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DESTINO
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Quem
disse à estrela o caminho
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Ensinou
alguém à abelha
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Como
a abelha corre ao prado, |
Flores sem Fruto e Folhas
Caídas de Almeida Garrett, edição de Paula Morão, 3.ª ed., Lisboa, Comunicação, 1984
Apresente, de
forma estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.
1. Desde
o início do poema até ao verso 12, repete-se um mesmo processo estilístico: a
pergunta retórica.
Refira
o efeito de sentido que esse processo estilístico produz.
2. Comente
a importância das referências a elementos da natureza feitas ao longo do poema.
3. Indique
os traços principais do «tu» a que o sujeito lírico diretamente se dirige,
fundamentando a resposta em elementos do texto.
4. Explicite
as relações que se podem estabelecer entre o título e o conteúdo do poema.
Explicitação de cenários de resposta:
1. Refere,
adequadamente, o efeito de sentido que o processo estilístico indicado produz.
A pergunta retórica, que,
portanto, não é para ser respondida, produz, pela sua insistência (vv. 1 a 12),
um efeito de convicção: a resposta às sucessivas interrogações, que seria, por
exemplo, «ninguém» (v. 16), sublinha a predestinação que parece conduzir todas
as coisas e todos os seres, e cuja força é revelada pelo «instinto» (v. 20).
2. Comenta,
adequadamente, a importância das referências a elementos da natureza feitas ao
longo do poema.
As referências a elementos
da natureza, isto é, à «estrela» (v. 1), à «ave» (v. 4), à «planta» (v. 5), ao «verme»
(v. 6), à «abelha» (v. 9), ao «prado» (v. 10), à «flor» (v. 11) e aos seus
movimentos ou modos de vida funcionam como a demonstração de uma capacidade,
intrínseca a todos os seres, de serem fiéis ao seu destino. Através destas
referências, pretende-se transmitir a ideia de espontaneidade e de
inevitabilidade do amor que o «eu» sente, como se esse amor fosse uma força da
natureza, independente da sua vontade.
3. Indica,
adequadamente, os traços principais do «tu» a que o sujeito lírico diretamente
se dirige, fundamentando a resposta em elementos do poema.
O «tu» é o objeto do amor
apaixonado do «eu», num sentido que parece indicar a total identificação entre
ambos. Do «tu» é destacado um elemento concreto, os «olhos» (v. 14), que são o
que melhor pode caracterizar a intensidade dessa identificação. Além disso, o
adjetivo que marca a expressão «no teu seio divino» (v. 21) é um traço da
qualidade única e sagrada de que o «tu» se reveste aos olhos do «eu»
4. Explicita,
adequadamente, as relações que se podem estabelecer entre o título e o conteúdo
do poema.
O título do poema,
«Destino», palavra que depois é repetida no verso 22, desta vez associada ao
amor que o «eu» sente, é a resposta às perguntas retóricas colocadas na
primeira parte do poema, resposta reforçada pela palavra «instinto» (v. 20),
extensiva a «todo o ente» (v. 19). Sentido essencial do poema, o «Destino» marca
uma visão romântica da natureza, animada por uma ordem perfeita e
predeterminada, e do amor humano como parte dessa harmonia.
Fonte: Exame Nacional do Ensino
Secundário n.º 734 - 10.º e 11.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004,
de 26 de março). Prova Escrita de Literatura Portuguesa, Portugal, GAVE-Gabinete de Avaliação
Educacional, 2011, 1.ª Fase
II - Após uma
leitura atenta do poema, faça a sua análise referindo-se, nomeadamente, aos
seguintes aspetos:
- estrutura do poema;
- conceção de existência;
- destinatário e sua caracterização;
- recursos estético-estilísticos e seu valor
expressivo;
pontuação;
- características que permitem enquadrar o poema
no Romantismo.
Tópicos de correção:
ESTRUTURA
INTERNA DO POEMA:
3
oitavas com a seguinte estrutura rimática:
a b a b – rima cruzada
c c – rima emparelhada
d d – rima emparelhada
ESTRUTURA
EXTERNA DO POEMA:
1.
Questões retóricas (vv. 1-12): a natureza segue o seu próprio caminho.
2.
Também ele, naturalmente, se encaminha para a sua amada (vv. 13-16).
3.
Reiteração dos dois momentos anteriores, através de uma comparação:
1.º termo da comparação (igual ao 1º momento): vv.
17-20;
2.º termo da comparação (igual ao 2º momento): vv.
21-24.
CONCEÇÃO
DE EXISTÊNCIA:
A
vida está programada por uma força superior, a que se pode designar de
«destino».
DESTINATÁRIO
E SUA CARACTERIZAÇÃO:
Mulher
com a qualidade divina de amar (cf. v. 21) e de atrair o sujeito apaixonado.
RECURSOS
ESTÉTICO-ESTILÍSTICOS E SEU VALOR EXPRESSIVO:
-
Perguntas retóricas;
-
Elipse (catálise) entre o 1.º e 2.º momentos;
-
Comparação;
-
Anáfora;
-
Sinédoque: «seio divino», v. 21 designa a condição da mulher.
PONTUAÇÃO:
-
Perguntas retóricas;
-
Exclamação (dá vivacidade ao texto);
-
Reticências (usadas junto de termos abstratos e incomensuráveis: «bem»,
«destino»).
CARACTERÍSTICAS
QUE PERMITEM ENQUADRAR O POEMA NO ROMANTISMO:
-
Sentimento;
-
Mulher-anjo;
-
Amor instintivo;
-
Paisagem natural, livre, ao serviço do estado de alma;
-
Linguagem acessível;
-
Hibridismo de géneros: lírico e dramático (parateatralidade).
CARREIRO, José. “Destino: Quem disse à estrela o caminho (Almeida Garrett)”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 15-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/destino-quem-disse-estrela-o-caminho.html
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