Salette Tavares, “Aranha”. Tipografia, 40cm x 40 cm.
In “Brin Cadeiras”, Poesia Experimental-1, 1964
In “Brin Cadeiras”, Poesia Experimental-1, 1964
Como fazer caligramas:
passo a passo para criar pOEmaS deSenhadoS
Um caligrama é um poema cujas palavras formam um desenho
relacionado com o seu conteúdo. Nesta atividade, vais explorar a tua
criatividade, desenhando caligramas com as tuas palavras ou utilizando formas
pré-definidas que se relacionem com o tema que pretendes desenvolver.
Para isso, segue as
seguintes etapas:
1. Escolha do tema
Escolhe um tema livre para o teu poema. Pode ser um objeto, um animal, uma comida, uma pessoa, um lugar, um sentimento ou uma ideia que queiras expressar visualmente e poeticamente.
2. Desenho do contorno
Desenha um contorno simples no papel ou no computador, que represente o teu tema. Se estiveres a usar o papel, desenha com um lápis, não com uma caneta. Se estiveres a usar o computador, usa um programa de desenho, como o Paint ou o Gimp. O contorno deve ser claro e fácil de reconhecer.
3. Escrita do poema
Escreve o teu poema normalmente, num documento à parte. Tenta expressar os teus sentimentos em relação ao tema. Podes usar recursos poéticos, como rimas, aliterações, assonâncias, metáforas, comparações, etc. Evita tornar o poema muito longo; entre 6 a 12 linhas é um bom tamanho.
4. Incorporação do poema na forma
Escreve o teu poema dentro do contorno que desenhaste, usando um lápis ou um editor de texto. Não te preocupes se as palavras não couberem bem dentro dos limites, pois podes ajustá-las depois. O importante é que as palavras sigam o formato do desenho e criem um efeito visual interessante. Por exemplo, podes escrever as palavras na horizontal, na vertical, na diagonal, de trás para frente e de cabeça para baixo. Podes repetir as palavras, cortá-las e juntá-las. Também podes usar diferentes tamanhos, cores e tipos de letras, se desejares.
5. Ajustes no tamanho da escrita
Revê o teu caligrama e faz as alterações que achares necessárias. Verifica se o teu caligrama está legível, criativo, original e coerente com o tema. Pede a opinião de um colega ou do professor, se precisares de ajuda. Podes aumentar ou diminuir a tua escrita em certas partes do desenho, para que as palavras se adaptem melhor ao contorno. Podes apagar o teu primeiro rascunho e escrever o poema novamente quantas vezes quiseres até ficares satisfeito com o resultado.
6. Finalização
Apaga o contorno do teu desenho, de modo que sejam apenas as palavras do teu poema que criem a imagem. Se estiveres a usar o computador, podes usar a ferramenta de apagar ou de preencher com a cor de fundo.
Parabéns, acabaste de criar um caligrama!
J O S É C A R R E I R O
A escrita criativa na sala de aula
“A escrita criativa constitui uma das melhores formas de estimular os processos de pensamento, imaginação e divergência”, Elisabete Carnaz, Da criatividade à escrita criativa.
Desenhar com poesia
A escrita de caligramas é uma atividade que envolve diversos processos cognitivos, como a planificação, a textualização e a revisão, que são comuns a qualquer produção escrita. No entanto, a escrita deste tipo de textos também requer uma atenção especial à dimensão visual da linguagem, que implica o uso de recursos como a forma, a cor, a disposição e o tamanho das letras, para criar um efeito de sentido. Estimula também a imaginação e a criatividade, pois permite ao aluno expressar-se de forma original e inovadora, combinando palavras e imagens de acordo com o seu tema, o seu estilo e o seu propósito.
Aprendizagens a privilegiar:
- Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às línguas, à literatura, à música, às artes, às tecnologias (Área de Competência: Linguagens e textos, PASEO).
- Experimentar processos próprios das diferentes formas de arte (Área de Competência: Sensibilidade estética e artística, PASEO).
Avaliação:
- Coerência e harmonia temática: existe uma relação lógica e harmoniosa entre o tema, o poema e o desenho no caligrama?
- Intencionalidade comunicativa: o caligrama transmite eficazmente a mensagem ou o tema escolhido?
- Adequação ao formato: o caligrama segue as orientações da atividade e enquadra-se na definição de poesia visual e caligrama?
