terça-feira, 9 de junho de 2015

Se estou só, quero não estar, Fernando Pessoa









5





10


Se estou só, quero não ‘star,
Se não ‘stou, quero ‘star só,
Enfim, quero sempre estar
Da maneira que não estou.

Ser feliz é ser aquele.
E aquele não é feliz,
Porque pensa dentro dele
E não dentro do que eu quis.

A gente faz o que quer
Daquilo que não é nada,
Mas falha se o não fizer,
Fica perdido na estrada.

 

2-7-1931

Fernando Pessoa, Poesia 1931-1935 e não datada, ed. Manuela Parreira da Silva, Ana Maria Freitas, Madalena Dine. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

 


Linhas de leitura do poema “Se estou só, quero não ‘star”, de Fernando Pessoa

  • Tema: busca incessante do “eu”; inconformismo do “eu”; insatisfação do “eu”.

 

  • Na primeira quadra, o sujeito poético está inquieto porque não se sente bem seja só, seja acompanhado: quando está só, deseja ter companhia; quando está com os outros, deseja estar só, o que o leva a concluir (“Enfim”) que quer sempre estar como não está.

 

  • Na segunda quadra, considera que para ser feliz tem de deixar de ser ele próprio (“eu”) para passar a ser outra pessoa (“aquele”); mas, no fundo, o outro não é feliz porque não é ele que sente essa felicidade.

 

  • Na terceira quadra, o sujeito poético parece advertir para a possibilidade de se ficar “perdido na estrada” (perdido na vida), caso se deixe de fazer o que se quer daquilo que não é nada. «Fica perdido na estrada» o que não sabe o que fazer à vida, o que com ela se relaciona mal.

 

Intertextualidade

Ouve a canção «Estou Além», do primeiro disco de António Variações, editado em formato single e maxi-single, em 1982:



Este sentimento de descontentamento constante traduz-se, no ser humano, em angústia e desalento, o que é claramente negativo. Porém, esta insatisfação também poderá, positivamente, ser o motor de mudanças e avanços que fogem ao conformismo e acomodamento relativamente ao já conhecido.

 

Assinala o único elemento que não é comum entre a letra da canção «Estou Além» (de António Variações) e o poema «Se estou só, quero não 'star» (de Fernando Pessoa):

a) Conflito interior

b) Instabilidade emocional

c) Insatisfação

d) Solidão

e) Angústia existencial

 

Resposta: d)

Bibliografia: Entre Palavras - Português 9.º Ano, António Vilas-Boas e Manuel Vieira, Sebenta, 2013; Letras & Companhia - Português 9.º Ano, Carla Marques e Inês Silva, Edições Asa, 2013; (Para)Textos - Português 9.º Ano, Ana Paiva et alii, Porto Editora, 2013.

 

 

Poderá também gostar de:

Fernando Pessoa - Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da obra de Fernando Pessoa, por José Carreiro. 


 


“Se estou só, quero não estar, Fernando Pessoa” in Folha de Poesia, José Carreiro. Portugal, 09-06-2015. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2015/06/ser-aquele.html


Sem comentários: