sábado, 30 de janeiro de 2021

Soneto: forma de ser e de encontrar-me (Eugénio de Andrade)

Eugénio de Andrade - desenho de Dordio Gomes

 


SONETO

 

Amor desta tarde que arrefeceu

as mãos e os olhos que te dei;

amor exato, vivo, desenhado

a fogo, onde eu próprio me queimei;

 

amor que me destrói e destruiu

a fria arquitetura desta tarde

– só a ti canto, que nem eu já sei

outra forma de ser e de encontrar-me.

 

Só a ti canto que não há razão

para que o frio que me queima os olhos

me trespasse e me suba ao coração;

 

só a ti canto, que não há desastre

de onde não posso ainda erguer-me

para encontrar de novo a tua face.

 

Eugénio de Andrade, Os amantes sem dinheiro, 1950

 

 

O título do poema constitui, em síntese, a decisão do sujeito lírico em centrar-se no que considera estruturante e permanente na sua vida. E o que é tido como essencial é a pulsão para a poesia.

Quanto à circunstância que inspirou o sujeito lírico (o "Amor desta tarde" e "a fria arquitetura desta tarde") é matéria para o poema. Portanto, o soneto é a casa poética escolhida à posteriori pelo eu lírico, uma arquitetura propositadamente rígida para conter aquilo que "queima os olhos" (v. 10).

Então, o que versa o soneto? Sobre a ardência do sujeito lírico que ainda perdura após um encontro amoroso (o "fogo, onde eu próprio me queimei") e, concomitantemente, sobre a pulsão para o "canto", única "forma de ser" e de se encontrar, insistentemente repetida nas três estrofes finais (vv. 7, 9 e 12). Por isso, o título do poema poderia conter a explicitação que consta no verso 8: "Soneto" - "forma de ser e de encontrar-me", sendo que "Soneto" é matéria prima (na forma e no conteúdo) trabalhada para o produto final.


José Carreiro, “Soneto: forma de ser e de encontrar-me (Eugénio de Andrade)”, Folha de Poesia, 2021-01-30. <https://folhadepoesia.blogspot.com/2021/01/soneto-forma-de-ser-e-de-encontrar-me.html> 

 

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER:

 

 

 



CARREIRO, José. “Soneto: forma de ser e de encontrar-me (Eugénio de Andrade)”. Portugal, Folha de Poesia, 30-01-2021. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2021/01/soneto-forma-de-ser-e-de-encontrar-me.html


Sem comentários: