segunda-feira, 13 de março de 2023

Pescador da barca bela, Almeida Garrett


 

 

            BARCA BELA

 






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Pescador da barca bela,
Onde vás1 pescar com ela,
       Que é tão bela,
       Oh pescador?

Não vês que a última estrela
No céu nublado se vela2?
       Colhe3 a vela,
       Oh pescador!

Deita o lanço4 com cautela,
Que a sereia canta bela...
       Mas cautela,
       Oh pescador!

Não se enrede a rede nela,
Que perdido é remo e vela
       Só de vê-la,
       Oh pescador.

Pescador da barca bela,
Inda é tempo, foge dela,
       Foge dela
       Oh pescador!

 

Flores sem Fruto e Folhas Caídas de Almeida Garrett, edição de Paula Morão, 4.ª ed., Lisboa, Comunicação, 1987

 

__________

1 vás – vais.

2 vela – encobre; esconde.

3 Colhe – recolhe; baixa.

4 Deita o lanço – lança a rede.

 

I – Questionário sobre o poema “Barca Bela”, de Almeida Garrett.

1. Na primeira estrofe, o pescador é questionado sobre o rumo que dará à «barca bela».

De que modo a referência à «estrela», na segunda estrofe, reforça a ideia de que, ao partir para o mar, o pescador coloca a barca em perigo?

2. Relê os versos de 9 a 16.

2.1. Que situação pode conduzir à perda do «remo» e da «vela»?

2.2. Que consequência pode ter, para o pescador, a perda do «remo» e da «vela»?

3. Para responderes aos itens de 3.1. a 3.5., escreve o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

3.1. No verso 13, usa-se um recurso expressivo para acentuar o perigo em que o pescador pode ver-se envolvido.

Esse recurso expressivo é uma

(A) enumeração.

(B) anáfora.

(C) aliteração.

(D) ironia.

3.2. Na expressão «foge dela» (verso 18), a palavra «dela» refere-se

(A) à estrela.

(B) à rede.

(C) à vela.

(D) à sereia.

3.3. Na última estrofe, o sujeito poético, interpretando a situação em que se encontra o pescador, considera que este

(A) escusa de ir pescar mais longe.

(B) está irremediavelmente perdido.

(C) é incapaz de enfrentar o mar.

(D) pode salvar-se do perigo.

3.4. Em cada estrofe, os quatro versos têm, respetivamente,

(A) 7, 7, 3 e 3 sílabas métricas.

(B) 7, 7, 3 e 4 sílabas métricas.

(C) 8, 8, 4 e 3 sílabas métricas.

(D) 8, 8, 5 e 4 sílabas métricas.

3.5. Todas as quadras do poema apresentam um esquema rimático que corresponde à sequência

(A) AAAB.

(B) AABC.

(C) ABAB.

(D) ABCC.

4. Seleciona todas as afirmações verdadeiras, de acordo com o poema.

Escreve o número do item e as letras que identificam as opções escolhidas.

(A) A rima em «ela» associa-se à importância que a figura feminina assume no poema.

(B) O refrão exprime a tranquilidade do sujeito poético em relação à situação do pescador.

(C) O canto da sereia pode salvar o pescador dos perigos que ele corre no mar.

(D) A musicalidade deste poema assenta, entre outros aspetos, na regularidade do ritmo e da rima.

(E) Este poema pode ser interpretado como um aviso a quem se deixa levar pela paixão.

5. Lê a afirmação.

Neste poema, o pescador representa alguém que se deixa atrair por um grande perigo, apesar dos avisos que lhe são dirigidos.

Explica por que razão esta afirmação é verdadeira, de acordo com o sentido global do poema.

Fundamenta a tua resposta com exemplos do texto.

 

Explicitação de cenários de resposta:

1. Explica, de forma completa, o modo como a referência à «estrela» reforça a ideia de que, ao partir para o mar, o pescador coloca a barca em perigo, mencionando os aspetos seguintes:

– o céu mais escuro / o agravamento do estado do tempo / a ausência de pontos de referência;

– o aumento do perigo para a navegação.

Exemplos:

  • O facto de a última estrela estar a ficar encoberta significa que o tempo está a piorar, o que faz com que o perigo seja maior.

  • Se a última estrela está a ficar encoberta, isso significa que o céu está a ficar cada vez mais escuro, aumentando o perigo para a navegação.

  • O pescador vai ficar sem pontos de referência, o que torna o perigo ainda maior.

2.1. Refere, de forma plausível e completa, a situação que pode conduzir à perda do «remo» e da «vela», mencionando a sereia enquanto elemento central dessa situação.

Exemplos:

  • Se o pescador não lançar a rede com cautela, a rede pode enredar-se na sereia, o que pode conduzir à perda do «remo» e da «vela».

  • Se o pescador se deixar atrair pela sereia, perderá o «remo» e a «vela».

2.2. Explicita, de forma plausível e completa, a consequência que a perda do «remo» e da «vela» pode ter para o pescador, associando essa perda à perdição do pescador.

Exemplos:

  • Se o pescador perder o «remo» e a «vela», não tem hipótese de se salvar.

  • Sem «remo» nem «vela», o pescador não pode navegar, logo está perdido.

3.1. C

3.2. D

3.3. D

3.4. B

3.5. A

4. A; D; E.

5. Explica, de forma plausível e completa, por que razão a afirmação é verdadeira, de acordo com o sentido do poema, fazendo referência à sereia enquanto motivo principal dos avisos feitos ao pescador e apresentando, pelo menos, um desses avisos.

Exemplos:

  • No poema, o pescador representa alguém que se deixa atrair pela sereia, apesar de lhe serem dirigidos avisos sobre o perigo que ela constitui. Por exemplo, o sujeito poético diz-lhe para fugir dela.

  • O sujeito poético faz repetidos avisos ao pescador relacionados com a sereia, que é perigosa, dizendo-lhe, por exemplo, que deite «o lanço com cautela». No entanto, o pescador parece ignorar esses avisos.

 

Fonte: Prova de Aferição de Português | 8.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril). República Portuguesa - Educação, IAVE-Instituto de Avaliação Educativa, I.P., 2017. Prova n.º 85 e critérios de classificação disponíveis em https://iave.pt/provas-e-exames/arquivo/arquivo-provas-de-afericao-eb/?ano=2017

 




II - Elabore um comentário deste poema, extraído das Folhas Caídas, que integre o tratamento dos seguintes aspetos:

- valor simbólico do espaço e dos objetos;

- representação do elemento feminino;

- efeitos de sonoridade mais importantes;

- traços característicos do Romantismo.

 

Explicitação de cenários de resposta:

Valor simbólico do espaço e dos objetos

Relativamente ao espaço, deve notar-se que a terra constitui o elemento de segurança por oposição ao mar, que representa o elemento de perigo. O «céu» aparece associado ao mar, já que é nele que se localiza a «estrela» que as nuvens vêm esconder.

No que respeita aos objetos, a «barca» e a «vela» conduzem o sujeito ao perigo da destruição.

O «lanço» e a «rede» concorrem igualmente para a demanda do objeto («sereia») pelo sujeito («pescador»), sugerindo igualmente maior proximidade e envolvimento físico entre ambos e, assim, a consumação da perda do segundo pelo primeiro. O «remo» representa a possibilidade de fuga do sujeito, mas também a inexorabilidade do perigo, já que o mesmo objeto poderá vir a perder a sua utilidade («perdido»).

Representação do elemento feminino

A «estrela» é uma primeira representação do feminino no seu fascínio sensual, que conduz o sujeito à perda. Depois, a «sereia» constitui um símbolo de beleza, de sensualidade e de sedução, segundo a dimensão literária que adquire nas obras da literatura universal. A «sereia» protagoniza o perigo da destruição do sujeito («pescador»), de aniquilamento de toda a sua proteção («barca», «remo», «vela»).

Efeitos de sonoridade maia importantes

- Efeito de eco dos sons das duas últimas sílabas das palavras finais dos três primeiros versos de cada estrofe («bela» / «ela» / «bela»... ), concorrendo para a sugestão de perigo que advém da presença da «sereia»;

- repetição Integral do verso «Oh pescador», que passa de uma entoação ascendente (frase interrogativa) a uma entoação descendente (frase exclamativa), o que reforça a emotividade do sujeito perante a ameaça da ação da «sereia» sobre o «pescador»;

- …

Traços característicos do Romantismo

Aspetos temáticos

- Ambiente e personagens do imaginário popular («pescador», «barca»), bem como o próprio motivo marinho, que se encontram, com algumas variações, nos romances populares;

- o amor enquanto sentimento que pode conduzir o homem à perdição;

- …

Aspetos formais

- Reutilização da redondilha maior nos dois versos monórrimos, que concorre para a construção do ritmo alternado e dançante, sendo o último verso de cada estrofe o refrão;

- …

Fonte: Exame Nacional do Ensino Secundário n.º 637. Curso Complementar Licear Nocturno. Prova Escrita de Português (Índole Literária). Portugal, 1999, 1.ª Fase, 1.ª Chamada

 


 


III - Elabore um comentário global do texto transcrito, focando os seguintes aspetos:

- interrogações e recomendações do sujeito lírico;

- particularidades da estrutura externa;

- expressividade das repetições;

- enquadramento do poema na época e no movimento literário;

- ponto de vista pessoal sobre o texto (o que se diz e como se diz).

 

Fonte: Exame Nacional do Ensino Secundário n.º 437. Disciplina Específica. Cursos Complementares Diurnos (11.º ano). Formação Geral – Área D. Prova Escrita de Português. Portugal, 1997, 1.ª Fase, 2.ª Chamada



 

 


CARREIRO, José. “Pescador da barca bela, Almeida Garrett”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 13-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/pescador-da-barca-bela-almeida-garrett.html


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