sexta-feira, 31 de março de 2023

Como quando do mar tempestuoso (Camões)


 







5





10





Como quando do mar tempestuoso
o marinheiro, lasso1 e trabalhado,
d’ um naufrágio cruel já salvo a nado,
só ouvir falar nele o faz medroso;

e jura que em que2 veja bonançoso
o violento mar, e sossegado
não entre nele mais, mas vai, forçado
pelo muito interesse cobiçoso;

assi, Senhora, eu, que da tormenta
de vossa vista fujo, por3 salvar-me,
jurando de não mais em outra ver-me;

minh’ alma, que de vós nunca se ausenta,
dá-me por preço4 ver-vos, faz tornar-me
donde fugi tão perto de perder-me.

Luís de Camões, Rimas, edição de A. J. da Costa Pimpão, Coimbra, Almedina, 1994, p. 138.

_________
1 lasso – cansado; fatigado.
2 em que – ainda que.
3 por – para.
4 dá-me por preço – impõe-me; dá-me por destino.

 

Questionário sobre o poema “Como quando do mar tempestuoso”, de Camões.

1. Explicite a comparação que é desenvolvida ao longo do poema.

2. Interprete a antítese «salvar-me» (verso 10) / «perder-me» (verso 14), no contexto da relação amorosa que o sujeito poético estabelece com a «Senhora».

3. Relativamente ao soneto transcrito, apresente:

a) o esquema rimático;

b) a classificação das rimas.

 

Explicitação de cenários de resposta:

1. Devem ser abordados os tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes:

tal como o marinheiro receia fazer-se ao mar após ter sobrevivido a um naufrágio, também o sujeito poético evita ver a amada por recear o sofrimento provocado pelo amor/pela perdição;

tal como o marinheiro é incapaz de resistir ao apelo do mar e a ele acaba por regressar, também o sujeito poético acaba por se render ao sentimento amoroso.

2. Devem ser abordados os tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes:

expressão da ideia de salvação associada à vontade de fugir da amada;

expressão da ideia de perdição, dada a impossibilidade de viver sem a «Senhora».

3. Apresenta corretamente o esquema rimático e a classificação das rimas:

a) abba/abba/cde/cde;

b) rimas interpoladas e emparelhadas nas quadras e rimas interpoladas nos tercetos OU rimas interpoladas em a, em c, em d e em e; rimas emparelhadas em b.

 

Fonte: Exame Final Nacional de Português n.º 639 – Ensino Secundário, 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho). República Portuguesa – Educação / IAVE– Instituto de Avaliação Educativa, I.P., 2019, Época Especial

 

Poderá também gostar de:

Lição sobre o poema "Como quando do mar tempestuoso", de Camões:













Fonte: Projeto de parceria entre o Ministério da Educação e a RTP #ESTUDOEMCASA, aula 32 de Português – 10.º ano, sobre o tema do amor na lírica de Camões: "Como quando do mar tempestuoso" e "O céu, a terra, o vento sossegado...", 2021-03-17. Disponível em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7884/e530880/portugues-10-ano 


 


CARREIRO, José. “Como quando do mar tempestuoso (Camões)”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 31-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/como-quando-do-mar-tempestuoso-camoes.html


Sem comentários: