Linhas de leitura:
- Pronuncia repetidamente em voz
alta a frase seguinte: ‑ Ó mãe!
- Lê agora o título do poema de
Mário Cesariny de Vasconcelos e explica as associações que se estabelecem entre
as duas palavras que o compõem.
Apesar de serem
palavras graficamente diferentes, a sua pronúncia aproxima-as.
- Observa o poema e verifica se
essas palavras são recuperadas.
As palavras são
recuperadas na sua totalidade, ou aparecem divididas em sílabas e sons.
- Apresenta várias formas de ler
este poema.
A primeira estrofe
pode ler-se horizontalmente, da esquerda para a direita. Já a segunda estrofe
permite, por vezes, uma leitura horizontal e vertical (de baixo para cima e de
cima para baixo).
- Que efeitos são conseguidos com
a mudança do uso de letras minúsculas para letras maiúsculas?
As letras maiúsculas
sugerem a leitura do poema em voz mais alta do que no caso das minúsculas.
- Identifica as sensações que
tens que associar para entenderes este texto.
Visuais e auditivas.
Proposta de escrita recreativa, expressiva e lúdica:
Escreve um poema que ative um ou
vários sentidos. Pode ser um poema:
- visual: por exemplo, jogos de
palavras, experiências em vídeo, poemas tridimensionais;
- auditivo: por exemplo, jogos de
sonoridades registadas em suporte áudio;
- comestível: por exemplo, poema
feito de biscoitos.
Nota: sugere-se a visualização de
exemplos de poesia experimental, particularmente a poesia animada por computador.
(in P8 Português – 8.º Ano, Ana
Santiago e Sofia Paixão. Lisboa, Texto Editora, 2012)
Poderás também gostar de:
- "Como fazer caligramas", Folha de Poesia, José Carreiro, 2023/11/19.
- "Como fazer um poema visual", Folha de Poesia, José Carreiro, 2020/05/27.
- “pOEsIA VISUAL”, Folha de Poesia, José Carreiro, 2010/12/10.
- “EDD'ORA ADDIO... - MIA SOAVE!...”, Folha de Poesia, José Carreiro, 2010/12/20.
- “poesia lúdica barroca”, Folha de Poesia, José Carreiro, 2010/11/04
- “A Poesia Experimental Portuguesa de Melo e Castro”, Isaac Ramos
- "Progression in Poetry", Innovat Education, Julie Sargent
- "Poetry toolkits", Pie Corbett and John Stannard Primary Writing Project 31 May 2013,
- https://www.pinterest.pt/cacanope/caligrama/
Sem comentários:
Enviar um comentário