secreto,

cego o silêncio.

 

Deita-te comigo.

Ilumina meus vidros.

Entre lábios e lábios

toda a música é minha.

 

Eugénio de Andrade, Obscuro Domínio (1972)

 

 


POESIA DO CORPO

 

Na poesia de Eugénio de Andrade a importância do corpo constitui um dos mais divulgados lugares comuns do ponto de vista da receção da sua obra. O próprio poeta, em 1979, no livro Rosto Precário confirma esta perceção relativamente à sua poética, ao afirmar o seguinte: «na minha poesia o corpo insurge-se, diz coisas despropositadas, põe-se a blasfemar, chegando a pretender-se metáfora do universo».

 

Atenta nas seguintes linhas de leitura propostas por Paula Morão:

 

- Veja como este é o simultâneo «retrato» de um Eu e um Tu; um Tu retratado nas partes do corpo e nos efeitos que produz sobre o Eu; um Eu que não só enuncia o Tu mas se enuncia reagindo, por marcas aparentemente impessoalizadas que se resolvem na «música» do último verso, condensando a «loucura», o «rumor», o «queimar».

 

- Esta simultaneidade Eu/Tu é apenas um dos estigmas de excesso presentes no poema. Note outros, como a progressão «desce» - v. 3; «invade» - v. 4, «se junta» - v. 7, «alastra» - v. 8, e a anulação de diferenças (como em «... pólen do fogo/se junta à nascente...»·- fogo e água con-fundem-se).

 

- Note ainda que a progressão no desejo tem a ver com a série «lábios»-«garganta»-«peito»-«flancos» e «da cintura aos joelhos» que omite a zona que «queima», deixando-a como zona inter-dita, na atitude do voyeur; a sugestão é bem mais eficaz que a visão em termos de erotismo, como diz Roland Barthes: «o lugar mais erótico de um corpo não é o ponto em que o vestuário se entreabre? [...] é a intermitência [...] ... que é erótica: a da pele que cintila entre duas peças (as calças e a camisola), entre duas margens (a camisa entreaberta, a luva e a manga) [...]». (O Prazer do Texto, Lisboa, Edições 70, s/d; p. 44.)

 

- Veja que a última estrofe define melhor o desejo como produto da relação amorosa, mas dá ao «Retrato» a dimensão «Ardente»: «iluminar», ter a «música», é saber que o espaço «Entre lábios e lábios» é definido por «lábios teus» (v. 1) e «meus» - para te percorrer o corpo e para te dizer, para te possuir no corpo e no dizer o corpo, instituindo a palavra como potência (também) sexual, o poema como «Retrato Ardente», como «Corpo Habitado».

 

Poemas de Eugénio de Andrade - O Homem, a Terra, a Palavra. Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária de Paula Morão. Lisboa: Seara Nova/Editorial Comunicação, 1981


PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

 

 


CARREIRO, José. “Retrato ardente, Eugénio de Andrade”. Portugal, Folha de Poesia, 15-02-2021. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2021/02/retrato-ardente-eugenio-de-andrade.html


Sem comentários: