quarta-feira, 27 de maio de 2020

Como fazer um poema visual



A poesia visual, para além de trabalhar a polissemia das palavras, explora também significados associados à disposição das palavras na folha.



POEMA VISUAL 0 – CALIGRAMA / WORD ART

O termo caligrama refere-se a um texto, habitualmente um poema, em que há uma associação entre a disposição gráfica das palavras e/ou letras e o seu conteúdo.

Por exemplo, no caso do poema de Ronaldo Azeredo, a repetição da letra -v- e a forma como esta preenche a página remetem para a ideia de velocidade, que corresponde à palavra que é trabalhada.



No caligrama «Escada», de Jaime Salazar Sampaio, a disposição das linhas e das palavras representa uma escada e o seu patamar. Através da metáfora utilizada na expressão «escada forrada de palavras» associa-se a realidade das palavras à realidade da escada através da representação de uma imagem em que as palavras acompanham os degraus. Quando se chega ao patamar, volta-se rapidamente ao ponto de partida.



Explora tua criatividade, desenhando caligramas com as tuas palavras ou utilizando formas pré-definidas que se relacionem com o tema que pretendes desenvolver:

  • Por exemplo, escolhe um objeto para ser o tema do teu poema. Boas sugestões para iniciantes podem ser animais ou comidas favoritas.

  • Desenha um contorno simples no papel ou no computador. Se estiveres a usar o papel, desenha com um lápis, não com uma caneta.

  • Escreve o teu poema normalmente. Tenta descrever como o assunto te faz sentir. As palavras serão encaixadas no teu desenho, portanto, não o tornes muito longo (entre 6 a 12 linhas é, provavelmente, um bom tamanho).

NÃO É OBRIGATÓRIO RIMAR!

  • Escreve (a lápis ou no computador) o teu poema dentro da forma. Não há problema se ainda não couber bem dentro dos limites, porque é aqui que descobres se precisas aumentar ou diminuir a escrita.

  • Decide se precisas aumentar ou diminuir a tua escrita em certas partes do desenho, então apaga o teu primeiro rascunho e escreve o poema novamente. Podes repetir este procedimento até ficares satisfeito com o resultado.

  • Por fim, apaga o contorno da tua forma, de modo que sejam apenas as palavras do teu poema que criam a imagem! Se estavas escrevendo a lápis, agora podes passar as palavras com a caneta!  (https://www.poetry4kids.com/lessons/how-to-write-a-concrete-poem)


Para criares o teu poema, à maneira dos poetas “concretistas”, podes também utilizar um gerador de poesia visual ("Wordcloud generator" ou "Nuvem de Palavras"disponível nas hiperligações a seguir:





POEMA VISUAL 1 – CORTAR PALAVRAS

Pega em algo que escreveste recentemente.
Pode ser uma nota ou uma mensagem de texto (sms).
Extrai um fragmento do texto.
Podes reescrevê-lo, imprimi-lo e recortá-lo.
Junta as palavras novamente para criar um poema.

Até que ponto a alteração das palavras te permite enfatizar as partes importantes do poema?

Os primeiros artistas que criaram poemas desta maneira quebraram muitas regras e conceitos pré-concebidos sobre a escrita poética. 

"Tipografia Bizzeffe", Ardengo Soffici


POEMA VISUAL 2 – APROPRIAÇÃO

Apropriação: a prática de incorporar elementos de um trabalho literário ou visual pré-existente com a finalidade de criar um novo objeto artístico.

Carrie Mae Weems, no exemplo que se segue, apropriou-se de fotografias de afro-americanos do séc. XIX.

"From Here I Saw Happened And I Cried" (1995)

A artista ampliou e reimprimiu as fotografias em vermelho, reenquadrando-as com as suas próprias palavras gravadas em vidro.
Weems justapõe o texto e a imagem para criar algo novo.
Por causa dessas mudanças, como experiencias o retrato de forma diferente?

Seleciona uma fotografia importante para ti e transforma-a, utilizando um editor de imagem (saturação da cor, luminosidade, contraste, nitidez…).
A seguir, sobrepõe as tuas próprias palavras à imagem, isto é, diz algo importante sobre a tua fotografia. (Que mistério estará oculto na frase poética que criaste?)





POEMA VISUAL 3 – COLAGEM

Recorta figura(s) ou objeto(s) de fotografia(s).
Combina as imagens de uma maneira que nunca verias na vida real.
Atribui um título ao trabalho, com as palavras selecionadas numa citação favorita, filme ou poema.


Como é que um título emprestado altera o significado de uma obra de arte?

Onde vês mais poesia visual?
Onde vês poesia visual na tua vida?


Fonte: «How to Make a Visual Poem», The J. Paul Getty Museum, 2013 (adaptado)




Poderás também gostar de:








CARREIRO, José. “Como fazer um poema visual”. Portugal, Folha de Poesia, 27-05-2020. Disponível em https://folhadepoesia.blogspot.com/2020/05/como-fazer-um-poema-visual-getty-museum.html


Sem comentários: