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| Grupo Ngola, na Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa |
Não
vale a pena pisar
O
capim não foi plantado
nem
tratado,
e
cresceu. É força
tudo
força
que
vem da força da terra.
Mas
o capim está a arder
e
a força que vem da terra
com
a pujança da queimada
parece
desaparecer.
Mas
não! Basta a primeira chuvada
para
o capim reviver.
Manuel Rui, No
reino de Caliban, Antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa
II, Lisboa, Seara Nova, 1976, p. 318
Texto de apoio:
Na derradeira edição da Mensagem, boletim da Casa dos Estudantes do Império publicado a 6 de setembro de 1965, Manuel Rui legou à posteridade um poema
escrito sob circunstâncias íntimas e simbólicas: redigiu-o sobre uma mesa de
pinho, austera e rústica, que servia de secretária no seu quarto em Coimbra.
Intitulado inicialmente “Não Vale a Pena Pisar”, o texto seria posteriormente
rebatizado como “Nossa Força”, ganhando novas camadas de significado. Nele, o
capim – erva resistente e marginal, não cultivada, não domesticada – emerge
como metáfora pungente dos oprimidos, daqueles que, embora invisibilizados,
carregam em si a força telúrica da resistência.
Ler mais em: “Fazer nascer uma nação”, Joana
Simões Piedade. In: Buala, 14-11-2014. Disponível em: https://www.buala.org/pt/a-ler/fazer-nascer-uma-nacao
Leitura orientada do poema
1. Situação inicial e simbolismo do capim
- Objetivo: Analisar a
metáfora central do poema.
- Perguntas-guia:
- Qual é a situação descrita na primeira estrofe?
- Que características do capim são destacadas
(ex.: origem, resistência)?
- Por que razão o capim pode simbolizar grupos
marginalizados ou explorados?
2. Repetição e ênfase temática
- Objetivo: Explorar o
uso da repetição como recurso expressivo.
- Perguntas-guia:
- Identifique a palavra repetida ao longo do
poema.
- Que ideia central essa repetição reforça?
- Como a repetição da palavra "força" se
relaciona com o ciclo natural do capim?
3. Contraste e estrutura do poema
- Objetivo: Compreender
a oposição entre destruição e renascimento.
- Perguntas-guia:
- Localize a conjunção adversativa (mas)
que marca uma mudança de sentido.
- Que situação negativa e positiva são
introduzidas por essa conjunção?
- Qual é o efeito desse contraste para a mensagem
do poema?
4. Função da frase exclamativa
- Objetivo: Refletir
sobre o tom emocional do poema.
- Perguntas-guia:
- Em que momento do poema surge a frase
exclamativa?
- Que emoção do sujeito poético essa exclamação
revela?
5. Justificação do título
- Objetivo: Sintetizar
a relação entre forma e conteúdo.
- Perguntas-guia:
- Por que o título original ("Não Vale a
Pena Pisar") funciona como um aviso?
- Como a resistência do capim justifica a ideia de
que "não vale a pena pisá-lo"?
6. Conexão com contexto histórico
- Objetivo: Relacionar
o poema com o momento da sua publicação (1965).
- Perguntas-guia:
- Que paralelos podemos fazer entre o capim e os movimentos de resistência política/social?
- Por que razão a data de publicação (próxima ao fecho
da Casa) pode ser significativa?

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