sexta-feira, 8 de maio de 2020

Barcas novas - variações de uma cantiga de Joan Zorro

Em Lixboa, sobre lo mar  |  Joan Zorro




A cantiga de amigo “Em Lixboa, sobre lo mar” (texto que a seguir transcreve, integrado num poema do século XX) encontra-se registada nos cancioneiros B (Biblioteca Nacional, nº 1157) e V (Vaticana, nº 759).
Trata-se de uma cantiga de amigo (marinha), de dístico de rima toante (í-o e á-o), com refrão composto de duas partes (uma intercalada entre o 1º e o 2º verso do dístico e a outra no final da estrofe): fala a donzela (namorada) da sua decisão ou desejo de ir ver o barco / navio, que o rei mandou preparar para uma missão e nela deseja partir com o seu amigo. É seu autor João Zorro, o jogral de Lisboa e do Tejo (viveu certamente durante o reinado de D. Dinis), e sobretudo das suas barcas, tão bem evocadas no século XX por Fiama Hasse Pais Brandão. https://estrolabio.blogs.sapo.pt/394297.html

Em Lixboa, sobre lo mar,
barcas novas mandei lavrar,
       ai mia senhor veelida!

Em Lixboa, sobre lo lez,
barcas novas mandei fazer,
       ai mia senhor veelida!

Barcas novas mandei lavrar
e no mar as mandei deitar,
       ai mia senhor veelida!

Barcas novas mandei fazer
e no mar as mandei meter,
       ai mia senhor veelida!

                           João Zorro

Lisboa tem suas barcas
agora lavradas de armas

Lisboa tem barcas novas
agora lavradas de homens

Barcas novas levam guerra
as armas não lavram terra

São de guerra as barcas novas
no mar deitadas com homens

Barcas novas são mandadas
sobre o mar com suas armas

Não lavram terra com elas
os homens com sua guerra

Nelas mandaram meter
os homens com sua guerra

Ao mar mandaram as barcas
novas lavradas de armas

Em Lisboa sobre o mar
armas novas são mandadas.

Fiama Hasse Pais Brandão, Barcas Novas, Lisboa: Editora Ulisseia, 1967, p.9.


Tópicos de análise:
  • Estrutura formal do poema e sua relação com o conteúdo;
  • Poema de intervenção;
  • Relações intratextuais com a lírica trovadoresca;
  • Atualidade do tema.


Sobre o poema “Barcas novas”, de FHPB:
Este poema é constituído por dois poemas para mostrar o próprio processo de recriação:  o segundo poema retoma a forma da Cantiga de Amigo e canta o sentimento de dor e tristeza causado pela  partida dos soldados para a guerra colonial. O ritmo e a repetição das palavras produzem um jogo de sentidos  que mostram que a Guerra não tem sentido. Este poema  faz referência a uma fase dolorosa da história de Portugal: a Guerra Colonial.

Fiama Hasse Pais Brandão toma como epígrafe um poema antigo – mais especificamente uma cantiga de amor de João Zorro (B 1151ª-1152ª, V 754) – que, citado integralmente, se incorpora ao texto do presente como parte essencial dele.
Inicialmente, somos levados a ler esse poema a partir dos con­ceitos de dialogismo e bivocalidade propostos por Bakhtin (2008). Em um movimento paródico, o poema de Fiama toma o texto de João Zorro como ponto de partida, e, usando o mesmo vocabulário e o mesmo estilo da Cantiga de Amor original, cria com ela um diálogo no qual se contra­põem perspectivas passadas e presentes. Na epígrafe, é dado um tema, o do trabalho humano ligado ao mar que se materializa na forma de barcas; no desenvolvimento feito por Fiama, as barcas são qualificadas, não são barcas quaisquer, mas barcas lavradas de armas que partem para destruir. Assim, o segundo texto propõe em relação ao primeiro uma mudança significati­va: nele o lavrar do poema base – que tem o teor de sacrifício, trabalho e também de oferenda (afinal as barcas parecem estar sendo ofertadas à bela senhora aludida no refrão) – se faz presente, mas ganha por complemento uma série de novos objetos perversos e malignos. Em um movimento de contínuas substituições, que mimetiza em parte a estrutura paralelística da cantiga de Zorro,5 a autora termina por fazer com que todos esses termos – a saber, homens, armas, barcas e guerra – se equivalham ao final. O re­sultado é um suplemento de sentido que subverte a integridade do poema original: o que está aqui em questão não é mais um trabalho que gera valor (barcas), mas um trabalho que produz só perda e morte, uma vez que é um trabalho de guerra.
O contexto português, no qual ambas as produções se inserem, torna essa contraposição particularmente significativa. Lembremos que o trabalho com o mar é uma das tradições mais fortes desse país que é rico em litoral e pobre em terras agricultáveis. Assim, ao se colocarem frente a frente, os dois poemas mostram dois lados (ou ainda, dois momentos) de uma discussão maior que toca questões relativas a história e a identidade nacional portuguesa. No primeiro desses momentos, teríamos represen­tado o mundo da tradição: um mundo no qual os objetos são produzidos a partir de saberes e técnicas aprendidas com os antepassados, carregam uma experiência humana e comunitária, inserindo-se de maneira integra­da na vida daqueles que os fabricam e utilizam. Nesse mundo, o poeta, que naturalmente se vincula ao seu meio, aos costumes orais do seu povo e à memória herdada do passado, lembra muito o próprio artesão em seu fazer (BENJAMIN, 1980, p. 63). Em oposição direta e contrária a isso, temos, no segundo momento, o mundo moderno do trabalho reificante e alienado. Aqui, não está em questão a manufatura de um novo objeto que se integra a seu meio (como a barca, que depois de pronta ganha o mar e toca o coração da bela dama do refrão); o lavrar invocado por Fiama não indica um fazer real, mas é metáfora de um antitrabalho (o trabalho de destruição que já mencionamos acima).
O que Fiama Hasse Paes Brandão nos mostra – e a disposição dos dois blocos de texto na página sugere justamente isso – é que os gestos en­cenados por ela e por Zorro em seus respectivos poemas são equivalentes e complementares. No momento em que o povo português coloca seus barcos no mar, descobre o caminho para as Índias e posteriormente para a América, ele inaugura a empresa colonial. Com ela tem início um grande movimento socioeconômico que culminará não só na subversão de todo um modo de produção tradicional,6 mas, em última instância, na própria guerra.
O que temos aqui, ao final das contas, é um modo único de in­vocar poeticamente uma obra do cânone. Segundo nossa interpretação, o texto de João Zorro não entra aqui como simples ponto de diálogo, ou como referência a ser ratificada ou desconstruída. Ao citar na integralidade a cantiga e dar a ela um espaço na página equivalente a do seu próprio texto, Fiama a conclama, com toda a sua força, a vir integrar o tempo presente. O resultado é que ela passa a ter, dentro do poema, o mesmo estatuto que os versos da poeta portuguesa, com os quais se conjuga então para formar algo novo. Opostas e espelhadas, a Cantiga de João Zorro e as estrofes de Fiama se unem como as duas metades de um mesmo problema para for­mar então o texto maior que é “Barcas novas”.

O mar, a nau, a batalha: a sobrevivência das formas na Antologia da memória poética da Guerra Colonial, Lisa Carvalho Vasconcellos. ABRIL – Revista do NEPA/UFF, Niterói, v.10, n.20, p. 79-90, jan.-jun. 2018






Atentemos, agora, noutra variação contemporânea a partir da cantiga do jogral medieval. 

EM LISBOA, SOBRE O MAR
Cantiga à maneira de Joan Zorro

Em Lisboa, sobre o mar,
minha senhora tão linda,
barcas novas vou lavrar
e dentro delas cantar
uma canção que não finda.

Nessas barcas, sobre o mar,
esta cantiga tão linda
em Lisboa vou cantar,
Senhora, por te louvar
Queria uma vida infinda.

Barcas novas vou levar,
senhora minha, tão linda,
e nessas águas cantar
em teu louvor, sobre o mar,
uma canção de atafinda.

Uma canção sobre 0 mar,
minha senhora tão linda,
Em Lisboa vou cantar
Apenas por te louvar
Meu coração pulsa ainda.

José Rodrigues de Paiva, O breve fulgor do tempo: poesia reunida
Companhia Editora de Pernambuco - Cepe, 2019
 
A cantiga é, na verdade, uma forma medieva "equivalente à cansó provençal ou à chanson francesa", uma estrutura poética tradicionalmente destinada ao canto e à instrumentação. À maneira de Joan Zorro — trovador que viveu entre o final do século XIII e o início do século XIV —, José Rodrigues de Paiva utiliza a quintilha com o esquema rimático ABAAB e o verso heptassilábico, a redondilha maior, medida que, como leciona Amorim de Carvalho (1904-1976) em Teoria geral da versificação, é o verso "[...] por excelência das canções populares e dos nossos romanceiros. De grande maleabilidade, pela sua acentuação incerta, presta-se a todas as expressões emocionais e a todos os temas." A composição evoca o mar lisboeta com as suas barcas. Enquanto trovador, o sujeito lírico louva a beleza da senhora. Mas exalta, também, como num metapoema moderno, o seu próprio canto. 
Partindo da cantiga medieva de João Zorro, organizada em dois pares de dísticos de paralelismo semântico — anafóricos e intercomunicantes (o 2º v. do 1º é o 1º do 3º e o 2º do 2º é o 1º v. do 3º), unificados pelo refrão, José Rodrigues de Paiva cria o seu poema — Em Lisboa sobre o mar. 
Mantém um verso tradicional, a redondilha maior, mas amplia a estrofe e o seu número. Opta, assim, pela quintilha, elaborando quatro, e funda a intertextualidade, prendendo-se de imediato ao 1.9 verso e disseminando vocábulos que configuram uma ordem lexemática de marinha ou barcarola: barcas novas. 
O sujeito poético entra num discurso dialógico mitigado: distribui pelo poema uma série de apóstrofes que, recorrentemente, constroem uma cantiga de amor: minha senhora tão linda, Senhora, senhora minha, minha senhora tão linda. De notar que é na circularidade da 1.ª, na força expressiva da sua função emotiva, que o texto se conclui. O movimento de adoração é verdadeiramente em anábase, uma vez que ao ritmo contínuo dos três versos finais se soma a declaração do trovador moderno: 
Apenas por te louvar
Meu coração pulsa ainda
 
Misto de cantiga de amor e de barcarola ou marinha, o poema de José Rodrigues sugere o fluxo e refluxo das águas, o seu movimento dual, não só por meio do isomorfismo, mas também do esquema rimático regular, igualmente dual: a / . A rima predominante é em vogal oral aberta, seguida de consoante líquida, em palavras oxítonas, e sugere liberdade, ausência de fronteiras, vontade ilimitada de cantar, de louvar, de unir ao mar o amor. A rima em vogal nasal in , muito mais intimista, frui a beleza da amada cujo louvor quer levar até ao fim, usando o nome do artifício poético medieval da atafinda. Cria-se um ritmo encantatório.
O trovador do século XX, cônscio da função especular da sua poesia, do seu amor nela refletido, inscreve na trama textual fios de metalinguagem, desde cantar — presença nas quatro quintilhas — até canção e cantiga como seu objeto interno. A sua hipervalorização prolonga-se sucessivamente — que não finda; tão linda; de atafinda. Bem no coração do poema, o eu lírico aspira a uma vida infinda, reencontrando, talvez, a expressiva sabedoria camoniana — para tão grande amor, tão curta a vida.
 
A poesia da Geração 65, Marcos Alexandre Faber.
Companhia Editora de Pernambuco - Cepe, 2019



CARREIRO, José. “Barcas novas - variações de uma cantiga de Joan Zorro”. Portugal, Folha de Poesia, 08-05-2020. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2020/05/barcas-novas-variacoes-de-uma-cantiga.html


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