MAR. MANHÃ
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Suavemente
grande avança |
16-11-1909
Obra Poética e em Prosa. Vol. I. Fernando Pessoa.
(Introdução, organização, biobibliografia e notas de António Quadros e Dalila
Pereira da Costa.) Porto: Lello, 1986. -
157. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/4304
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1 glauco: verde-mar.
2 arrebol: luz do amanhecer.
Questionário sobre o poema Mar. Manhã, de Fernando Pessoa:
1. O poema
transmite impressões causadas pelo movimento do mar.
1.1. Descreva as impressões transmitidas.
1.2. Transcreva do texto as expressões que personificam
esse movimento.
2. "Como uma
cobra que em serenas / Dobras se alongue a colear." (vv. 11, 12)
2.1. Comente o valor expressivo destes versos.
2.2. Indique os recursos estilísticos utilizados nos
versos transcritos.
3. Justifique a
constituição do título, através de transcrições do texto.
4. Substitua
"do sol"... (v. 14) por uma palavra da mesma família de
"sol", sem que o sentido se altere, e indique a classe morfológica
dessa palavra.
5. "Parece
ser um ente apenas" (v. 9)
5.1. Explicite o
sentido do verso transcrito.
5.2. Transcreva do
texto um adjetivo que exprime a mesma ideia.
6. Na expressão "com
um mover-se" (v. 15), há um infinitivo substantivado.
6.1. Dê outro exemplo, presente no texto, da mesma
categoria morfológica.
7. O quadro
descrito não deixa marcas emotivas no “eu”.
7.1. Selecione o momento do poema em que se baseia esta
afirmação.
8. Indique marcas
características da poesia ortónima de Fernando Pessoa, presentes no poema.
Sugestões de correção:
1.1. Impressão visual
do movimento progressivo lento, pontuado pelo balançar e pelo decrescer ao
terminar; impressão de respiração de uma criança adormecida; impressão do
rastejar de um animal - ritmo pausado, mas não interrompido, contínuo, suave,
lento, arrastado, longo.
1.2. Por exemplo:
"como a descansar"; "seio"; "arfando";
"arfa"; "ébrio".
2.1. O
estabelecimento de uma relação de semelhança entre o movimento do mar e o da
cobra permite visualizar plasticamente as ondas e reforça expressivamente a
impressão transmitida.
2.2. Comparação, adjetivação
expressiva, aliteração.
3. Constituição
dupla: a palavra "Mar", seguida de ponto, e a palavra "Manhã".
Mar - Por
exemplo: "onda do mar"; "oceano"; "ondula";
"onda".
Manhã - Por
exemplo: "à brisa da manhã"; "arrebol".
4. Por exemplo,
"solar". Adjetivo qualificativo.
5.1. Há uma impressão
de continuidade, de unidade, sem fragmentação, sem divisão.
5.2.
"Unido" (v. 13).
6.1. "Este
correr"... (v. 10).
7.1. A última
quadra.
8. Por exemplo: a
simplicidade formal (a quadra, a rima cruzada); a temática marinha; a perspetiva
racional, distanciada, sobre os sentimentos.
Fonte: Exame Nacional do Ensino Secundário n.º 139. 12.º Ano
de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de agosto). Cursos de Caráter
Geral e Cursos Tecnológicos. Prova Escrita de Português B. Portugal, GAVE, 1997,
1.ª fase, 2.ª chamada
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obra de Fernando Pessoa, por José Carreiro.
- In: Lusofonia, https://sites.google.com/site/ciberlusofonia/PT/literatura-portuguesa/fernando_pessoa, 2021 (3.ª edição)
- e Folha de Poesia, 17-05-2018. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2018/05/fernando-pessoa-13061888-30111935.html
“Mar. Manhã, Fernando Pessoa” in Folha de Poesia, José Carreiro. Portugal, 05-01-2023. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2023/01/mar-manha-fernando-pessoa.html
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