Fernando Pessoa, Mensagem, Segunda Parte: Mar Português, II: Horizonte
HORIZONTE
|
Ó mar
anterior a nós, teus medos |
s.d.
Mensagem. Fernando Pessoa. Lisboa:
Parceria António Maria Pereira, 1934 (Lisboa: Ática, 10ª ed. 1972). - 58.
Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/2380
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1 Cerração: nevoeiro denso;
escuridão; trevas.
2 Sidério: sidéreo; sideral, astral,
celeste.
3 “aquela fria / luz que precede a madrugada, / E é já o ir a
haver o dia / Na antemanhã, confuso nada” (in “Viriato”) – fronteira entre o
desconhecido e o conhecido.
4 Beijos – recompensa.
5 Verdade
– conhecimento.
Texto de apoio
O sonho, a vontade ou a esperança são os ventos que empurram as «naus da iniciação». É a viagem de um iniciado em busca da Verdade que, simbolicamente, o poema «Horizonte» celebra. (Dicionário da Mensagem, Artur Veríssimo, Porto, Areal Ed., 2000, p. 61)
O mar na Mensagem é metáfora de todo o navegar, isto é, mais do que um pretexto para exaltar o que foi feito, o mar é, porque se cumpriu, o exemplo do fazer, do como partir à descoberta de nós mesmos e de Portugal. Não é do passado que se trata, mas do futuro que esse passado deixa adivinhar, desde que «outra vez conquistemos a Distância», desde que, uma vez mais, sejamos tocados pelo sonho e pela esperança, sabendo «Buscar na linha fria do horizonte / A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte - / Os beijos merecidos da Verdade.»
O que a «Distância», como a «linha fria do horizonte», sugere é, em suma, essa possibilidade de passarmos do desconhecido ao conhecimento de nós mesmos e colhermos disso a recompensa merecida – o prazer da procura e da descoberta, onde a verdade concreta do que somos reside. (ibidem, pp. 33-34)
Questionário sobre o poema “Horizonte”, de Fernando Pessoa
1. Indique o
tema do texto e relacione-o com o seu título.
2. Apresente as
partes em que se estrutura o poema quanto ao sentido. Justifique.
3. "Desvendadas
a noite e a cerração"... (v. 3)
3.1. Explicite o significado das palavras noite
e cerração, integradas nesta expressão.
3.2. Transforme-a numa oração subordinada
conjuncional, sem alterar o sentido da frase.
4. "Abria
em flor o Longe"... (v. 5)
4.1. Refira um recurso estilístico utilizado,
comentando a sua expressividade.
5. "se
aproxima" (v. 8) - "mais perto" (v. 10) - "no desembarcar"
(v. 11)
5.1. Comente o efeito estilístico produzido por
esta gradação.
6. "O
sonho é ver as formas invisíveis" (v. 13)
6.1. Selecione, neste verso, as duas palavras
cujos sentidos se opõem.
6.1.1. Indique o elemento, constitutivo de uma
delas, responsável por essa oposição. Classifique-o.
7. Há no poema
a evocação de uma época histórica.
7.1. Transcreva duas expressões que se referem
a aspetos dessa época, identificando-a.
7.2. Aponte as razões da integração do poema na
segunda parte da Mensagem.
8. Situe a Mensagem
no universo poético pessoano.
Sugestões de correção:
1.
O descobrir e contactar
com mares e terras longínquos e desconhecidos, que é tema do texto, está
presente na interpretação do título como projeto de ir mais longe.
2.
O desenvolvimento
temático, no poema, estrutura-se em três partes:
1.a parte: O caminho (a viagem) - 1.a estrofe;
2.a parte: A visão de um mundo novo - 2.a estrofe;
3.a parte: interpretação simbólica do descobrir - impulso para o conhecer - 3.a estrofe.
3.1.
"Noite" e
"cerração" significam o desconhecimento e o desconhecido.
3.2.
Por exemplo: Depois que foram desvendadas a noite e a cerração.
4.1.
Por exemplo: Imagem. Esta
imagem sugere o momento feliz da revelação do desconhecido.
5.1.
Esta gradação traduz o
movimento de aproximação progressiva.
6.1.
"Ver" e
"Invisíveis".
6.1.1. Prefixo
de negação in-
7.1.
A época histórica dos
Descobrimentos é evocada, por exemplo, em:
"As tormentas passadas e o mistério" (v. 4);
"Quando a nau se aproxima ergue-se a encosta" (v. 8);
"E, no desembarcar, há aves, flores," (V. 11).
7.2.
A avaliar pelas diversas
referências à expansão marítima, presentes no poema, pode concluir-se pela sua
integração da segunda parte da Mensagem - "Mar Português".
8.
A Mensagem
representa, no universo poético pessoano, uma linha temática do nacionalismo,
sebastianismo, e uma linha estética simbolista.
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Fernando Pessoa - Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da obra de Fernando Pessoa, por José Carreiro.
- In: Lusofonia, https://sites.google.com/site/ciberlusofonia/PT/literatura-portuguesa/fernando_pessoa, 2021 (3.ª edição)
- e Folha de Poesia, 17-05-2018. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2018/05/fernando-pessoa-13061888-30111935.html
Intertextualidade entre o poema “Praia” de Sophia de Mello Breyner Andresen e os poemas “Horizonte” e “D. Dinis” de Fernando Pessoa. In: Folha de Poesia, José Carreiro, 2024-07-05
“Horizonte, Fernando
Pessoa” in Folha de Poesia, José Carreiro. Portugal, 20-12-2022.
Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2022/12/horizonte-fernando-pessoa.html
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