sábado, 25 de março de 2023

Um mover de olhos, brando e piedoso, Camões



  






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Um mover de olhos, brando e piadoso1,
Sem ver de quê; um riso brando e honesto,
Quase forçado; um doce e humilde gesto,
De qualquer alegria duvidoso;

Um despejo2 quieto e vergonhoso3;
Um repouso gravíssimo e modesto;
Ũa4 pura bondade, manifesto
Indício da alma, limpo e gracioso;

Um encolhido ousar; ũa4 brandura;
Um medo sem ter culpa; um ar sereno;
Um longo e obediente sofrimento5:

Esta foi a celeste fermosura6
Da minha Circe7, e o mágico veneno
Que pôde transformar meu pensamento.

Luís de Camões, Obras Completas, Lisboa, Sá da Costa, 1985

_________
1 piadoso: piedoso.
2 despejo: desenvoltura.
3 vergonhoso: tímido; recatado.
4 Ũa: uma.
5 sofrimento: paciência.
6 fermosura: formosura.
7 Circe: feiticeira muito bela que transformou os companheiros de Ulisses em animais.

 

Elabore um comentário do poema de Camões que integre o tratamento dos seguintes tópicos:

- partes lógicas constitutivas do texto;

- caracterização da figura feminina;

- recursos estilísticos relevantes;

- marcas da estética renascentista.

 

Explicitação de cenários de resposta:

Partes lógicas constitutivas do texto

O poema estrutura-se em duas partes distintas, correspondendo a primeira às duas quadras e ao primeiro terceto, e a segunda ao último terceto.

Ao longo dos primeiros onze versos, o sujeito poético desenvolve o tema das qualidades físicas e morais da senhora, de acordo com o cânone petrarquista da beleza feminina. Nos três versos finais, que constituem a chave do soneto, o «eu» sintetiza na expressão «celeste fermosura» o conjunto dos atributos da mulher e revela o efeito que a sua beleza produziu nele («O mágico veneno / Que pôde transformar meu pensamento»).

Caracterização da figura feminina

Assente na acumulação de sintagmas nominais com uma mesma estrutura sintática, a descrição da figura feminina aponta para uma beleza rara e inusitada, em que a enumeração dos traços que a caracterizam valoriza particularmente a graça, o recato, a doçura, a quietude, a suavidade, transmitindo uma imagem intelectualizada da senhora. No entanto, a essência angelical da mulher amada reflete uma certa ambiguidade, prefigurada em alguns dos seus atributos («despejo quieto», «encolhido ousar»), já que, ao rematar o retrato, o poeta associa, surpreendentemente, a essa imagem de perfeição celeste algo da natureza maléfica e enigmática da feiticeira Circe.

Recursos estilísticos relevantes

Destacam-se, entre outros, os seguintes aspetos estilísticos:

- a adjetivação frequente e expressiva, que traduz o predomínio das qualidades morais: «brando e piadoso», «brando e honesto / Quase forçado», «doce e humilde», «quieto e vergonhoso», «gravíssimo e modesto», «pura», «limpo e gracioso», «encolhido», «sereno», «longo e obediente», «celeste», «mágico»;

- a repetição anafórica do artigo indefinido, recurso que contribui para criar uma impressão mais indefinível do descrito;

- as metáforas alusivas à intensidade da influência feminina - «veneno», «Circe»;

- a enumeração, processo utilizado para marcar, não só um certo ritmo no poema, mas a dimensão quantitativa nos atributos da amada: «Um mover de olhos», «um riso», «um [...] gesto», «Um despejo», «Um repouso», «Ũa [...] bondade», «Um [...] ousar»,..;

- …

Marcas da estética renascentista

Temáticas

- referência a uma figura mitológica da Antiguidade - «Circe»;

- idealização da mulher;

- …

Formais

- soneto;

- medida nova (decassílabo);

- sintaxe latinizante (Classicismo);

- …

 

Fonte: Exame Nacional do Ensino Secundário n.º 637. Curso Complementar Licear Nocturno. Prova Escrita de Português (Índole Literária). Portugal, 2000, 1.ª Fase, 1.ª Chamada

 

 


CARREIRO, José. “Um mover de olhos, brando e piedoso, Camões”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 25-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/um-mover-de-olhos-brando-e-piedoso.html


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