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Pois1 nossas madres vam2 a San Simon |
Pero de Viviães, CV 336, CBN 698
Stephen
Reckert e Helder Macedo, Do Cancioneiro de Amigo, Lisboa, Assírio &
Alvim, 1976 (texto com algumas atualizações ortográficas)
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1 pois (vv. 1, 10 e 16): já que.
2 vam (vv. 1 e 10): vão.
3 candeas (vv. 2, 5, 11 e 17):
candeias; velas.
4 queimar (v. 2): acender.
5 punhemos d’ (v. 3):
decidamo-nos a.
6 andar (v. 3): ir.
7 i (vv. 6, 12, 15 e 18): aí; lá.
8 iram (vv. 7 e 13): irão.
9 por (vv. 8 e 13): para.
10 veer (vv. 8 e 14): ver.
11 ant’
(v. 9): diante de.
12 em cós (v. 9): sem manto ou
capa.
13 alá (v. 10): lá.
14 cousir (v. 13): apreciar.
I.
Análise de uma composição trovadoresca galego-portuguesa:
Apresentação
Identificação:
«Pois nossas madres vam a San Simon»,
Género: cantiga
de amigo
Presença nos
cancioneiros: CV 336, CBN 698
Autor: Pero de
Viviães (jogral)
Paráfrase
da cantiga
de
queimem
e
Os
bailando
as
nossas
queimem
e
Os
como
bailamos, e podem
e
as nossas
queimem
e
Estrutura
Cantiga
de
Tema
Convite ao
Assunto
Nesta
(In A
Esquema interpretativo da cantiga “Pois nossas madres
vam a San Simon”
(cf.
II - Apresente, de forma estruturada, as suas respostas ao
questionário sobre a cantiga de Pero de Viviães, “Pois nossas madres vam a San
Simon”.
1.
Indique quatro características temáticas do poema que contribuem para a sua
inserção no género das cantigas de amigo.
2.
Analise as relações, formais e semânticas, existentes entre o conjunto de
versos 7, 8, 9 e o conjunto de versos 13, 14, 15.
3.
Compare, apoiando-se em elementos do poema, os objetivos das raparigas e os das
suas mães, relativamente à romaria.
4.
Neste género de cantigas é, muitas vezes, recriado um ambiente sensual, ainda
que de forma mais ou menos discreta. Comente, desse ponto de vista, a cantiga
de Pero de Viviães, explicitando três dos aspetos indiciadores do tipo de
ambiente referido.
Explicitação de cenários de resposta
1. Na resposta, podem ser referidas,
entre outras, as seguintes características:
– representação de um sujeito poético feminino
(«meninas»);
– alusão aos namorados ou pretendentes («amigos»);
– referência às figuras maternas («madres») como tendo
um papel relevante na vida das «meninas»;
– expressão, por parte das «meninas», do desejo de encontros
amorosos;
– autoelogio do sujeito poético feminino («fremosas, em
cós»; «moças de bom parecer» – v. 9 e v. 15);
– duplo valor da romaria, com objetivos religiosos para
as mães e amorosos para as jovens;
– menção a cenas da vida concreta do povo;
– ...
2. Na resposta, o examinando deverá
referir o paralelismo existente entre os dois conjuntos de versos, construído
pela repetição e pelas variações. Assim:
– através da repetição da referência aos «amigos», é
enfatizada a importância da presença do elemento masculino com um intuito
determinado («Nossos amigos todos lá iram / por»; «Nossos amigos iram por» –
vv. 7-8 e v. 13);
– através das variações formais, ganham destaque os objetivos de cada um dos grupos: de sedução e de exibição consciente, por parte das «meninas»; de observação e de admiração, por parte dos «amigos», relativamente às jovens («por nos veer», «por cousir / como bailamos» – v. 8 e vv. 13-14; «fremosas, em cós», «moças de bom parecer» – v. 9 e v. 15).
3. Na resposta, para além de outros
aspetos, o examinando deverá referir que:
– para as mães, a viagem apresenta características de
peregrinação religiosa («Pois nossas madres vam a San Simom / de Val de Prados
candeas queimar» – vv. 1-2);
– para as «meninas», essa peregrinação não é mais do que
uma oportunidade para se divertirem, um pretexto para se exibirem perante
namorados ou pretendentes («lá iram / por nos veer, e andaremos nós / bailand’
ant’ eles» – vv. 7-9), deixando às mães o cumprimento das devoções («queimem candeas
por nós e por si» – vv. 5, 11 e 17).
4. Na resposta, para além de outros
aspetos, poderão ser referidos como traços indiciadores de sensualidade na
cantiga:
– a dança das donzelas diante dos namorados;
– os termos pelos quais as «meninas» se descrevem
fisicamente, dando conta da beleza sensual das suas figuras («fremosas, em
cós») e do efeito que essa beleza possa ter sobre os seus «amigos»;
– a vontade, manifestada pelas donzelas, de serem
observadas e apreciadas pelos rapazes, enquanto bailam;
– a utilização, pelas donzelas, da peregrinação
religiosa das mães, como pretexto para encontros de natureza amorosa, possíveis
no contexto da festa profana de uma romaria, em que bailar tem particular
relevo;
– ...
Fonte: Exame
Nacional do Ensino Secundário n.º 734 - 10.º/11.º ou 11.º/12.º anos de
Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março). Prova Escrita de
Literatura Portuguesa, Lisboa, GAVE-Gabinete de
Avaliação Educacional, 2007, 1.ª Fase
Poderá também gostar de:
“Poesia trovadoresca galego-portuguesa”, José Carreiro. In: Folha de Poesia, 2018-05-18. Síntese didática disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2018/05/poesia-trovadoresca-galego-portuguesa.html
CARREIRO, José. “Pois nossas madres vam a San Simon (Cantiga de Amigo)”. Portugal, Folha de Poesia: artes, ideias e o sentimento de si, 20-03-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/03/pois-nossas-madres-vam-san-simon.html
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