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Um
mover de olhos, brando e piadoso1, |
Luís de Camões, Obras
Completas, Lisboa, Sá da Costa, 1985
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1 piadoso: piedoso.
2 despejo: desenvoltura.
3 vergonhoso: tímido; recatado.
4 Ũa: uma.
5 sofrimento: paciência.
6 fermosura: formosura.
7 Circe: feiticeira muito bela que transformou os
companheiros de Ulisses em animais.
Elabore um comentário
do poema de Camões que integre o tratamento dos seguintes tópicos:
- partes lógicas constitutivas do texto;
- caracterização da figura feminina;
- recursos estilísticos relevantes;
- marcas da estética renascentista.
Explicitação de cenários de resposta:
Partes lógicas constitutivas do texto
O poema estrutura-se em
duas partes distintas, correspondendo a primeira às duas quadras e ao primeiro
terceto, e a segunda ao último terceto.
Ao longo dos primeiros
onze versos, o sujeito poético desenvolve o tema das qualidades físicas e
morais da senhora, de acordo com o cânone petrarquista da beleza feminina. Nos
três versos finais, que constituem a chave do soneto, o «eu» sintetiza na
expressão «celeste fermosura» o conjunto dos atributos da mulher e revela o
efeito que a sua beleza produziu nele («O mágico veneno / Que pôde transformar
meu pensamento»).
Caracterização da figura feminina
Assente na acumulação de
sintagmas nominais com uma mesma estrutura sintática, a descrição da figura
feminina aponta para uma beleza rara e inusitada, em que a enumeração dos
traços que a caracterizam valoriza particularmente a graça, o recato, a doçura,
a quietude, a suavidade, transmitindo uma imagem intelectualizada da senhora.
No entanto, a essência angelical da mulher amada reflete uma certa ambiguidade,
prefigurada em alguns dos seus atributos («despejo quieto», «encolhido ousar»),
já que, ao rematar o retrato, o poeta associa, surpreendentemente, a essa imagem
de perfeição celeste algo da natureza maléfica e enigmática da feiticeira
Circe.
Recursos estilísticos relevantes
Destacam-se, entre outros, os seguintes aspetos
estilísticos:
- a adjetivação frequente
e expressiva, que traduz o predomínio das qualidades morais: «brando e piadoso»,
«brando e honesto / Quase forçado», «doce e humilde», «quieto e vergonhoso», «gravíssimo
e modesto», «pura», «limpo e gracioso», «encolhido», «sereno», «longo e
obediente», «celeste», «mágico»;
- a repetição anafórica do
artigo indefinido, recurso que contribui para criar uma impressão mais indefinível
do descrito;
- as metáforas alusivas à
intensidade da influência feminina - «veneno», «Circe»;
- a enumeração, processo
utilizado para marcar, não só um certo ritmo no poema, mas a dimensão
quantitativa nos atributos da amada: «Um mover de olhos», «um riso», «um [...]
gesto», «Um despejo», «Um repouso», «Ũa [...] bondade», «Um [...] ousar»,..;
- …
Marcas
da estética renascentista
Temáticas
- referência a uma figura mitológica da
Antiguidade - «Circe»;
- idealização da mulher;
- …
Formais
- soneto;
- medida nova (decassílabo);
- sintaxe latinizante (Classicismo);
- …
CARREIRO, José. “Um mover de olhos, brando e piedoso, Camões”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 25-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/um-mover-de-olhos-brando-e-piedoso.html
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