sexta-feira, 19 de julho de 2024

As minhas asas, Almeida Garrett

Poema XIX do Livro Segundo de Flores sem fruto de Almeida Garrett. Lisboa: na Imprensa Nacional, 1845. Disponível em: https://permalinkbnd.bnportugal.gov.pt/records/item/90769-flores-sem-fructo

Acompanha o poema “As minhas asas” de Almeida Garrett e procura responder às seguintes questões.

1. Caracteriza as asas do sujeito poético.

2. Indica quem lhas deu.

3. Enumera as ameaças que, em vão, atentaram contra as suas asas.

4. Assinala o momento de viragem no poema.



 AS MINHAS ASAS


Eu tinha umas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Que, em me eu cansando da terra,
Batia-as, voava ao céu.
— Eram brancas, brancas, brancas,
Como as do anjo que m’as deu:
Eu inocente como elas,
Por isso voava ao céu.

Veio a cobiça da terra,
Vinha para me tentar;
Por seus montes de tesouros
Minhas asas não quis dar.
— Veio a ambição, co’as grandezas,
Vinham para m’as cortar,
Davam-me poder e glória;
Por nenhum preço as quis dar.

Porque as minhas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Em me eu cansando da terra
Batia-as, voava ao céu.

Mas uma noite sem lua
Que eu contemplava as estrelas,
E já suspenso da terra,
Ia voar para elas,
— Deixei descair os olhos
Do céu alto e das estrelas...
Vi, entre a névoa da terra,
Outra luz mais bela que elas.

E as minhas asas brancas,
Asas que um anjo me deu,
Para a terra me pesavam,
Já não se erguiam ao céu.

Cegou-me essa luz funesta
De enfeitiçados amores...
Fatal amor, negra hora
Foi aquela hora de dores!
— Tudo perdi nessa hora
Que provei nos seus amores
O doce fel do deleite,
O acre prazer das dores.

E as minhas asas brancas,
Asas que um anjo me deu
Pena a pena, me caíram...
Nunca mais voei ao céu.

Poema XIX do Livro Segundo de Flores sem fruto de Almeida Garrett. Lisboa: na Imprensa Nacional, 1845. Disponível em: https://permalinkbnd.bnportugal.gov.pt/records/item/90769-flores-sem-fructo

  

Esquema interpretativo do poema “As minhas asas”, de Almeida Garrett


 



Fonte: Projeto #EstudoEmCasa – Aula n.º 48 de Português dos 7.º e 8.º anos sobre os poemas "O papagaio", de Sebastião da Gama, e "As minhas asas", de Almeida Garrett, 2021-05-07.

 Assistir à aula da Professora Tereza Cadete Sampainho, em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7828/e542348/portugues-7-e-8-anos

 

***

Outro questionário sobre o poema “As minhas asas”, de Almeida Garrett

1. Divide o poema em duas partes lógicas.

2. Enumera as tentações a que o sujeito poético resistiu.

3. Identifica aquela à qual sucumbiu.

4. Indica as consequências de ter sucumbido a essa tentação. 

Fonte: Projeto #EstudoEmCasa – Aula n.º 48 de Português dos 7.º e 8.º anos sobre os poemas "O papagaio", de Sebastião da Gama, e "As minhas asas", de Almeida Garrett, 2021-05-07. Disponível em: https://estudoemcasa.dge.mec.pt/2020-2021/7o-e-8o/portugues/48

 

INTERTEXTUALIDADE



Acompanha o tema “Asas”, de Rui Reininho, e regista:

- para que serve as asas;

- o que não se faz às asas;

- quando deixam de ser usadas;

- o que significam.

Fonte: Projeto #EstudoEmCasa – Aula n.º 48 de Português dos 7.º e 8.º anos sobre os poemas "O papagaio", de Sebastião da Gama, e "As minhas asas", de Almeida Garrett, 2021-05-07.

 

ASAS

Asas servem pra voar
Para sonhar ou pra planar
Visitar, espreitar, espiar
Mil casas do luar

As asas não se vão cortar
Asas são pra combater
Num lugar infinito
Num vácuo para ir espiar o ar

Asas são pra proteger
Te pintar, não te esquecer
Visitar-te, olhar, espreitar-te 
Bem alto do luar

E só quando quiseres pousar
A paixão que te roer
É o amor que vês nascer
Sem prazo, idade de acabar
Não há leis para te prender
Aconteça o que acontecer

Mas só quando quiseres pousar
A paixão que te roer
É o novo amor que vês nascer
Sem prazo, idade de acabar

Mas só quando quiseres pousar
A paixão que te roer
É o amor que vês nascer
Sem prazo, idade de acabar

Não há leis para te prender
Aconteça o que acontecer
Não vejo mais pra te prender
Aconteça o que acontecer

Não há leis para te prender
Aconteça o que acontecer

Rui Reininho / GNR 

 

As asas, como mencionadas na letra da canção, têm vários significados, simbolizando a liberdade, os sonhos, a capacidade de explorar e a proteção. Elas representam também a paixão e o amor, e são um símbolo de ausência de limites e de renovação constante.

Para que servem as asas:

As asas servem para voar, sonhar e planar. Elas representam liberdade, a capacidade de transcender limitações e explorar novos horizontes.

Além disso, as asas também podem simbolizar proteção e a capacidade de enfrentar desafios.

O que não se faz às asas:

A letra menciona que “as asas não se vão cortar”. Isso sugere que não devemos restringir nossa liberdade ou nossa capacidade de sonhar e explorar.

Num sentido mais amplo, podemos interpretar isso como não sufocar os nossos desejos e aspirações.

Quando deixam de ser usadas:

As asas deixam de ser usadas quando decidimos “pousar”, ou seja, quando escolhemos parar de voar e enfrentar a realidade.

Isso pode representar momentos em que abandonamos os nossos sonhos ou desistimos de lutar.

O que significam:

As asas simbolizam liberdade, paixão, amor e a busca por algo maior.

Elas também podem representar a dualidade entre o desejo de voar e a necessidade de encontrar um lugar para pousar e se estabelecer.

Em resumo, a letra da canção “Asas” convida-nos a refletir sobre os nossos sonhos, paixões e a importância de manter a nossa capacidade de explorar, mesmo quando enfrentamos desafios e limitações.


Sem comentários: