BARCA BELA
|
Pescador
da barca bela, |
Flores sem Fruto e Folhas
Caídas de Almeida Garrett, edição de Paula Morão, 4.ª ed., Lisboa, Comunicação, 1987
__________
1 vás – vais.
2 vela – encobre; esconde.
3 Colhe – recolhe; baixa.
4 Deita o lanço – lança a rede.
I – Questionário sobre o poema “Barca
Bela”, de Almeida Garrett.
1. Na primeira estrofe, o
pescador é questionado sobre o rumo que dará à «barca bela».
De que modo a referência à «estrela», na segunda
estrofe, reforça a ideia de que, ao partir para o mar, o pescador coloca a
barca em perigo?
2. Relê os versos de 9 a 16.
2.1. Que situação pode conduzir
à perda do «remo» e da «vela»?
2.2. Que consequência pode ter,
para o pescador, a perda do «remo» e da «vela»?
3. Para responderes aos itens
de 3.1. a 3.5., escreve o número do item e a letra que identifica a opção
escolhida.
3.1. No verso 13, usa-se um
recurso expressivo para acentuar o perigo em que o pescador pode ver-se envolvido.
Esse recurso expressivo é uma
(A) enumeração.
(B) anáfora.
(C) aliteração.
(D) ironia.
3.2. Na expressão «foge dela»
(verso 18), a palavra «dela» refere-se
(A) à estrela.
(B) à rede.
(C) à vela.
(D) à sereia.
3.3. Na última estrofe, o
sujeito poético, interpretando a situação em que se encontra o pescador,
considera que este
(A) escusa de ir pescar mais longe.
(B) está irremediavelmente perdido.
(C) é incapaz de enfrentar o mar.
(D) pode salvar-se do perigo.
3.4. Em cada estrofe, os quatro
versos têm, respetivamente,
(A) 7, 7, 3 e 3 sílabas métricas.
(B) 7, 7, 3 e 4 sílabas métricas.
(C) 8, 8, 4 e 3 sílabas métricas.
(D) 8, 8, 5 e 4 sílabas métricas.
3.5. Todas as quadras do poema
apresentam um esquema rimático que corresponde à sequência
(A) AAAB.
(B) AABC.
(C) ABAB.
(D) ABCC.
4. Seleciona todas as
afirmações verdadeiras, de acordo com o poema.
Escreve o número do item e as letras que
identificam as opções escolhidas.
(A) A rima em «ela» associa-se à importância que a
figura feminina assume no poema.
(B) O refrão exprime a tranquilidade do sujeito
poético em relação à situação do pescador.
(C) O canto da sereia pode salvar o pescador dos
perigos que ele corre no mar.
(D) A musicalidade deste poema assenta, entre
outros aspetos, na regularidade do ritmo e da rima.
(E) Este poema pode ser interpretado como um aviso
a quem se deixa levar pela paixão.
5. Lê a afirmação.
Neste poema, o pescador representa alguém
que se deixa atrair por um grande perigo, apesar dos avisos que lhe são
dirigidos.
Explica por que razão esta afirmação é verdadeira,
de acordo com o sentido global do poema.
Fundamenta a tua resposta com exemplos do texto.
Explicitação de cenários de resposta:
1. Explica, de forma completa, o modo como a referência à «estrela»
reforça a ideia de que, ao partir para o mar, o pescador coloca a barca em
perigo, mencionando os aspetos seguintes:
– o céu mais escuro / o
agravamento do estado do tempo / a ausência de pontos de referência;
– o aumento do perigo para a
navegação.
Exemplos:
- O facto de a última estrela estar a ficar encoberta significa que o tempo está a piorar, o que faz com que o perigo seja maior.
- Se a última estrela está a ficar encoberta, isso significa que o céu está a ficar cada vez mais escuro, aumentando o perigo para a navegação.
- O pescador vai ficar sem pontos de referência, o que torna o perigo ainda maior.
2.1. Refere, de forma plausível e completa, a
situação que pode conduzir à perda do «remo» e da «vela», mencionando a sereia
enquanto elemento central dessa situação.
Exemplos:
- Se o pescador não lançar a rede com cautela, a rede pode enredar-se na sereia, o que pode conduzir à perda do «remo» e da «vela».
- Se o pescador se deixar atrair pela sereia, perderá o «remo» e a «vela».
2.2. Explicita, de forma plausível e completa, a
consequência que a perda do «remo» e da «vela» pode ter para o pescador,
associando essa perda à perdição do pescador.
Exemplos:
- Se o pescador perder o «remo» e a «vela», não tem hipótese de se salvar.
- Sem «remo» nem «vela», o pescador não pode navegar, logo está perdido.
3.1. C
3.2. D
3.3. D
3.4. B
3.5. A
4. A; D; E.
5. Explica, de forma plausível e completa, por que razão a
afirmação é verdadeira, de acordo com o sentido do poema, fazendo referência à
sereia enquanto motivo principal dos avisos feitos ao pescador e apresentando,
pelo menos, um desses avisos.
Exemplos:
- No poema, o pescador representa alguém que se deixa atrair pela sereia, apesar de lhe serem dirigidos avisos sobre o perigo que ela constitui. Por exemplo, o sujeito poético diz-lhe para fugir dela.
- O sujeito poético faz repetidos avisos ao pescador relacionados com a sereia, que é perigosa, dizendo-lhe, por exemplo, que deite «o lanço com cautela». No entanto, o pescador parece ignorar esses avisos.
Fonte: Prova de
Aferição de Português | 8.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4
de abril). República Portuguesa - Educação, IAVE-Instituto de Avaliação Educativa, I.P., 2017. Prova n.º 85
e critérios de classificação disponíveis em https://iave.pt/provas-e-exames/arquivo/arquivo-provas-de-afericao-eb/?ano=2017
II
- Elabore um comentário deste poema, extraído das Folhas Caídas, que
integre o tratamento dos seguintes aspetos:
- valor simbólico
do espaço e dos objetos;
- representação
do elemento feminino;
- efeitos
de sonoridade mais importantes;
- traços
característicos do Romantismo.
Explicitação de cenários de resposta:
Valor simbólico do espaço e dos
objetos
Relativamente
ao espaço, deve notar-se que a terra constitui o elemento de segurança por oposição
ao mar, que representa o elemento de perigo. O «céu» aparece associado ao mar,
já que é nele que se localiza a «estrela» que as nuvens vêm esconder.
No que
respeita aos objetos, a «barca» e a «vela» conduzem o sujeito ao perigo da
destruição.
O «lanço»
e a «rede» concorrem igualmente para a demanda do objeto («sereia») pelo
sujeito («pescador»), sugerindo igualmente maior proximidade e envolvimento físico
entre ambos e, assim, a consumação da perda do segundo pelo primeiro. O «remo»
representa a possibilidade de fuga do sujeito, mas também a inexorabilidade do
perigo, já que o mesmo objeto poderá vir a perder a sua utilidade («perdido»).
Representação do elemento
feminino
A «estrela»
é uma primeira representação do feminino no seu fascínio sensual, que conduz o sujeito
à perda. Depois, a «sereia» constitui um símbolo de beleza, de sensualidade e
de sedução, segundo a dimensão literária que adquire nas obras da literatura
universal. A «sereia» protagoniza o perigo da destruição do sujeito («pescador»),
de aniquilamento de toda a sua proteção («barca», «remo», «vela»).
…
Efeitos de sonoridade maia importantes
- Efeito de eco dos sons das duas
últimas sílabas das palavras finais dos três primeiros versos de cada estrofe («bela»
/ «ela» / «bela»... ), concorrendo para a sugestão de perigo que advém da presença
da «sereia»;
- repetição Integral do verso «Oh
pescador», que passa de uma entoação ascendente (frase interrogativa) a uma
entoação descendente (frase exclamativa), o que reforça a emotividade do sujeito
perante a ameaça da ação da «sereia» sobre o «pescador»;
- …
Traços característicos do Romantismo
Aspetos temáticos
- Ambiente e personagens do
imaginário popular («pescador», «barca»), bem como o próprio motivo marinho,
que se encontram, com algumas variações, nos romances populares;
- o amor enquanto sentimento que
pode conduzir o homem à perdição;
- …
Aspetos formais
- Reutilização da redondilha
maior nos dois versos monórrimos, que concorre para a construção do ritmo
alternado e dançante, sendo o último verso de cada estrofe o refrão;
- …
III
- Elabore um comentário global do texto transcrito, focando os seguintes aspetos:
-
interrogações e recomendações do sujeito lírico;
-
particularidades da estrutura externa;
-
expressividade das repetições;
-
enquadramento do poema na época e no movimento literário;
- ponto
de vista pessoal sobre o texto (o que se diz e como se diz).
Fonte: Exame Nacional
do Ensino Secundário n.º 437. Disciplina Específica. Cursos Complementares Diurnos
(11.º ano). Formação Geral – Área D. Prova Escrita de Português. Portugal, 1997,
1.ª Fase, 2.ª Chamada
CARREIRO, José. “Pescador da barca bela, Almeida Garrett”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 13-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/pescador-da-barca-bela-almeida-garrett.html
Sem comentários:
Enviar um comentário