quinta-feira, 30 de março de 2023

Oh! como se me alonga, de ano em ano, Camões


 

 






5





10





Oh! como se me alonga, de ano em ano,
a peregrinação cansada minha!
Como se encurta, e como ao fim caminha
este meu breve e vão discurso1 humano!

Vai-se gastando a idade e cresce o dano;
perde-se-me um remédio, que inda tinha;
se por experiência se adivinha,
qualquer grande esperança é grande engano.

Corro após este bem que não se alcança;
no meio do caminho me falece,
mil vezes caio, e perco a confiança.

Quando ele foge, eu tardo; e, na tardança,
se os olhos ergo a ver se inda parece2,
da vista se me perde e da esperança.

 

Luís de Camões, Rimas, edição de Álvaro J. da Costa Pimpão, Coimbra, Almedina, 2005, p. 129

___________
1 discurso (v. 4) – vida, decorrer do tempo.
2 parece (v. 13) – aparece.

 

I - Reflexão autobiográfica

O soneto de Camões, que começa com "Oh! como se me alonga, de ano em ano", é frequentemente interpretado como uma reflexão autobiográfica do poeta sobre sua própria vida. Existem vários motivos pelos quais esse soneto pode ser lido como uma reflexão pessoal de Camões.

Em primeiro lugar, a linguagem utilizada no soneto sugere uma sensação de desespero e desilusão que pode ser interpretada como a expressão dos próprios sentimentos de Camões. As imagens de uma "peregrinação cansada", de um "breve e vão discurso humano" e de uma "grande esperança" que se revela como um "grande engano" são consistentes com a ideia de que o poeta está refletindo sobre sua própria vida e sobre as deceções e frustrações que experimentou.

Além disso, o próprio Camões é conhecido por ter tido uma vida difícil e tumultuada, marcada por dificuldades financeiras, exílio e prisão. Ele também enfrentou perdas pessoais significativas, incluindo a morte de seus pais e de um grande amor. Esses eventos e circunstâncias podem ter alimentado a sensação de desespero e futilidade que é expressa no soneto.

Por fim, é importante notar que o soneto não é uma obra isolada, mas faz parte de um conjunto de poemas escritos por Camões que exploram temas semelhantes de amor, perda, desilusão e morte. Esses temas são frequentemente associados a experiências pessoais e podem, portanto, ser vistos como evidências adicionais de que Camões está refletindo sobre sua própria vida em seus escritos.

Em resumo, embora não haja evidências definitivas de que o soneto em questão seja uma reflexão autobiográfica de Camões, há vários elementos na linguagem, na biografia e no contexto literário do poeta que sugerem que essa é uma leitura plausível do poema.

Por outro lado, o soneto também pode ser interpretado como uma reflexão sobre a condição humana em geral, na medida em que muitos indivíduos enfrentam obstáculos e desafios semelhantes na vida, o que pode levar a sentimentos de desespero e desesperança.

 

Adaptado da conversação com o ChatGPT Mar 14 Version. Disponível em https://chat.openai.com/chat, 2023-03-24

 


II - Questionário sobre o soneto “Oh! como se me alonga, de ano em ano”, de Camões.

1. Nas duas quadras, o sujeito poético reflete sobre os efeitos da passagem do tempo na sua vida. Refira quatro dos aspetos que integram essa reflexão.

2. Relacione o sentido do verso «qualquer grande esperança é grande engano» (v. 8) com o conteúdo dos dois tercetos.

 

Explicitação de cenários de resposta:

1. De acordo com as duas quadras, o sujeito poético:

– entende a vida como uma experiência longa e cada vez mais penosa;

– toma consciência da aproximação do termo da sua vida;

– faz um balanço negativo da existência com base na experiência passada;

– toma consciência de que a vida vai perdendo qualidade;

– encara toda a esperança como mera ilusão.

2. O verso «qualquer grande esperança é grande engano» (v. 8) sugere que, para o sujeito poético, toda a esperança acaba por se revelar ilusória.

Esta ideia concretiza-se nos dois tercetos. O bem desejado é representado como um objetivo que se persegue, num caminho em que o sujeito cai e se levanta, até que o próprio bem desejado se perde de vista e o desânimo vence.

 

Fonte: Exame Final Nacional do Ensino Secundário n.º 639 - 1.ª Fase. Prova Escrita de Português - 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho). República Portuguesa – Educação / IAVE-Instituto de Avaliação Educativa, I.P., 2016-06-15


III - Confronta este soneto com a estrofe 9 do canto X de Os Lusíadas:

Vão os anos decendo, e já do Estio
Há pouco que passar até o Outono;
A fortuna me faz o engenho frio
Do qual já não me jato nem me abono;
Os desgostos me vão levando ao rio
Do negro esquecimento e eterno sono.

 

Sugestão de resposta:

Tanto o soneto "Oh! como se me alonga, de ano em ano" quanto a estrofe 9 do canto X de Os Lusíadas expressam um tom melancólico e pessimista do autor, que se sente desiludido com a vida.

No soneto de Camões, a imagem da "peregrinação cansada" e do "breve e vão discurso humano" sugere que a vida é uma jornada sem sentido e que as grandes esperanças e ambições das pessoas são frequentemente ilusórias.

Da mesma forma, a estrofe de Os Lusíadas destaca o facto de que o tempo está passando rapidamente e que a fortuna é responsável por enfraquecer o "engenho" do poeta. Isso sugere que a fortuna é vista como uma força caprichosa que pode afetar a capacidade criativa e intelectual das pessoas – no contexto do poema em questão, a palavra "fortuna" refere-se à sorte ou ao destino. Camões usa a palavra para descrever a influência do acaso e da mudança imprevisível nos assuntos humanos. A ideia é que a fortuna pode ser tanto benéfica quanto maléfica e que as pessoas não têm controle completo sobre o curso de suas vidas.


 

 


CARREIRO, José. “Oh! como se me alonga, de ano em ano, Camões”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 30-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/oh-como-se-me-alonga-de-ano-em-ano.html


 

Sem comentários: