Ah, que maçada o piano |
|
|
Ah, que tristeza o cessar! |
|
Vizinha, se não morreu, |
|
Má música? Sim, mas há |
|
Não deixe de me maçar |
|
A quem é só, tudo é mais |
Fernando
Pessoa, Poesia do Eu,
edição de Richard Zenith, 2.ª ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 2008, pp.
313-314
Questionário sobre o poema “Ah, que
maçada o piano”, Fernando Pessoa
1. Explique o
modo como o sujeito poético perceciona o som do piano, de acordo com o conteúdo
das duas primeiras estrofes.
2. Explicite o
sentido dos versos «Sem ele penso e sou eu, / Com ele esqueço a sonhar…» (vv.
11-12).
3. Refira três
das marcas linguísticas que, a partir da terceira estrofe, sugerem a existência
de um diálogo e transcreva um exemplo de cada uma dessas marcas.
Explicitação de cenários de resposta
1. Tópicos de
resposta:
Explicação do modo como o sujeito poético
perceciona o som do piano:
- primeira estrofe –
manifestação de desagrado/incómodo face ao som contínuo do piano; segunda estrofe
– manifestação de desagrado/tristeza ou de lamento face ao silenciar do som do
piano;
- a música, encarada
inicialmente como uma «constante arrelia» (v. 7), era, contudo, sinal de
presença humana, uma «companhia» (v. 6).
Exemplo de resposta:
O modo como o sujeito poético perceciona o som do
piano é, aparentemente, contraditório, visto que, na primeira estrofe, expressa
o incómodo provocado por um piano a tocar continuamente no andar superior;
já na segunda estrofe, em tom de lamento, o sujeito
poético exprime a sua tristeza por ter deixado de ouvir o piano, dado que a
música, ainda que incómoda, era uma manifestação de presença humana e, por conseguinte,
uma companhia.
2. Tópicos de resposta:
- Verso 11: a ausência do som do piano conduz o
sujeito poético ao pensamento e à consciencialização
de si mesmo.
- Verso 12: a presença do som do piano conduz ao
esquecimento de si, ao devaneio/sonho.
Exemplo de resposta:
Com
o verso «Sem ele penso e sou eu» (v. 11), o sujeito poético revela a dolorosa
tomada de consciência de si mesmo, acentuada pela ausência do som do piano, o
que agudiza o seu sofrimento e a sua solidão.
Por
seu lado, o verso «Com ele esqueço a sonhar» (v. 12) traduz o desejo de o
sujeito poético ouvir o som do piano, que o conduz ao devaneio, ao
«esquecimento de si» e, por conseguinte, ao apaziguamento da dor.
Deste
modo, os versos 11 e 12 evidenciam a oposição pensar/sentir (ou a oposição
pensar/sonhar), característica temática da poesia de Pessoa ortónimo.
3. Tópicos de resposta:
Na
resposta, devem ser abordadas três das marcas linguísticas seguintes, ou outras
igualmente relevantes, cada uma delas devidamente fundamentada com uma
transcrição pertinente:
- o vocativo (usado para interpelar a
interlocutora) – «Vizinha» (v. 8);
- os determinantes e pronomes pessoais (em
expressões que remetem para uma relação «eu-você») – por exemplo, «aquele piano
seu» (v. 9); «Não deixe de me maçar» (v. 18);
- o presente do conjuntivo com valor de imperativo
(nos pedidos dirigidos à interlocutora) – por exemplo, «Volte de novo a maçar!»
(v. 10);
- a interrogação (que configura uma réplica a uma
fala que se subentende) – «Má música?» (v. 13);
- o advérbio de afirmação (como resposta à
interrogação) – «Sim» (v. 13).
Nota – Nas situações em que o examinando reconhece
inequivocamente as marcas linguísticas solicitadas, ainda que não utilize a
metalinguagem adequada, as respostas devem ser classificadas em igualdade de
circunstâncias com as respostas em que essa metalinguagem é utilizada.
Exemplo de resposta:
A partir da terceira estrofe, o sujeito poético
parece dialogar com a vizinha. Esse diálogo é sugerido pelo uso do vocativo –
«Vizinha» (v. 8) – e do presente do conjuntivo com valor de imperativo para
exprimir um pedido: «Não deixe de me maçar» (v. 18). Também a frase
interrogativa «Má música?» (v. 13) dá a entender que o sujeito poético estará a
responder a uma observação da vizinha sobre a qualidade da música ouvida.
Fonte: Exame Final Nacional de Português n.º 639 - 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei
n.º 139/2012, de 5 de julho). Portugal, IAVE–
Instituto de Avaliação Educativa, I.P., 2017, Época Especial
Poderá também gostar de:
Fernando Pessoa
- Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da
obra de Fernando Pessoa, por José Carreiro.
- In: Lusofonia, https://sites.google.com/site/ciberlusofonia/PT/literatura-portuguesa/fernando_pessoa, 2021 (3.ª edição)
- e Folha de Poesia, 17-05-2018. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2018/05/fernando-pessoa-13061888-30111935.html
“Ah, que maçada o piano, Fernando Pessoa” in Folha de Poesia, José Carreiro. Portugal, 10-01-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/01/ah-que-macada-o-piano-fernando-pessoa.html
Sem comentários:
Enviar um comentário