terça-feira, 25 de abril de 2023

fatalidade, liberdade e libertação

José Pedro Serra, Professor e pesquisador português que se dedica aos estudos clássicos, destaca dois aspetos do mito de Édipo que o tornam relevante para a reflexão filosófica: a oposição entre a fatalidade e a liberdade, e o equívoco ou o erro de juízo.

 

Édipo e a Esfinge (480-470 a.C.) Museu Gregoriano Etrusco

Sobre a oposição entre a fatalidade (o constrangimento) e a liberdade, José Pedro Serra, afirma o seguinte: «Sei bem que hoje somos todos muito orgulhosos e muito imprudentemente confiantes na nossa liberdade.

O século XIX, ao dizer ‘quando se abre uma escola, fecha-se uma prisão’, manifestava, inocentemente e ingenuamente também, toda a importância do meio social.

A psicanálise, ao contrário, descentrou o Homem de si próprio, isto é, fez com que a sua consciência seja já o resultado de pulsões inconscientes que a determinam.

E sabemos lá hoje quantas determinações genéticas, hereditárias, ainda modulam a nossa liberdade.

Por mim, não proclamo tão orgulhosamente essa via da liberdade, quanto muito a ela prefiro a via progressiva da libertação, o que é bem diferente.

 

O segundo aspeto tem a ver já não tanto com este aspeto da liberdade, mas com uma outra coisa que é o equívoco, isto é, o erro de juízo.

Foi ao errar no juízo que Édipo determinou a sua própria sorte.

Ora, o erro de juízo é a fatalidade do nosso ser finito, uma vez que é a nossa finitude que, em última análise, nos faz sempre ter um conhecimento precário de qualquer coisa que nos rodeia. Na verdade, nós sabemos sempre muito pouco acerca de tudo (para não dizer que, em última análise, não sabemos nada).

E é essa tragédia do vagabundear como fantasmas, decidindo coisas que, em última análise, se mostram exatamente contrárias a tudo o que nós pensámos e nós deliberámos, é isso mesmo que se ergue também na tragédia de Édipo (O rei Édipo, de Sófocles).»

(Texto transcrito a partir do episódio “O Mito de Édipo”, in MYTHOS, temporada 1, episódio 22, RTP2, 24-04-2023. Disponível em https://www.rtp.pt/play/p10954/e687125/mythos).

 

José Pedro Serra, MYTHOS

 

Na exposição acima transcrita, o Professor José Pedro Serra questiona a confiança excessiva na liberdade humana, que pode ser limitada e condicionada por fatores sociais, pulsões inconscientes e determinações genéticas.

Este pesquisador também propõe uma distinção entre liberdade e libertação. Segundo ele, a liberdade seria um estado absoluto e ideal, que não leva em conta as circunstâncias históricas e individuais de cada pessoa. Já a libertação seria um processo gradual e relativo, que implica a superaração das opressões e dos constrangimentos que impedem o desenvolvimento humano.

Assim, a afirmação de que a "via progressiva da libertação" é preferível à "via da liberdade" deve ser entendida como um apelo para que a luta pela liberdade esteja sempre conectada à luta pela libertação, e que a liberdade individual só será significativa se estiver enraizada num compromisso mais amplo com a justiça social.

Nesse sentido, a ideia de "via progressiva da libertação" pode ser uma abordagem mais realista e útil para lidar com as questões de liberdade e opressão. Essa abordagem enfatiza a importância de lutar contra as limitações que restringem a liberdade humana, em vez de simplesmente afirmar a existência de uma liberdade total e incondicional.

 

Ele também aponta para a tragédia da finitude humana, que nos impede de ter um conhecimento pleno da realidade e nos faz agir muitas vezes contra os nossos próprios interesses.

Neste sentido, Serra discute a questão do equívoco ou erro de juízo, que é uma forma de fatalidade que nos pode levar a determinar o nosso próprio destino. Por isso, o Professor faz referência ao mito de Édipo, que é uma história clássica sobre a tragédia que pode ocorrer quando tomamos decisões com base em informações limitadas ou equivocadas.

Em última análise, o texto explora a tensão entre a nossa capacidade de escolha e as limitações impostas pela nossa condição humana.

  

https://www.parlamento.pt/Paginas/2023/abril/25-de-Abril-2023.aspx


 


CARREIRO, José. “fatalidade, liberdade e libertação”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 25-04-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/04/fatalidade-liberdade-e-libertacao.html


Sem comentários: