domingo, 18 de dezembro de 2022

O Infante D. Henrique - A Cabeça do Grifo do Brasão na Mensagem, de Fernando Pessoa


Fernando Pessoa, Mensagem
Primeira Parte - Brasão
V - O Timbre



 

A Cabeça do Grifo
O INFANTE D. HENRIQUE

 

Em seu trono entre o brilho das esferas,
Com seu manto de noite e solidão,
Tem aos pés o mar novo e as mortas eras -
O único imperador que tem, deveras,
O globo mundo em sua mão.

26-9-1928

Mensagem. Fernando Pessoa. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1934 (Lisboa: Ática, 10ª ed. 1972).  - 49.

Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/193


Heróis do «Brasão» 

(Artur Veríssimo, Ler a Mensagem de Fernando Pessoa – curso n.º 21/2001 do Centro de Formação de Associação de Escolas de S. Miguel e Santa Maria)


 

 

O Timbre: insígnia do escudo que marca os graus de nobreza; marca pessoal, sinal; símbolo de poder legítimo. 

Grifo: ave fabulosa com bico e asas de águia e corpo de leão; a águia triunfa sobre o leão, ou seja, o poder espiritual impõe-se ao poder material. 

Na Mensagem, o grifo representa seguramente a conclusão da luta entre o homem e o mar, a empresa das descobertas, a reunião do conhecido com o desconhecido, do Ocidente com o Oriente, e respectiva aniquilação dos lutadores: a perda da independência que logo se seguiu e a perda progressiva do império. E representa ainda seguramente o resultado da operação: a pedra astral, elevada a timbre da nação. (Carlos Silva Carvalho, «Aspectos formais do nacionalismo místico da Mensagem» in Colóquio/Letras, nº 62, Julho de 1981, p. 31) 

D. Henrique é o dominador  do «mar novo» e das «mortas eras», ou seja, do conhecido e do desconhecido, do novo e do velho. Projectando-se acima da medida humana comum («Em seu trono entre o brilho das esferas»), simboliza a ideia de descoberta, é a figura suprema do criador de civilização. Daí que seja « O único imperador que tem, deveras, / O globo mundo em sua mão.» 

Note-se que ter o «globo mundo em sua mão» significa estar no centro, dominar, com o poder do leão e a inteligência da águia (Dicionário da Mensagem, Artur Veríssimo. Porto, Areal Editores, 2000, 52-53).


 

Poderá também gostar de:

Fernando Pessoa - Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da obra de Fernando Pessoa, por José Carreiro. 




“O Infante D. Henrique - A Cabeça do Grifo do Brasão na Mensagem, de Fernando Pessoa” in Folha de Poesia, José Carreiro. Portugal, 18-12-2022. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2022/12/o-infante-d-henrique-cabeca-do-grifo-do.html



Sem comentários: