Voz: Nuno Lopes, Produções Fictícias, 2005
E TUDO ERA POSSÍVEL
Na
minha juventude antes de ter saído
da
casa de meus pais disposto a viajar
eu
conhecia já o rebentar do mar
das
páginas dos livros que já tinha lido
Chegava
o mês de maio era tudo florido
o
rolo das manhãs punha-se a circular
e
era só ouvir o sonhador falar
da
vida como se ela houvesse acontecido
E
tudo se passava numa outra vida
e
havia para as coisas sempre uma saída
Quando
foi isso? Eu próprio não o sei dizer
Só
sei que tinha o poder duma criança
entre
as coisas e mim havia vizinhança
e
tudo era possível era só querer
Ruy Belo, Homem de Palavra(s), 1970
Redige
um texto, com um mínimo de 70 e um máximo de 100 palavras, em que exponhas uma
leitura do poema.
O
teu texto deve incluir:
- uma parte inicial, em que indiques o título do poema e o nome do seu autor e na qual identifiques o momento da vida que é recordado no poema;
- uma parte de desenvolvimento, em que refiras a importância que o «eu» atribui ao momento que identificaste, justificando a tua interpretação com um elemento do texto e explicando a expressão «o poder duma criança» (verso 12);
- uma parte final, em que identifiques um dos sentimentos dominantes no poema, relacionando esse sentimento com o título.
Cenário de resposta
Apresenta
o texto objeto de leitura, indicando o título do poema e o nome do seu autor:
(a)
«E tudo era possível».
(b)
Ruy Belo.
Identifica
o momento da vida recordado no poema:
(c)
juventude / antes de ter saído da casa dos pais / momento no passado.
Refere
a importância atribuída a esse momento:
(d)
o «eu» considera esse momento da sua vida muito importante.
Justifica
a interpretação com um dos elementos seguintes.
Por
exemplo:
(e)
«era tudo florido» (verso 5) / «havia para as coisas sempre uma saída» (verso
10) / «entre as coisas e mim havia vizinhança» (verso 13) / «tudo era possível
era só querer» (verso 14).
Explica
o significado da expressão.
Por
exemplo:
(f)
esta expressão sugere que, quando se é criança, parece não haver limites.
Identifica
um dos sentimentos dominantes no poema.
Por
exemplo:
(g)
nostalgia / saudade (da juventude) / tristeza (pelo tempo que já passou) / perda
do poder de sonhar.
OU
felicidade
(pela recordação da infância).
Estabelece
uma relação coerente entre o sentimento dominante identificado e o título do
poema.
Por
exemplo:
(h)
evidencia a existência de uma relação de contraste entre o sentimento referido
e o tempo evocado pelo título, em que «tudo era possível».
OU
evidencia
a existência de uma relação de identificação entre o sentimento referido e a
ideia de um poder sem limites, evocada pelo título.
Fonte: Teste Intermédio
de Língua Portuguesa. 9.º Ano de Escolaridade. Decreto Lei n.º 6/2001, de 18 de
Janeiro. Portugal, GAVE, 2010
Ruy Belo (1933-1978)
Doutorado em Direito Canónico pela Universidade
de S. Tomás de Aquino, em Roma, e licenciado em
Filologia Românica e em Direito pela Universidade de Lisboa, lecionou no ensino
secundário e foi leitor de Português na Universidade de Madrid. Foi diretor
literário de uma editora; chefe de redação da revista Rumo; adjunto do Diretor do Serviço de Escolha de Livros do
Ministério da Educação Nacional; bolseiro de investigação da Fundação Calouste
Gulbenkian; tradutor de numerosos autores
franceses e colaborador em várias publicações periódicas. Vítima de um edema
pulmonar, a sua morte precoce, em 1978, colheu de surpresa uma série de
escritores que lhe dedicam, no mesmo ano, uma Homenagem a Ruy Belo.
Iniciada em 1961, mas mantendo-se, na confluência da poesia dos anos 50,
equidistante quer de um dogmatismo neorrealista quer do excesso surrealista,
mas incorporando aquisições dessas duas formas de comunicação estética, para António Ramos Rosa, "A poesia de Ruy Belo é uma incessante
reflexão sobre o tempo e a morte e a incerta identidade do sujeito que em vão
procura o lugar originário onde se encontraria o ser na sua totalidade [...]. A
incerteza e uma profunda frustração, muitas vezes impregnada de uma trágica
ironia, dominam esta procura do lugar ontológico e da degradação
existencial". (Incisões Oblíquas, Lisboa, 1987, p. 66).
Abarcando a crítica irónica da realidade social
e a denúncia das diversas problemáticas que equacionam o homem, desde a sua
vivência espiritual e religiosa até ao envolvimento concreto e existencial, a
poesia de Ruy Belo é uma "forma de intervenção, de compromisso, de luta
por um mundo melhor [...] sem [...] o poeta pactuar com a demagogia, com o
oportunismo que afinal representa não ver primordialmente na arte criação de
beleza, construção de objetos tanto quanto possível belos em si mesmos"
("Nota do Autor" a País Possível, 1973).
Porto Editora – Ruy Belo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora.
[consult. 2021-10-29]. Disponível em
Ruy
Belo | Perfil literário
Representações do contemporâneo
• O poeta apresenta uma sociedade conservadora e antiquada,
profundamente hierarquizada, em que o regime político condiciona os cidadãos.
Ex.: “O portugal futuro”, “Uma vez que já tudo se
perdeu”
• O poeta valoriza na sua obra a temática religiosa, criticando a
Igreja católica por colaborar com o regime, denunciando a sua hipocrisia ao
ignorar os problemas dos mais desfavorecidos.
Ex.: “Nós os vencidos do
catolicismo”, “Versos do pobre católico”
• Muitos poemas apresentam uma reflexão sobre o real quotidiano,
muitas vezes de cariz irónico.
Ex.: “Exercício”, “Algumas proposições com
pássaros e árvores que o poeta remata com uma referência ao coração”
Tradição literária
• Para além das ligações que este poeta estabelece com os
movimentos literários do seu tempo e que se caracterizam pela inovação e
subversão, a sua poesia reflete influências da tradição literária ocidental,
nomeadamente do texto bíblico.
Ex.: “Elogio da amada”, “Cólofon ou epitáfio”
• O poeta recupera ainda a tradição clássica com referências e alusões
a Homero e a Horácio.
Ex.: Toda a terra
• Na perspetiva pessimista da existência humana, na consciência da
efemeridade da vida, verifica-se uma influência da poesia barroca.
Ex.: “Um dia não muito perto não
muito longe”
• Cesário foi também um poeta que influenciou Ruy Belo,
nomeadamente na representação do quotidiano e nas cenas da vida urbana.
Ex.: “Rua do sol de Sant’ana”
• Camilo Pessanha, a dimensão musical e a importância do símbolo
surgem também em alguns poemas.
Ex.: “Morte ao meio-dia”
• A poesia de Fernando Pessoa apresenta ainda traços intertextuais
com a poesia do poeta, nas referências à dor de pensar e no pendor abúlico de
alguns poemas.
Ex.: “Ah, poder ser tu, sendo
eu!” “Os estivadores”
• Retoma o soneto nem sempre rimado, numa variante menos rígida
que a forma tradicional.
Ex.: “E tudo era possível”
Questões-tipo de exame
Figurações do Poeta
• O poeta é alguém que é cidadão e que intervém na sociedade,
através da sua poesia.
Ex.: “Portugal sacro-profano”, “josé o homem dos sonhos”
• O poeta é aquele que evoca a infância como uma forma de
reposição da harmonia.
Ex.: “E tudo era possível”
• O poeta é alguém que sonha um país e um mundo diferentes.
Ex.: “A mão no arado”, “Peregrino e hóspede sobre
a terra”
Arte poética
• O símbolo ganha grande importância na poesia de Ruy Belo: a
“criança” é o futuro, a “casa” é o país, a família.
Ex.: “Oh as casas as casas as
casas”, “Génese e desenvolvimento do poema”
• A sua poesia valoriza a musicalidade das palavras, abdicando dos
vocábulos do
quotidiano.
Ex.: “O Valor do Vento”, “Esta rua é alegre”
• A pontuação é muitas vezes subversiva, libertando a frase das
regras gramaticais.
Ex.: “Autorretrato”, “Cólofon ou epitáfio”
Fonte: Preparar o Exame Nacional - Português 12º ano, Fernanda Bela Delindro e Maria João Pereira. Areal Editores, agosto de 2021. ISBN: 978-989-767-729-8. Disponível em: https://recursos.portoeditora.pt/recurso?id=22081888
CARREIRO, José. “E tudo era possível, Ruy Belo”. Portugal, Folha de Poesia, 29-10-2021. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2021/10/e-tudo-era-possivel-ruy-belo.html
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