O
professor lê poesia aos alunos todos os dias; Encoraja os alunos a lerem eles
próprios poesia; Apresenta diferentes livros de poema; Propõe a elaboração de
coletâneas de poemas (pessoais, por tema, por poeta, for forma…); Atribui um
lugar específico para os poemas na sala de aula (canto/placard /parede
de poesia…); Promove interpretações e reações diversas através do diálogo, da
música, da dança e da expressão corporal, dramática, plástica…; Compara poemas
e/ou poetas; Proporciona a descoberta de recursos poéticos (estilísticos e
outros); Cria um ambiente propício à leitura e criação de poesia; Proporciona
momentos de produção individual e coletiva; Promove a leitura em voz alta, a
publicação e a exposição.
“Oficina
de Poesia”, Helena Carvalho Borges. Comunicação apresentada no I
Encontro do LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português) - Ensinar Português hoje: problemas e desafios. Universidade de Aveiro, 2011-07-08.
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