Pormenor de Ofélia, 1851–1852, John Everett Millais |
A seguinte
estrofe do poema Gozo e Dor, de Almeida Garrett, é um exemplo de
que a arte transmite sentimentos.
Dói-me a alma, sim; e a tristeza
Vaga, inerte e sem motivo,
No coração me poisou.
Absorto em tua beleza,
Não sei se morro ou se vivo,
Porque a vida me parou.
Será que toda a arte transmite sentimentos?
Na sua
resposta:
–
identifique, referindo o seu nome, a teoria da arte segundo a qual toda a arte
transmite sentimentos;
– apresente
inequivocamente a sua posição;
– argumente
a favor da sua posição.
Cenário de resposta
A resposta
integra os aspetos seguintes, ou outros igualmente relevantes.
Identificação
da teoria da arte segundo a qual toda a arte transmite sentimentos:
− teoria
expressivista da arte OU teoria da arte como expressão.
Apresentação
inequívoca de uma posição de concordância, total ou parcial, ou de
discordância, total ou parcial, relativamente à teoria expressivista da arte.
Justificação
da posição defendida:
− No caso de
o examinando concordar com a teoria expressivista da arte:
• a arte é uma expressão intencional de
emoções sentidas pelo artista, as quais são clarificadas e transmitidas a um
público por meio de linhas, cores, ações, palavras ou sons;
• para algo ser uma obra de arte, é
necessário que o artista sinta, clarifique e transmita um estado emocional a um
público;
• qualquer obra de arte tem de ser
capaz de nos emocionar, e o artista é alguém que lida essencialmente com
emoções;
• as pessoas subscrevem implicitamente
esta teoria quando criticam uma obra de arte por não as comover ou por as deixar
indiferentes, sublinhando a íntima relação entre arte e emoção.
− No caso de o
examinando não concordar com a teoria expressivista da arte:
• muitos artistas afirmam não ter tido
a intenção de comunicar emoções nas suas obras;
• há obras complexas, como algumas
obras de ficção, em que diferentes personagens geram diferentes tipos de
emoções nas pessoas, sendo implausível que o autor tenha experimentado todas
essas emoções;
• os artistas e o seu público não têm
de partilhar um estado emocional; por exemplo, muitos atores estão mais
preocupados em gerar uma certa emoção no público do que em sentir genuinamente
essa emoção;
• despertar emoções pode ser uma
questão de usar as formas adequadas, sem que o artista precise de sentir essas
emoções; por exemplo, um escritor de livros de terror pode não ter sentido
terror, mas saber como causá-lo nos leitores por meio das formas literárias
adequadas a esse fim;
• a definição de arte como expressão é
demasiado restritiva, excluindo da arte um vasto conjunto de obras geralmente
aceites como tal, como é o caso, por exemplo, de obras de arte conceptual.
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