Um recital de poesia nunca acontece em dupla, mas em três ou bem mais participantes. E escutar e assistir ao poema apresentado junto com outras pessoas, faz a mensagem ter outras conotações. A troca de poesia falada entre pessoas pode ter muitos formatos, mas em todos eles o lugar em que acontece o evento e a maneira como os participantes se organizam e interagem são de fundamental importância. Tão importantes que fundam poéticas próprias desses encontros. […]
Qualquer evento de poesia falada é uma grande compilação de poemas composta por vozes e corpos diferentes num mesmo lugar, durante algumas horas. As performances se juntam umas às outras: a poesia acontece através das pessoas. É assim um jogo, um ritual, uma terapia coletiva, um manifesto. Em vez de livro e leitor sozinhos a dois – vozes e olhares de três ou mais participantes: falas intercaladas, trocadas, conversadas, mais o contexto, o local e o acaso.
A estrutura que ordena o encontro é o esteio por onde os poemas em performances vão se suceder, mantendo o elo de unidade do evento. […] Organizações diferentes geram recitais diferentes entre si. Como o facto de o evento ser uma lista ou uma roda de poesia, ou de ter um Mestre de Cerimónias mais ou menos centralizador ou permissivo. A temática e a cultura do recital geram normas implícitas que têm efeito sobre o conteúdo e a forma da poesia trocada nestes ambientes.
Além de atentar à sua estrutura, é importante observar os diferentes estilos de performances pessoais dos principais atores de cada evento. Ainda, entre a análise da corpoeticidade do recital e aquela de cada um dos poetas que se apresentam, observar o diálogo que acontece no nível da performance entre os criadores que recitam. […]
“Corpoeticidades dos saraus de poesia”, André Telles do Rosário. Revista Z Cultural (Revista do programa avançado de cultura contemporânea). Ano IX, n.º 02, 2015. ISSN 1980 9921
Realizar um sarau com a
turma
Objetivos:
•
Desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas.
•
Conhecer um repertório de poemas por meio da leitura feita pelo professor e por
si mesmo.
•
Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que
marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem.
•
Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida,
trajetória e principais obras.
•
Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural.
•
Participar ativamente da organização e realização de um sarau.
•
Declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto, ao público e à
situação de comunicação.
Material:
•
livros e sites de poesias;
•
vídeos e áudios de pessoas experientes declamando poemas.
Sugestão de encaminhamento:
Apresentação
da proposta
Um
bom jeito de começar é ler ou declamar um ou mais poemas para a turma e, em
seguida, conversar sobre esses poemas e sobre outros que eles conheçam. Ao
final, proponha a realização de um sarau, que poderá ser destinado ao público
escolar ou aberto às pessoas da comunidade. Para isso, você pode pedir aos
alunos que pesquisem o que é um sarau, como se organiza, além de pesquisarem
poemas e trazer os que mais lhes agradarem para compartilhar com o grupo.
Ampliação
de repertório
Nas
aulas seguintes, é interessante trazer poemas de estilos e autores variados
para apresentar aos alunos.
Você
pode ler/declamar ou trazer áudios e/ou vídeos de pessoas experientes
declamando. Caso conheçam poetas locais ou pessoas da comunidade afeitas a esse
tipo de atividade, será muito enriquecedor convidá-los para se apresentar à
turma.
É
interessante fazer parceria com o responsável pela biblioteca ou sala de
leitura da escola, ou ainda com a biblioteca municipal ou o centro cultural
mais próximo, apresentando a proposta que está desenvolvendo.
Você
pode combinar algumas visitas periódicas a esses ou outros locais de difusão da
cultura letrada para ampliar as possibilidades de contato com diferentes estilos
de poesia e outros gêneros literários.
Estimule
os alunos a ler e/ou declamar os poemas selecionados por eles. Nessas aulas é
importante garantir um tempo para comentários: por que escolheram determinado poema,
o que sabem sobre o autor, o que acham do estilo do poema, a comparação com
outros poemas ou estilos conhecidos pela turma até agora. Outra estratégia para
instigar a participação dos alunos é, após a leitura, relembrar alguns trechos
escolhidos pelo professor ou que chamaram a atenção dos alunos, ressaltando
alguns aspetos: a beleza de uma expressão; a brincadeira com os sons; as
possibilidades de significado de determinados trechos ou do poema todo; o entendimento
de uma metáfora usada etc.
Procure
favorecer a reflexão sobre esse gênero textual: como são criados os efeitos
sonoros em determinados poemas; a regularidade da métrica de muitos deles; a
musicalidade gerada por meio da repetição de sons; os diferentes sentidos e
climas criados pela repetição de palavras ou versos, ou por recursos como
metáforas e comparações; o poema como expressão de sentimentos diversos e por
vezes contraditórios, desde amor, amizade, até revolta, contrariedade, ódio.
Seleção
de repertório
Essas
audições seguidas das conversas contribuirão para que, pouco a pouco, os alunos
descubram seus estilos, temas e autores preferidos. Ao mesmo tempo que ampliam
seu repertório poético, eles já podem ir escolhendo os poemas que querem
apresentar no sarau. Deixe-os à vontade para escolher se preferem ler em voz
alta ou memorizar um poema e declamá-lo de forma mais dramática, coletiva ou
individualmente.
É
interessante oferecer algumas estratégias de memorização. Por exemplo: declamar
ou ler para os alunos o poema inteiro durante alguns dias consecutivos;
declamar e pedir que repitam verso por verso; declamar junto com os alunos à
medida que vão memorizando o texto; ouvir declamações de poetas ao vivo ou em áudio;
um aluno ler poemas em voz alta, fazendo pausas para que os demais repitam cada
trecho. Clique aqui para ler
mais dicas.
Ensaios
A
ideia de se apresentar publicamente pode intimidar alguns alunos. Para garantir
que eles se saiam bem nessa empreitada, é preciso ensaiar com a classe e
conversar sobre suas atuações para que se aperfeiçoem pouco a pouco e se sintam
mais à vontade com a exibição no dia do sarau.
Combine
com a turma dias da semana nos quais dois ou três alunos recitam um poema para
os demais.
Caso
tenham selecionado o mesmo poema, não há problema, pois o que importa nesse
momento é que assumam lugar semelhante ao que ocuparão no dia do sarau. Após os
ensaios, estimule o grupo a tecer comentários, enfatizando o que cada colega
revelou de bom em sua apresentação e dando dicas do que pode ser melhorado.
Por
fim, oriente a turma a organizar o repertório que vão apresentar. Os estudantes
podem optar por ler ou declamar alguns poemas individualmente, outros em
duplas, pequenos grupos ou até apresentar um poema coletivamente.
Além
de decidir se vão ler ou declamar, os jovens podem usar outros recursos na
apresentação, como: instrumentos para marcar o ritmo; imagens estáticas ou em
movimento que possam enriquecer a apresentação do poema; movimentos
sincronizados para enfatizar uma imagem do texto; ou qualquer outra ideia que
lhes tenha surgido, seja inspirados pelo poema, seja com base nas pesquisas
realizadas ou em outros saraus a que tenham assistido. Oriente-os a ensaiar bem
para que esses recursos não comprometam a leitura ou declamação.
Se
houver alunos que tocam instrumentos musicais ou cantam, estimule-os a
apresentar seus talentos e acompanhar as leituras e declamações dos colegas.
Trazer outras modalidades artísticas – como sketchs
teatrais, desenhos, pinturas, esculturas – elaboradas pelos estudantes também
enriquecerá o sarau.
Preparação
Envolva
toda a turma na organização do evento, definindo: o local, o dia e o horário em
que acontecerá; a produção dos convites, as formas de divulgação e quem serão
os convidados; os recursos que serão usados nas apresentações etc. Se forem
utilizar aparelhos para amplificar o som, é necessário treinar o uso do microfone.
É preciso saber: como posicioná-lo diante da boca; a distância que se deve
tomar para que a voz não fique estridente, ou para que não se produzam sons
desagradáveis no meio da fala; como se posicionar caso o microfone esteja num
pedestal; cuidados para não se enroscar no fio, entre outros.
O
grupo deverá divulgar o evento e enviar os convites com pelo menos uma semana
de antecedência. No dia do sarau, o espaço deve estar preparado, conforme o que
tenham combinado, de modo que seja aconchegante e agradável para os convidados
e os "artistas". É interessante decorar o local com poemas ilustrados
pelos alunos ou outras obras artísticas. Um cuidado importante: o palco deve
ter um fundo mais neutro para não desviar a atenção do público daquele que está
se apresentando.
Avaliação
Combine
com a turma um dia para avaliar o evento: oriente que cada um enfoque a própria
atuação, pois assim aparecerão mais os pontos positivos, que favorecem o
fortalecimento da autoestima e a confiança entre o grupo e o professor. Você
pode apresentar, com cuidado, alguns pontos frágeis do evento como um todo (não
em apresentações individuais). Procure destacar os conhecimentos construídos ao
longo de todo o preparo do sarau e o que pode ser aprimorado nos próximos
eventos.
Madalena Monteiro, Plataforma do letramento.
Poderá também gostar de:
→ “Oficina de Poesia”, Helena Carvalho Borges.
Comunicação apresentada no I Encontro do LEIP (Laboratório de Investigação em
Educação em Português) - Ensinar
Português hoje: problemas e desafios. Universidade de
Aveiro, 2011-07-08.
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