Observe a imagem de um biombo Namban, abaixo apresentada. Leia o poema e as notas.
Maria Helena Mendes Pinto, Biombos Namban, 4.ª ed., MNAA, Lisboa, 1993, p. 49 |
OS BIOMBOS NAMBAM
Os biombos Nambam contam
A história alegre das navegações
Pasmo de povos de repente
Frente a frente
Alvoroço de quem vê
O tão longe tão ao pé
Laca e leque
Kimono camélia
Perfeição esmero
E o sabor do tempero
Cerimónias mesuras
Nipónicas finuras
Malícia perante
Narigudas figuras
Inchados calções
Enquanto no alto
Das mastreações
Fazem pinos dão saltos
Os ágeis acrobatas
Das navegações
Dançam de alegria
Porque o mundo encontrado
É muito mais belo
Do que o imaginado
Sophia de
Mello Breyner Andresen, Obra Poética, edição de Carlos Mendes de Sousa, Lisboa,
Assírio & Alvim, 2015, p. 806.
Notas
Biombos Nambam (título)
– peças de mobiliário formadas por painéis móveis e articulados, de importância
histórica e artística, que retratam a chegada ao porto de Nagasáqui dos namban
jin (os bárbaros do sul, como eram designados, no Japão, os portugueses). No
poema, manteve-se a grafia utilizada pela autora («Nambam»).
Laca (verso 7) – verniz
originário da China e do Japão; material ou objeto revestido por esse verniz.
Kimono (verso 8) – o mesmo que
quimono; túnica longa, com mangas largas, usada no Japão.
camélia (verso 8) – flor da
cameleira ou da japoneira, semelhante à rosa, também conhecida por
rosa-do-japão.
mesuras (verso 11) – vénias em
sinal de cortesia.
mastreações (verso 17) – conjunto
de mastros de uma embarcação.
Questionário
1.
Explicite
o sentido das palavras «Pasmo» (verso 3) e «Alvoroço» (verso 5), tendo em conta
o contexto em que se inserem.
2.
Analise
o valor expressivo da enumeração presente na terceira estrofe.
3.
O
primeiro verso da última estrofe contribui para acentuar uma visão festiva das
«navegações» (versos 2 e 20).
Justifique esta afirmação,
referindo dois aspetos que a comprovem.
4.
Observe
as imagens, que reproduzem pormenores de dois biombos Namban.
Estabeleça uma relação entre as
figuras humanas representadas nas imagens e as características atribuídas, no
poema, aos navegadores.
Pormenor da chegada de uma nau portuguesa vinda de Goa |
Pormenor do cortejo do capitão-mor |
Explicitação
de cenários de resposta
1.
Na
resposta, devem ser desenvolvidos os dois tópicos seguintes, ou outros
igualmente relevantes.
Tendo em conta o contexto em que
se inserem, as palavras «Pasmo» (v. 3) e «Alvoroço» (v. 5) sugerem:
− o espanto motivado pelo
primeiro encontro de povos com hábitos e culturas diferentes («Pasmo» ‒ v. 3);
− o movimento e a excitação
associados ao ambiente descrito no poema («Alvoroço» ‒ v. 5).
2.
Na
resposta, devem ser desenvolvidos dois dos tópicos seguintes, ou outros
igualmente relevantes.
Na terceira estrofe, a
enumeração:
− remete para o exotismo
oriental, através da referência a materiais e a objetos característicos do
Japão (por exemplo, «Laca e leque» ‒ v. 7),
assim como à flora («camélia» ‒ v. 8);
− introduz elementos associados
às navegações para o Oriente e às relações (diplomáticas, comerciais e
culturais) estabelecidas com outros povos («Perfeição esmero» ‒ v. 9; «E o sabor do tempero» ‒ v. 10);
− gera uma cadência melódica
marcada pela aliteração e por um ritmo predominantemente binário («Laca e leque
/ Kimono camélia» ‒ vv. 7-8).
3.
Na
resposta, devem ser desenvolvidos dois dos tópicos seguintes, ou outros
igualmente relevantes.
A afirmação pode ser justificada
com base nos aspetos a seguir enunciados:
− no primeiro verso da última
estrofe, o sentimento de «alegria» é associado ao ato de dançar, sugerindo um
ambiente de celebração, que tem como protagonistas os «ágeis acrobatas / Das
navegações» (vv. 19-20);
− a introdução da palavra
«alegria», no primeiro verso da última estrofe, reforça o sentido do adjetivo
«alegre», que, no segundo verso da primeira estrofe, é usado para qualificar a
«história [...] das navegações» (v. 2);
− a dança de «alegria» irrompe da
experiência, única e surpreendente, de encontrar um «mundo» (v. 22) que supera,
pela sua beleza, a própria imaginação.
4.
Na
resposta, devem ser desenvolvidos dois dos tópicos seguintes, ou outros igualmente
relevantes.
A relação entre as figuras
humanas representadas nas imagens e as características atribuídas, no poema,
aos navegadores pode ser estabelecida com base nos aspetos seguintes:
− os traços fisionómicos que se
salientam na representação visual dos portugueses podem ser associados à sua
descrição como «Narigudas figuras» (v. 14);
− no vestuário, tal como é
representado nas imagens, destaca-se a forma arredondada das calças, que, no poema,
encontra correspondência em «Inchados calções» (v. 15);
− a posição dos corpos dos
marinheiros, no pormenor da chegada da nau portuguesa, sugere movimentos de
agilidade acrobática («Fazem pinos dão saltos / Os ágeis acrobatas» ‒ vv.
18-19).
Fonte: Exame Final
Nacional de Literatura Portuguesa. Prova 734 | 1.ª Fase | Ensino Secundário |
2023 | 11.º Ano de Escolaridade | Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho |
Decreto-Lei n.º 22/2023, de 3 de abril. República Portuguesa – Educação / IAVE-Instituto de
Avaliação Educativa, I.P.
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