Sequência didática:
A sequência didática proposta segue uma ordem lógica e progressiva de atividades, que visam desenvolver a habilidade de escrita de caligramas pelos alunos. Esta sequência apresenta também uma articulação entre os conteúdos, as atividades e a avaliação, que estão relacionados com o tema da poesia visual e com o conceito de caligrama. Além disso, a sequência didática utiliza recursos variados, como textos, imagens, diálogos, roteiros e ferramentas digitais que tornam a aprendizagem mais dinâmica, interativa e motivadora.
Primeira aula:
1. Introdução do conceito de poesia visual e contextualização da importância e relevância desta forma artística.
2. Observação dos poemas visuais “Escada” (de Jaime Salazar Sampaio), “Metro e meio de poesia” (de Gastão Debrex), "Velocidade" (de Ronaldo Azeredo) e "Pêndulo" (de E. M. de Melo e Castro), acompanhada de diálogo, em assembleia de turma, sobre as suas características distintivas e/ou semelhantes relativamente aos poemas estudados em aula.
Metro e meio de poesia, Gastão Debrex |
3. Registo escrito da sistematização da leitura dos poemas visuais, com base em questões dos roteiros de leitura.
4. Definição de caligrama, de modo que os alunos entendam o que é um caligrama e como ele se relaciona com a poesia visual.
5. Como preparação da atividade do domínio da Escrita, procede-se à visualização de outros exemplos de poesia visual disponíveis no blogue Folha de Poesia, que abrangem diferentes estilos e técnicas, como o uso de colagens, recortes, símbolos e cores.
6. Produção individual de um caligrama, seguindo as orientações do roteiro/tutorial intitulado “Como fazer caligramas: passo a passo para
criar pOEmaS deSenhadoS”.
(Nota: A tarefa de criação do caligrama poderá ser terminada como trabalho de casa.)
7. Elaboração de um portefólio de caligramas, publicado no Padlet da turma, com os seguintes propósitos:
- criar um corpus de referência, para, nas aulas de TIC, os alunos transformarem o roteiro/tutorial escrito num vídeo, onde incluirão os caligramas nas suas diferentes etapas de produção e a narração a explicarem os procedimentos que adotaram;
- preparar a divulgação dos trabalhos numa exposição da Biblioteca Escolar;
Segunda e terceira aulas:
8. Exposição e apreciação dos trabalhos:
- cada aluno apresenta o seu trabalho à turma, indicando também os materiais ou o programa informático que utilizou na criação artística e explicando como a produção do poema foi significativa para si;
- cada aluno da turma elege o poema de que mais gosta e faz um comentário construtivo que realce os pontos fortes e sugira áreas que podem ser melhoradas no caligrama com base em critérios como: coerência e harmonia entre o tema, o poema e a imagem no caligrama; clareza e expressividade da mensagem transmitida; adequação do caligrama ao formato e às orientações da atividade.
9. Feedback global da atividade:
- expressão da opinião sobre a realização da atividade, usando a nuvem de palavras criada com a ferramenta digital Mentimeter, que permite responder à pergunta: «O que achaste da atividade de escrita criativa de um caligrama?». Cada aluno deve escrever uma ou mais palavras que expressem o seu sentimento ou opinião sobre a atividade. As palavras mais repetidas aparecerão em maior destaque na nuvem de palavras, que será projetada na sala de aula;
- avaliação dos resultados pelo professor e síntese final, destacando os
aspetos mais relevantes da atividade e as possíveis melhorias para o futuro.
- "Como fazer um poema visual", Folha de Poesia, José Carreiro, 2020/05/27.
- “pOEsIA VISUAL”, Folha de Poesia, José Carreiro, 2010/12/10.
- “EDD'ORA ADDIO... - MIA SOAVE!...”, Folha de Poesia, José Carreiro, 2010/12/20.
- “poesia lúdica barroca”, Folha de Poesia, José Carreiro, 2010/11/04
- “O homem-mãe” [de M. Cesariny de Vasconcelos], Folha de Poesia, José Carreiro, 2016/05/25
- “A Poesia Experimental Portuguesa de Melo e Castro”, Isaac Ramos
- "Progression in Poetry", Innovat Education, Julie Sargent
- "Poetry toolkits", Pie Corbett and John Stannard Primary Writing Project 31 May 2013,
- https://www.pinterest.pt/cacanope/caligrama/
CARREIRO, José. “Como fazer caligramas". Portugal, Folha de Poesia, 2023-11-19. Disponível em https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/11/como-fazer-caligramas.html