segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

D. Dinis, na noite escreve um seu Cantar de Amigo (Mensagem, Fernando Pessoa)

 

Mensagem, de Fernando Pessoa

Primeira Parte – Brasão

II - Os Castelos

 

 


 

Sexto

D. DINIS

 

Na noite escreve um seu Cantar de Amigo
O plantador de naus a haver,
E ouve um silêncio múrmuro consigo:
É o rumor dos pinhais que, como um trigo
De Império, ondulam sem se poder ver.

Arroio, esse cantar, jovem e puro,
Busca o oceano por achar;
E a fala dos pinhais, marulho obscuro,
É o som presente desse mar futuro,
É a voz da terra ansiando pelo mar.

9-2-1934

Mensagem. Fernando Pessoa. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1934

 

____________

1 Arroio: regato.

2 Marulho: mar + barulho; agitação das ondas

 

 

Leitura orientada do poema “D. Dinis”, de Fernando Pessoa:

Camões consagrara a D. Dinis três estrofes do canto III, em que pusera em relevo a sua faceta de povoador, de reconstrutor de cidades e fortalezas, de fundador da universidade, esquecendo, curiosamente, a sua faceta de poeta. (Amélia Pinto Pais, Para compreender Fernando Pessoa, Porto, Areal Editores, 1999).

Nada do que foi o reinado sereno e de consolidação nacional de D. Dinis merece referência na Mensagem. Privilegia-se antes o seu gesto criador que, investido de intuição poética (“instinto”), preparou as condições para as navegações.

Elementos textuais que identificam D. Dinis: o Cantar de Amigo; o plantador de naus. Caracterizado, portanto, como poeta e como lavrador.

Como poeta, D. Dinis é o visionário de um futuro brilhante, isto é, do destino mítico de Portugal: no silêncio da noite, ouve, na imaginação, o ruído dos pinhais. Como lavrador, age impulsionado pelo futuro.

 

  noite

                               

    

presente

futuro

plantador

naus a haver

rumor dos pinhais

trigo/de Império

Arroio

Oceano

fala dos pinhais

marulho obscuro

som presente

mar futuro

voz da terra

ânsia do mar

Cantar de Amigo

gesto criador

 

Tudo ainda é baixo, infante, nascituro, tudo ainda não é: a noite ainda não é dia; os pinhais ainda não são naus; a messe3 ainda não é imperial; o arroio ainda não é oceano; o marulho ainda não é o som; a terra ainda não é o mar e, no entanto, em movimento refluente4, tudo já foi: as naus já foram pinheiros; o oceano já foi arroio; o mar já foi terra, porque em D. Dinis estão, de forma clarividente, o antes e o depois. Esta visão transcendental da História apresenta-nos a figura histórica como a potencial capaz de escutar a voz dos deuses.

A noite e o dia estão em D. Dinis. D. Dinis, à noite, escreve e, no silêncio da noite, ouve o significado das acções do dia futuro. (Mª Almira Soares, Para uma leitura de MENSAGEM de Fernando Pessoa. Lisboa, Editorial Presença, 2000).

 

Há o apelo às forças do inconsciente, numa recriação que privilegia o mito em detrimento do dado histórico concreto. A noite, o ondular invisível dos pinhais, o «marulho obscuro» da sua fala, a voz da terra são forças primeiras e impalpáveis de um passado que já foi futuro no mar que se cumpriu e que pode voltar a sê-lo no Portugal imperial a haver. (Artur Veríssimo, Dicionário da Mensagem. Porto, Areal Editores, 2000, p. 33)

 

______________

3 seara madura; colheita; ceifa.

4 que reflui; que volta ao seu ponto de origem; que corre para trás.

 

 

Questionário sobre o poema “D. Dinis”, de Fernando Pessoa:

1. O poema que acaba de ler é dedicado a D. Dinis.

1.1. Que elementos nos permitem identificar que o eu poético se refere a essa figura histórica?

1.2. Explique a utilização de cada um desses elementos caracterizadores.

2. Explicite o valor simbólico dos seguintes elementos de valor profético: noite, pinheiro, trigo, vento.

3.O poeta, imbuído de espírito épico, reflete a posteriori sobre a empresa dos Descobrimentos.

Identifique e exemplifique duas figuras de estilo diferentes cujo significado remete para o cumprimento desse destino.

4. No texto, D. Dinis é um herói voluntário ou involuntário? Justifique.

Adaptado do Exame Nacional do Ensino Secundário n.º 139. 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de agosto). Cursos Gerais e Cursos Tecnológicos. Prova Escrita de Português B. Portugal, GAVE, 1996, 2.ª fase

 

Sugestão de correção:

1.1. Elementos textuais que identificam D. Dinis: o Cantar de Amigo; o plantador de naus.

1.2. O primeiro elemento caracterizador (o Cantar de Amigo) reporta-se ao Rei trovador/poeta que compôs Cantigas de Amigo e de Amor, na época trovadoresca. Quanto ao segundo elemento, permite caracterizar o sujeito poético como lavrador.

2. Explicitação do valor simbólico dos seguintes elementos de valor profético:

NOITE: símbolo da preparação do dia e da fermentação do futuro, a noite é o tempo da purificação do intelecto. É o reino do inconsciente que, no sono e no sonho, se liberta.

PINHEIRO – na mitologia grega, o pinheiro surge como um símbolo da exaltação da força vital e da glorificação da fecundidade. Para os japoneses é, tradicionalmente, um sinal de bom augúrio e, na literatura, a sua presença evoca a espera.

TRIGO – prenúncio de felicidade e de abundância.

VENTO («rumor dos pinhais»; «fala dos pinhais»; «voz da terra») – na sua figuração positiva, o vento é o sopro espiritual de origem celeste, um instrumento do poder divino. É, como os anjos, um portador de mensagens: nos sonhos, prediz a mudança. É, em suma, a presença silenciosa e invisível de Deus.

3. O poeta, imbuído de espírito épico, reflete a posteriori sobre a empresa dos Descobrimentos.

Identificação e exemplificação de duas figuras de estilo diferentes cujo significado remete para o cumprimento da empresa expansionista:

ANIMISMO: «E a fala dos pinhais»;

METÁFORA: «marulho obscuro» e ««Arroio, esse cantar»;

COMPARAÇÃO: «como um trigo / De Império».

4. No texto, D. Dinis integra a linha do herói involuntário que age por instinto patriótico; é a eterna Pátria do dia antes, a reserva da nacionalidade, que a alma recorda para (se) conhecer. É, pois, como Castelo da alma coletiva que D. Dinis habita o ainda não do Ser português (ou o não-Ser) e, ao mesmo tempo, o no entanto já que deixa pressentir o futuro (ou o Ser-em-promessa).

 

Poderá também gostar de:

Fernando Pessoa - Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da obra de Fernando Pessoa, por José Carreiro. 

 


D. Dinis, na noite escreve um seu Cantar de Amigo (Mensagem, Fernando Pessoa)” in Folha de Poesia, José Carreiro. Portugal, 12-12-2019. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2022/12/d-dinis-na-noite-escreve-um-seu-cantar.html


Sem comentários: